No meio do caos da cidade grande, nosso lar é quase um refúgio, não é? Porém, as ruas movimentadas, a poluição sonora e a falta de opções de lazer fazem com que o bem-estar fique realmente limitado ao espaço interior de casa. Não é à toa que o bairro planejado tem se tornado preferência.
Como o nome indica, trata-se de um bairro pensado por especialistas para que ofereça mais qualidade de vida para os moradores. A localização estratégica, o projeto urbanístico, a oferta de serviços e a infraestrutura de modo geral favorecem até mesmo os bairros do entorno.
Quer saber mais? Então, confira as 6 maiores vantagens de investir em imóveis em um bairro planejado!
1. Ótima localização
O papel dos especialistas no planejamento do bairro começa antes da construção: se dá desde a escolha da localidade. Geralmente, esses empreendimentos ficam em localizações estratégicas, com potencial de desenvolvimento econômico. As principais consequências disso para os moradores são a valorização dos imóveis e as oportunidades profissionais.
2. Organização das edificações
No bairro planejado, as edificações são bem-pensadas. As áreas comerciais e as vias mais movimentadas costumam ficar longe das construções residenciais, o que leva à redução da poluição sonora e a melhor mobilidade e segurança. Além disso, o planejamento da altura e da organização dos edifícios leva a melhor incidência de luz natural e até a mais privacidade.
3. Variedade de áreas de lazer
Como um dos maiores objetivos do bairro planejado é proporcionar qualidade de vida e bem-estar, é comum que tenham uma grande preocupação com áreas de lazer. Parques verdes, espaços de convivência, academias ao ar livre, praças e trilhas de corrida fazem toda a diferença no dia a dia dos moradores, além de que essas áreas costumam oferecer acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
4. Mais segurança
É claro que a segurança não fica de fora do projeto do bairro. Iluminação eficiente, sistemas de monitoramento 24 horas e outros recursos cada vez mais modernos são utilizados nesses empreendimentos. Assim, há mais tranquilidade do que em um bairro sem planejamento — um diferencial e tanto nas grandes cidades.
5. Redução dos impactos ambientais
Você já ouviu falar nas smart cities? As cidades inteligentes estão ganhando o mundo e um de seus pilares é a sustentabilidade. O bairro planejado é como uma “mini cidade inteligente” e, por isso mesmo, o projeto visa à redução de impactos ambientais por meio de soluções inovadoras, tecnologias e materiais sustentáveis.
6. Oferta de serviços
Bairros planejados contam com infraestrutura completa, desde serviços básicos, como redes elétricas, de água e esgoto, até soluções mais modernas, como Wi-Fi nas áreas coletivas. Além disso, esses bairros são pensados para que haja condições de crescimento econômico, de modo que as áreas comerciais tenham tudo pronto para receber a maior variedade de serviços.
Como você viu, o bairro planejado favorece bastante a qualidade de vida, e essa é uma das grandes preocupações na hora de escolher um imóvel, concorda? Isso resulta em um excelente custo-benefício, além de que o planejamento urbano sustentável e funcional vai ao encontro de tendências mundiais.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter! Assim, poderemos avisar por e-mail sobre os novos conteúdos do blog!