apartamento sustentável

Ter um apartamento sustentável é fundamental para preservar o meio ambiente e garantir que os recursos naturais estarão presentes para as próximas gerações.

As riquezas que utilizamos em todos os aspectos de nossas vidas, muitas vezes não são renováveis, ou seja, um dia acabarão. Isso significa que é importante preservar e economizar agora para que, no futuro, ainda existam.

Para isso, podemos começar com o próprio apartamento: a rotina da residência pode ser mudada para melhorar a sustentabilidade, e isso sem fazer grandes sacrifícios ou atrapalhar a qualidade de vida.

Neste texto, mostramos 6 dicas para ter um apartamento sustentável, explicando como isso afeta o meio ambiente e o que fazer para atingir esse objetivo. Confira a seguir!

1. Optar por lâmpadas que consumam menos energia elétrica

A primeira dica para ter um apartamento sustentável é trocar todas as lâmpadas que consomem muita energia por aquelas fluorescentes ou de LED.

O alto consumo de energia é prejudicial para o meio ambiente, tendo em vista que sua produção custa caro, afeta a fauna e a flora, polui o ar, as águas e o solo.

Portanto, quanto menos energia você gastar, mais sustentável será o seu apartamento, considerando ainda que as energias renováveis são pouco utilizadas.

A lâmpada incandescente é aquela que tem uma iluminação mais amarelada e é também a que gasta mais energia. Portanto, se ainda existir alguma dessa em seu apartamento, troque por modelos mais modernos e econômicos.

2. Utilizar móveis reformados e reaproveitados

A utilização de madeira e outros materiais também é um motivo de preocupação para quem quer ter um apartamento sustentável. Infelizmente, não são todas as marcas que utilizam madeira de reflorestamento.

Uma boa dica para melhorar esse aspecto é utilizar móveis reformados e reaproveitados. Eles são comercializados justamente para utilizar menos recursos naturais e evitar o desperdício.

Você pode pensar na decoração do seu apartamento para utilizar esses móveis, adotando um estilo mais rústico e utilizando produtos de demolição, que, inclusive, estão na moda e podem mudar a cara da sua residência.

Pense nisso também antes de jogar algum móvel fora: com uma boa reforma, pintura e reaproveitamento de partes você cria outro item bonito e sem desperdícios, para utilizar no seu apartamento.

3. Preferir eletrodomésticos com classificação “A”

Os eletrodomésticos também devem ser um ponto de atenção: eles utilizam energia elétrica e, como já falamos, quanto mais economia nessa área, melhor é para o meio ambiente e para o seu bolso.

A primeira dica sobre eles é verificar o uso para que não causem desperdícios: não deixe o aparelho de ar condicionado ligado o dia todo, utilize timers para desligamento, apague as luzes quando não estiver utilizando o cômodo etc.

Além disso, prefira os eletrodomésticos que têm a classificação “A” em relação ao consumo de energia. Eles são testados e aprovados pelo INMETRO, garantindo que consomem menos energia eletrica.

Isso diminuirá a sua conta de luz no final do mês e será mais sustentável, afinal a geração de energia é uma atividade que polui o meio ambiente e consome muitos recursos naturais.

4. Comprar apenas produtos eco-friendly

Os produtos eco-friendly são aqueles que, desde a sua fabricação, até a utilização, têm a finalidade de causar o mínimo de dano possível à natureza e aos recursos utilizados.

Em uma tradução livre, eles são os produtos amigáveis ao ambiente. Com a crescente preocupação com a natureza, várias empresas estão adotando esta técnica para ganhar consumidores e criar hábitos de consumo mais sustentáveis.

Portanto, hoje é muito mais fácil encontrar esses produtos do que antigamente. Eles tem um selo próprio que garante que passaram por alguns testes e por fiscalizações em relação à preservação ambiental.

Além disso, muitos são produzidos com materiais reciclados ou reaproveitados, o que reduz a utilização de recursos naturais não renováveis e garante a sustentabilidade.

5. Reduzir a quantidade de lixo gerado

Os aterros sanitários — locais onde o lixo recolhido nas cidades é depositado — são altamente poluentes ao meio ambiente, além de trazer consequências negativas para a localidade em que se encontram.

Segundo a revista Museu, o Brasil é o 4º país que mais produz lixo. São mais de 11 milhões de toneladas por ano. Menos de 2% desse total é destinado para reciclagem, o que faz com que mais de 7 milhões de toneladas cheguem aos aterros sanitários.

A economia global é profundamente afetada pela poluição de diversos materiais, principalmente o plástico, que não se deteriora em pouco tempo.

É possível reduzir a quantidade de lixo gerado utilizando materiais recicláveis, fazendo uso da coleta seletiva, separando os itens que podem ser reutilizados e não consumindo produtos dispensáveis.

Tudo isso ajudará a tornar o seu apartamento sustentável, aumentando a quantidade de lixo reciclado e diminuindo a produção de poluição ao meio ambiente pelos aterros sanitários.

6. Comprar apenas os produtos necessários

Essa é uma dica que vale tanto para o apartamento sustentável como para a economia do dia a dia, reduzindo o consumismo e as consequências negativas dessa prática.

É comum comprar diversos produtos por puro impulso, sem ter uma utilidade realmente necessária para eles, o que aumenta o acúmulo de objetos no apartamento e a produção de novas mercadorias, trazendo consequências para o meio ambiente.

Lembre-se que cada item comercializado passou por uma linha de produção que, mesmo quando feita de forma eco-friendly, ainda causa poluição e utilização de recursos naturais.

Assim, quanto mais consumismos, mais danos estamos causando à natureza e esgotando os recursos para as próximas gerações. Adotar uma postura menos consumista e mais minimalista ajuda nessa área.

Isso é preciso ser feito com calma, para que você se acostume. Sempre que for comprar produtos, analise se realmente serão úteis e se não há alguma alternativa menos danosa.

Seguindo essas dicas para tornar o seu apartamento sustentável você poderá garantir mais qualidade de vida para você e para as próximas gerações, preservando o meio ambiente, reduzindo a poluição e despesas desnecessárias.

Gostou desse texto? Então compartilhe nas suas redes sociais e faça com que outras pessoas também entendam as vantagens de manter um apartamento com sustentabilidade e como fazer isso!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários