diversificação de investimentos

A diversificação de investimento (o que inclui imóveis) é um dos principais truques dos grandes investidores. Ela consiste em uma técnica de minimização de riscos e aumento de lucro por meio da alocação de recursos em diversas aplicações financeiras. O objetivo é garantir que caso haja o desempenho negativo de uma aplicação, ele não represente perdas significativas para o investidor.

É muito importante investir na diversificação de investimentos para evitar riscos e perda de rentabilidade em suas aplicações. Pensando nisso, vamos esclarecer de forma detalhada quais são as vantagens da diversificação e também traremos algumas dicas de como diversificar passo a passo uma carteira de investimento de forma inteligente e segura, além de mostrar quais são os melhores tipos de aplicações para alcançar cada objetivo. Confira!

Quais são as vantagens da diversificação de investimento?

Minimização dos riscos

Uma das principais vantagens em apostar na diversificação de seus investimentos é a redução de riscos, já que ela protege o investidor de ter grandes perdas. Isso acontece porque o dinheiro estará investido em diferentes aplicações com diversas classes de ativos. Se um indexador despencar, os demais se manterão estáveis.

Como é praticamente impossível que todos os indexadores caiam ao mesmo tempo, o investidor estará seguro e tranquilo com a estabilidade de seus investimentos, podendo se dedicar a outras atividades.

Aumento dos ganhos

Quando o investidor diversifica seus investimentos, ele abre um leque de opções para garantir uma boa rentabilidade, podendo descobrir grandes oportunidades e aumentando o retorno financeiro de seus investimentos.

Alcance de um equilíbrio

Quem deseja conquistar um patrimônio a médio e longo prazo precisa alcançar um equilíbrio que garanta o retorno desejado dos investimentos. O equilíbrio só pode ser alcançado se houver a diversificação da carteira.

Conquista de comodidade

A diversificação dos investimentos oferece mais comodidade para os investidores. Como os ativos de renda fixa têm prazos de vencimento que precisam ser respeitados, caso surjam despesas inesperadas e o investidor precise de liquidez imediata, ele terá outras fontes para tirar o dinheiro.

Os investidores podem escolher ativos com diferentes prazos e até optar por investimentos de liquidez diária, como o Tesouro Direto. Assim, poderá retirar dinheiro da aplicação sem prejudicar seus ganhos.

Como diversificar os investimentos?

Defina seus objetivos

O primeiro passo para iniciar a diversificação de seus investimentos é definir quais são suas metas a curto, médio e longo prazo. Para se organizar e conseguir separar seus objetivos pegue uma folha de papel e separe em 3 colunas: na primeira, coloque tudo o que você quer comprar e fazer em menos de 2 anos; na segunda coluna, escreva seus objetivos daqui 2 a 5 anos e na terceira coluna os seus planos para daqui 5 anos.

Com essa divisão será possível escolher melhor as caraterísticas de cada ativo e definir de forma inteligente, balanceada e planejada onde investir seu dinheiro e não apenas comprar diferentes produtos oferecidos no mercado sem saber o porquê.

Calcule quanto investir

Depois de definir suas metas e objetivos ao longo do tempo, será necessário levantar quanto dinheiro você tem guardado para investir, além de calcular sua renda e despesas mensais. Assim, saberá quanto poderá alocar em cada tipo de aplicação.

Defina as aplicações

Com base nos seus objetivos, tempo de retorno e capital disponível para investimento será necessário escolher quais tipos de aplicação são ideias para realizá-los. De forma resumida é possível segmentar da seguinte maneira.

Curto prazo

Para as metas de curto prazo, até 2 anos, o ideal é investir em aplicações de renda fixa como o Tesouro SELIC, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Uma ótima opção é também investir na compra de um imóvel que garantirá uma renda extra gerada pela locação.

Médio prazo

Já para conquistar os projetos a médio prazo, de 2 a 5 anos, procure optar por fundos de investimentos, LCI e LCA. A médio prazo, o mercado imobiliário também pode ser uma ótima alternativa de investimento, já que, além de garantir renda extra mensal com o aluguel, oferece grande valorização a médio prazo, principalmente se o imóvel estiver bem localizado, oferecer uma boa estrutura e atrativos de lazer e for comprado na planta.

Longo prazo

Focando nas metas a longo prazo, é recomendável investir no Tesouro IPCA e aplicações de renda variável como a compra de ações na bolsa de valores, COE, entre outros. Mais uma vez a compra de um imóvel pode ser a opção mais inteligente para a realização dessas metas, pois mais do que renda extra e valorização, o imóvel significa aumento de patrimônio.

É importante destacar que como o investimento em imóveis é uma ótima opção para alcançar tanto os objetivos a curto e médio, quanto os de longo prazo, somado à instabilidade do momento gerada pela pandemia do novo coronavírus e o medo do futuro incerto, houve um grande crescimento de pessoas investimento em apartamentos.

Conte com a assessoria de uma empresa especializada

Antes de diversificar sua carteira de investimento, vale a pena pesquisar bastante sobre o tema e também procurar uma empresa especializada no mercado de investimento para que ela possa te explicar as características específicas de cada tipo de aplicação, mostrar as vantagens e desvantagens e te ajudar a definir, de forma estratégica, quais são as melhores opções para que você consiga realizar suas metas a curto, médio e longo prazo.

Além disso, como investir em imóveis é uma das alternativas mais seguras e vantajosas, independentemente do prazo de seus objetivos, vale a pena procurar por uma empresa especializada no ramo, que possa tirar suas dúvidas sobre as formas de financiamento e mostrar as melhores opções de imóveis disponíveis no mercado aptos à valorização.

Agora que você já sabe o que é a diversificação de investimentos, conhece sua importância e todas as vantagens oferecidas e também descobriu como pode diversificar sua carteira de forma inteligente e segura, não perca mais tempo e organize seus investimentos para garantir menos riscos e mais lucros.

Gostou do artigo? Tem dúvidas? Adoraríamos saber sua opinião. Deixe-nos um comentário!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários