Há muitas vantagens de se morar em Teresópolis que talvez você não saiba. Afinal, a cidade é conhecida por ser uma das mais seguras do estado do Rio de Janeiro e uma das mais tranquilas do país. Para quem ainda não conhece, ela está localizada somente há 90 km da capital carioca, onde se encontra a região serrana do estado, que também tem a fama de ser um lugar com uma boa qualidade de vida.
Além disso, o município tem pouco mais de 170 mil habitantes, dando a característica de um lugar tranquilo, bem com cara de interior. Obviamente que não é só o aspecto da segurança que faz a cidade ser atrativa. Por isso, preparei uma lista com as principais vantagens pelas quais vale a pena morar em Teresópolis. Veja abaixo quais são elas!
Segurança
Apenas para reforçar a questão da segurança, podemos dizer que essa é uma das principais características da cidade, a qual atrai cada vez mais pessoas para subir a serra e morar em Teresópolis.
Em 2017, ela ocupou o primeiro lugar no ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea).
Custo de vida
Outra grande vantagem de morar em Teresópolis está no seu custo de vida, que é um dos mais baixos do estado do Rio de Janeiro e da região das serras fluminenses. Ou seja, quando comparamos esse item com a capital e as cidades vizinhas, é muito mais barato viver em Teresópolis.
Nem preciso dizer que esse é um grande atrativo, não é mesmo? Afinal, minimizar o custo de vida é um dos principais objetivos de vida da maioria dos cidadãos brasileiros.
Ligação entre as zonas urbana e rural
Outro ponto positivo está no acesso à zona urbana e rural, que é mais que facilitado. Aliás, Teresópolis mistura o melhor dos 2 mundos: é uma cidade com um bom centro urbano junto com uma ótima infraestrutura, mas também com muitas áreas verdes próximas da cidade.
Nesse sentido, a população rural tem fácil acesso à zona urbana. Isso é um ponto positivo, pois o tempo e as condições de deslocamento geralmente são uma barreira para o cidadão que prefere viver mais perto da natureza. Por outro lado, os moradores que estão na zona urbana podem também ter um contato mais fácil com a natureza.
Acesso à saúde pública
Outra grande vantagem de morar em Teresópolis está no acesso à saúde pública. A cidade conta com um bom número de estabelecimentos públicos de saúde quando comparado com o seu número de habitantes.
São mais de 30 estabelecimentos, que é um bom número para uma cidade do porte de Teresópolis. Ou seja, quando for preciso ser atendido, haverá uma disposição alta de hospitais e unidades de atendimento na cidade.
Esporte
Os amantes dos esportes estão bem providos na cidade. Teresópolis oferece diversas opções para quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre. É possível fazer ciclismo, caminhada, corrida, trilha e até mesmo montanhismo. O principal local para praticar as modalidades é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO).
O esporte radical ganha ainda mais espaço na cidade conhecida como a capital do montanhismo. A razão para tal classificação são os diversos picos da região serrana: Pico da Pedra do Sino e Pico da Pedra do Açu, ambos com mais de 2,2 mil metros de altura, e o Pico do Dedo de Deus, o mais popular da cidade, com aproximadamente 1,6 mil metros de altura.
Localizado entre as cidades de Teresópolis, Magé, Petrópolis e Guapimirim, o Parque Nacional foi fundado em 1939 com o objetivo de preservar a flora e fauna da região e conta com, aproximadamente, 20 mil hectares.
Quem ama a natureza desfrutará de uma experiência única, pois é possível acampar, banhar-se em cachoeiras e encontrar mais de 400 espécies, sendo que centenas delas estão em extinção.
Cultura e História
Quem procura morar envolto à riqueza de uma cidade histórica, descobrirá que vale a pena morar em Teresópolis. A cidade apresenta diversos prédios e casarões que remetem à época do império brasileiro, hoje ocupados por órgãos públicos, destinados à cultura e lazer e também à religião.
Para conhecer a história da cidade basta fazer uma visita ao Museu José Francisco Lippi, sediado na fazenda Nossa Senhora da Conceição. Os funcionários recebem os visitantes com trajes típicos da época da imigração e fazem um tour pela fazenda para mostrar o acervo que documenta a história do vilarejo de Venda Nova, curiosidades e a cultura local para finalizar com a experimentação de quitutes de dar água na boca.
A sede da fazenda, hoje usada como museu, ficou fechada por 20 anos, até que se transformou em utilidade pública e foi integrada ao Espaço Cultural Lúdico Pedagógico, onde são apresentadas leituras de livros, além de contar com uma loja de artesanato.
Outros grandes exemplos da rica história da cidade é a Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila e a Fonte Judith. A igreja, localizada na praça Balthasar Silveira, é uma construção de 1955 que não sofreu alterações desde então.
A Fonte, um dos cartões postais da cidade, foi construída em 1920 em homenagem à filha do proprietário das terras, Luiz de Oliveira, que foi curada de uma rara doença devido às propriedades medicinais das águas da fonte. Atualmente, o local conta com um paredão de azulejos portugueses, obra concluída em 1967.
Para completar o repertório histórico-cultural de Teresópolis, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, localizada na Praça Juscelino Kubitschek, não pode ficar de fora. Lá diversas exposições artísticas são expostas para o público. O prédio, que também é sede da Academia Teresopolitana de Letras e da Sociedade de Artistas de Teresópolis, apresenta um auditório para 140 pessoas onde acontecem apresentações culturais.
Artesanato
Outra grande vantagem em morar em Teresópolis é a vasta criação de peças artesanais criativas feitas por artesãos locais. Os artesanatos são expostos e vendidos na Feirinha de Teresópolis, realizada aos sábados, domingos e feriados, no Bairro Alto, ao ar livre, com mais de 700 barracas. A Feira é muito tradicional, acontece desde 1983 e a linha de vestuário tem grande destaque.
O Espaço Vem da Serra também merece ser citado. Nele é possível encontrar peças artesanais ecológicas criadas com um material inusitado feito com restos de sacos de cimento e aglutinantes, nomeado de eco-mármore. Além de peças assinadas pelo grupo Artesãos da Estrada.
Gastronomia
Na cidade é possível encontrar uma gastronomia diversificada e ótimos restaurantes italianos, portugueses, russos, alemães, entre outros. A cerveja também é um grande forte de Teresópolis. A cidade sedia a Cervejaria Therezópolis do Grupo Petrópolis, que pode ser visitada por turistas. Existem diversos Beer Tours também para quem prefere degustar diferentes tipos da bebida.
Diante de tantas vantagens, vale a pena morar em Teresópolis! A cidade oferece segurança, custo de vida vantajoso, acessos que facilitam o deslocamento, saúde pública de referência, lazer e muita qualidade de vida, o que faz dela o local ideal para quem está buscando viver melhor.
Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter para receber novidades do mercado imobiliário e mais informações sobre a região serrana do Rio de Janeiro!