Ano novo é tempo de renovação. E a mudança pode começar pela casa. Mudar a cor das paredes, por exemplo, é uma excelente alternativa para renovar a decoração da sua casa.
Para você acertar na cor, a tendência para a temporada Primavera/Verão 2022 da Pantone reúne neutros atemporais, lilases espirituais, tons minerais e pastéis mais suaves, com destaque para azuis e verdes, tons quentes de terracota, vermelhos dinâmicos e amarelos solares. E em tempos de DIY (“do it your self”) ou faça você mesmo, transformar o lar por conta própria é possível. Quer ver? Confira 7 dicas de como pintar a casa sozinho:
1 – A primeira providência é saber a metragem da área que será pintada. Em seguida, analise as cores. Se você vai aplicar tinta da mesma cor da existente, o consumo é normal, mas se for aplicar tinta de cor mais clara sobre uma superfície de cor mais escura, deve-se considerar a aplicação de mais demãos para atingir a cor final ou a aplicação de uma demão de cor branca para “queimar” (amenizar) a cor antiga.
2 – O cálculo do rendimento da tinta pode ser encontrado no site de cada fabricante e é dado por metro quadrado para cada tipo de tinta. Primeiro multiplica-se a metragem da área de pintura pelo número de demãos que serão aplicadas. No caso de repetir a cor, duas demãos serão suficientes. Já para cores escuras, é recomendado de duas a quatro demãos. Depois é só dividir a sua metragem de pintura (já multiplicada pelo número de demãos) pela metragem de rendimento da tinta e chegar à quantidade de tinta em litros.
3 – Uma dica interessante sobre a forma de comprar as tintas de uma só cor é que uma lata de 18L tem 5 vezes mais tinta que um galão de 3,6L, mas o custo da lata de 18L é, em média, só 3 vezes maior. Então, se o volume de tinta calculado foi de 12 litros, teriam que ser comprados 4 galões de 3,6L, num total de 14,4L de tinta. Neste caso, vale mais a pena comprar uma lata de 18L que custa, em média 3 galões, mas com um volume de 5 galões.
4 – Se a superfície já estiver pronta para receber a pintura, será necessário comprar: lona plástica preta para cobrir o chão e mobiliário; rolos de fita crepe para prender a lona em locais específicos que se deseja proteger; rolo de 23cm com espuma antirespingos; bandeja de 23cm; pincel de 5cm para arremate de cantos e pequenos detalhes que seriam impossíveis de pintar com o rolo; extensor de 2 a 3 metros (depende do pé direito do local). Se for utilizar tinta tipo esmalte sintético, deve-se ter um kit a parte com rolo de espuma, normalmente de 15cm ou menor, além de bandeja compatível.
5 – Os tipos acrílicos e esmalte sintético são os mais usados em residências. As tintas acrílicas são aplicadas sobre superfícies emassadas ou cimentadas. As do tipo esmalte sintético, também conhecidas como tinta óleo, são aplicadas sobre madeiras, metais, PVC etc. Ambas têm versões com ou sem cheiro e isso depende do seu diluidor que pode ser um thinner ou água. O ‘sem cheiro’ da tinta quer dizer que o cheiro dela é muito fraco e não produz efeitos nocivos ao ser humano, mas o aroma existe. Essa é uma das 7 dicas de como pintar a casa sozinho.
6 – Leve em consideração se a pintura será na área externa ou interna da casa. As áreas externas ficam sujeitas às mudanças climáticas (chuva e sol, frio e calor). Neste caso, escolha tintas do tipo acrílica que são específicas para estas áreas porque têm aditivos impermeabilizantes que repelem a umidade e ajudam a aumentar a durabilidade.
7 – Outra sugestão que funciona muito é o époxi, produto feito para cobrir revestimentos cerâmicos vitrificados (tipo azulejo) quando se deseja mudar a cor de um banheiro ou de uma cozinha sem quebrar todo o revestimento existente.
Com estas 7 dicas de como pintar a casa sozinho, você está mais do que preparado para iniciar 2022 com o pé direito!