Com a proximidade do fim do ano, é comum começar a fazer planos para o 13º salário. Esse dinheiro extra pode auxiliar na conclusão de diversos planos, então vale a pena focar em opções realmente úteis. Você sabia que é possível utilizar o 13° para comprar um imóvel?
Muitas vezes, esse dinheiro é sinônimo de melhorias nas compras de natal ou nas férias, mas ele pode dar uma ajuda importante para a aquisição do seu apartamento.
Se você quer saber como fazer isso, continue a leitura e veja algumas formas de aplicar o 13º salário!
Ajudar no pagamento da entrada
Uma das principais dificuldades para a compra da casa própria é a quitação da entrada do financiamento. Nem sempre é fácil juntar o valor necessário, então esse dinheiro pode fazer uma grande diferença nos seus planos e agilizar a aquisição.
Além disso, quanto maior a entrada, menor o valor das parcelas. Portanto, mesmo que você já tenha o valor necessário, faça simulações para avaliar os impactos da inclusão do 13º salário nas prestações: isso pode facilitar o cumprimento das suas obrigações no futuro.
Adiantar prestações do financiamento
Mesmo que você já tenha feito o financiamento, ainda é possível utilizar o 13° para comprar um imóvel. Nesse caso, ele pode ser usado para amortizar o saldo devedor, reduzindo o valor das parcelas ou o número de prestações em aberto. Aqui, também vale a pena simular as duas alternativas para ver qual traz mais benefícios.
Se o financiamento já está no final e o 13º pode ser usado para auxiliar na quitação, é hora de negociar: entre em contato com a instituição financeira e verifique se é possível conseguir algum desconto nos juros.
Quitar gastos extras com a compra
Ao planejar a compra de um imóvel, é comum focar no pagamento da entrada e no valor das parcelas, mas sem esquecer dos gastos extras. É preciso pagar taxas de vistorias, custos com cartório, impostos e arcar com as despesas de mudança. Para quem não incluiu os valores no orçamento ou encontrou dificuldades para quitá-los, o 13º pode ser a solução ideal.
Outra possibilidade é guardar os valores para quitar as parcelas de IPTU e outras taxas do imóvel que serão cobradas no início do ano seguinte. Com certeza, essa medida facilitará o planejamento financeiro familiar.
Pagar prestações atrasadas
Infelizmente, após o financiamento imobiliário o comprador pode passar por algumas dificuldades, impedindo a quitação das parcelas. A inadimplência gera o pagamento de multa, juros e, em situações mais graves, pode resultar na retomada do imóvel pela instituição.
Assim, caso tenha atrasado alguma prestação, aproveite o 13º salário para negociar os valores com o banco para quitar os débitos e evitar o aumento da dívida ou a perda do imóvel.
Viu só? Existem diversas formas para você utilizar o 13° para comprar um imóvel. Portanto, faça um bom planejamento financeiro, considerando todas as alternativas e compare os resultados para encontrar a melhor forma de investir esse valor.
Então, gostou do post? Se você tem outras dúvidas sobre essa aquisição, aprenda agora como é feita a vistoria de apartamento e a importância desse procedimento!