Atualmente, a tendência é que cada vez mais pessoas procurem por praticidade no dia a dia. Assim, os imóveis menores têm feito muito sucesso por serem fáceis de limpar e de manter organizados, além de estimular o consumo consciente de itens de decoração, móveis e objetos pessoais. Porém, para que se viva com qualidade nesses espaços, é preciso ter um apartamento funcional.
Um apartamento funcional é aquele que proporciona conforto, ao mesmo tempo em que deixa tudo mais prático, com móveis bem pensados para esses espaços. Quer saber como deixar o seu imóvel assim? Continue a leitura e acompanhe!
1. Aposte em móveis com múltiplas funções
Esse tipo de apartamento deve, necessariamente, contar com móveis funcionais. Como os espaços são reduzidos, é preciso usar ao máximo suas peças para aproveitar todos os cantinhos possíveis. As camas com baú são ótimas opções, já que possibilitam guardar uma infinidade de itens, como roupa de cama e banho, travesseiros e até malas embaixo do colchão.
Caso você viva em um studio, por exemplo, pode usar uma cama embutida, um sofá-cama para as visitas ou até uma divisória giratória com uma televisão embutida, que sirva tanto para o quarto, quanto para a sala.
2. Invista em móveis planejados
Os móveis planejados são o segredo para um apartamento funcional. Eles são feitos de acordo com as medidas de cada ambiente, além de terem formatos pensados para as necessidades dos moradores.
É possível investir nos planejados em todos os ambientes da casa, sendo que a cozinha e o quarto são os cômodos mais favorecidos com esse tipo de móvel. No caso da cozinha, é possível pensar em armários com espaços certinhos para guardar os eletrodomésticos, os temperos e outros itens que você tenha em casa.
No quarto, a produção de um guarda-roupa feito com prateleiras e gavetas de acordo com o que você precisa é essencial para que tenha tudo organizado e arrumado.
3. Amplie os ambientes com vidros e espelhos
Os apartamentos pequenos não precisam transmitir aquela sensação de serem apertados e limitados. Espelhos, por exemplo, podem trazer uma noção de amplitude que muda toda a atmosfera do cômodo.
Divisórias vazadas e com vidro também provocam essa sensação de o apartamento ser maior do que realmente é, trazendo muito mais conforto para os moradores.
4. Use itens compactos
Os eletrodomésticos, móveis e eletrônicos também precisam ser pensados para que não fiquem desproporcionais ao tamanho do imóvel.
Por isso, invista em itens pequenos, mas funcionais e que possam ser úteis no dia a dia. Se você não precisa de uma batedeira, por exemplo, é melhor substitui-la por outro eletrodoméstico que ofereça um melhor custo-benefício, evitando ocupar espaço com algo que não será utilizado.
O tamanho da TV, do sofá e da cama também faz a diferença. Esses dois últimos precisam ser pensados de forma que não atrapalhem a circulação de pessoas na casa, enquanto a TV precisa ser medida de acordo com o tamanho do espaço onde ela vai ficar, para que não seja muito grande.
Um apartamento funcional é essencial para trazer conforto e praticidade para seus moradores. Por isso, a dica é contar com profissionais e empresas especializadas para ajudar você nessa missão e deixar o espaço com a sua cara!
Quer encontrar um apartamento aconchegante? Entre em contato conosco e confira as nossas opções!