Decorar a sua casa ou o seu apartamento nunca esteve tão fácil. O fato é que, a cada ano, as tendências de decoração aumentam e se tornam cada vez mais acessíveis para todos os públicos.
Ou seja, está muito mais fácil deixar o seu lar mais lindo e aconchegante. Somente é preciso ter atenção e se informar sobre o que está em alta para não ficar para trás e, assim, dar o passo certo em direção a esse objetivo.
Quais são as tendências de decoração para 2023?
Para te ajudar com esse tema, nós, da Rio8, preparamos uma lista com 8 tendências de decoração para 2023. Confira!
1. Cores neutras
As cores neutras estão cada vez mais em voga na decoração de interiores. Esta tendência é uma ótima forma de criar um ambiente moderno e aconchegante.
Afinal, essas cores são muito versáteis e podem ser usadas para ter um espaço interessante e único por meio de tons como cinza, bege, marrom e branco.
Além disso, elas são fáceis de combinar com outras cores caso você queira dar um toque pessoal à sua casa e trazer um pouco de cor à decoração. Sua aplicação também é muito prática, pois as cores neutras não precisam ser trocadas com frequência.
Logo, elas podem estar presentes em diversos lugares, desde a sala de estar, quartos e até mesmo banheiros.
2. Mix de texturas
O mix de texturas consiste em combinar diferentes materiais e cores em um mesmo ambiente para que o resultado seja o mais harmonioso e interessante possível.
Assim, é possível usar materiais naturais – como madeira, vime, sisal, juta, linho, couro, lavanda e palha – além de misturá-los com materiais industriais – como metal, cimento e vidro – para dar um toque moderno. Elementos artificiais como plástico, borracha e acrílico também podem ser utilizados para gerar um contraste.
Geralmente, essa mescla é aplicada em almofadas, tapetes, cortinas, luminárias e outros móveis. A escolha dos materiais e das cores certas é fundamental para que o resultado final seja satisfatório.
3. Conforto
O conforto é um dos principais componentes quando o assunto é decoração. O objetivo principal é criar um ambiente acolhedor e relaxante para que as pessoas possam se sentir à vontade.
Portanto, materiais naturais como madeira, algodão e lã são ótimas opções. Móveis leves e estofados macios também ajudam a criar um ar de acolhimento. O uso de cores suaves e neutras também fazem parte da base de um espaço tranquilo.
A iluminação é igualmente importante para criar o ambiente certo. Uma combinação de luz natural e artificial faz com que o espaço seja ao mesmo tempo relaxante e energizante.
Por fim, os acessórios também são fundamentais para gerar a sensação de conforto. Isso inclui desde o sofá da sala até os pequenos detalhes que farão as pessoas se sentirem muito bem.
4. Decoração com pedras
As pedras são versáteis, pois proporcionam beleza e sofisticação aos ambientes e podem ser usadas de diversas maneiras.
Elas são ideais para espaços externos, pois possuem alta resistência ao intemperismo. Já dentro de casa, você consegue utilizá-las para fazer painéis, nichos e revestimentos em paredes.
Além do mais, as pedras servem de acabamento para móveis, como mesas, bancadas, balcões e estantes. Como elas são encontradas em diferentes formas, tamanhos e cores, proporcionam grande variedade na hora de decorar.
Um tipo bastante usado nessa tendência são as pedras de mosaico, principalmente na hora de revestir banheiros e pisos. Afinal, o mosaico garante um acabamento artístico e moderno aos ambientes, além de ser extremamente resistente.
5. Iluminação natural
A iluminação natural é essencial na decoração. Além de trazer aconchego e beleza, ela também tem um grande impacto na saúde e bem-estar.
Ela pode ser obtida de diversas formas, como usar janelas grandes, aberturas nas paredes ou no teto. Todas essas opções permitem aproveitar ao máximo a luz natural, o que também ajuda a contribuir para a economia de energia, pois reduz o uso de lâmpadas e outros equipamentos.
Outra característica dessa tendência é a utilização de lâmpadas de LED. Elas são mais econômicas, muito versáteis e ideais para complementar a iluminação natural, de modo que se possa aproveitá-la ao máximo.
6. Design biofílico
O design biofílico está se tornando um dos pontos mais presentes na decoração de casas e apartamentos. Biofilia significa “amor às coisas vivas”, portanto seu design tem o objetivo de aproximar o ambiente usando elementos que tirem proveito do melhor que a natureza consegue oferecer.
Além da luz natural, outra característica da decoração biofílica são as plantas. Elas trazem muitos benefícios, como melhorar a qualidade do ar, minimizar a poluição e aumentar a umidade.
Outros elementos naturais que podem acompanhá-las no design biofílico são madeira, pedras e bambu, pois são capazes de fazer o lar ter uma atmosfera mais relaxante.
7. Móveis com formas arredondadas
Os móveis com formas arredondadas estão em alta no mundo da decoração. Uma das principais características desses móveis é que eles dão um ar mais leve e sutil ao lugar, pois esse formato cria uma sensação de harmonia e equilíbrio visual.
Além disso, esse tipo de móvel é multifuncional porque pode ser encontrado tanto em ambientes clássicos quanto contemporâneos, tornando-se ótimas opções para lares minimalistas.
Alguns exemplos de móveis que caem como uma luva nesse formato são: poltrona, sofá de canto, mesa de jantar ou de centro, banco de jardim, pufe, armário, cabideiro e rack de TV.
8. Sustentabilidade
Cada vez mais as pessoas estão conscientes das questões ambientais e querem incorporar essas práticas em suas vidas, o que inclui a decoração.
Existem muitas maneiras de adicionar elementos sustentáveis na hora de decorar a sua casa. Uma delas é escolher materiais reciclados como papel de parede, tecidos e até mesmo móveis que podem ser feitos com madeira reciclada, por exemplo.
Ao pintar o imóvel, você também pode optar por tintas à base de água porque ela não libera gases tóxicos na atmosfera, além de ser livre de compostos orgânicos voláteis e ter durabilidade maior.
Gostou destas dicas de tendências de decoração para 2023? Acredita que elas podem ser úteis para seus amigos e outras pessoas que você conhece? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!