As cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro estão entre os melhores lugares para se morar no estado. Esses municípios ficam próximos da capital (por volta de 1h ou 1h30 de distância, em média), mas conservam características importantes como qualidade de vida, segurança e tranquilidade.
Neste post, deixo uma lista com boas opções para viver na Região Serrana do Rio. Confira!
1. Petrópolis
Petrópolis é a maior cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro e tem uma das mais ricas histórias do país. Esse era o local em que o Imperador Dom Pedro II passava as suas férias e, por isso, o turismo é uma das suas principais atividades. Apesar disso, a cidade conserva a sua tranquilidade e é a mais segura do estado.
Uma vantagem da Cidade Imperial é a proximidade de Itaipava, um distrito que conta com um excelente Polo Gastronômico. Por lá, é possível encontrar diversos restaurantes de comida típica e uma ótima carta de vinhos, o que garante uma atração a mais para o fim de semana. Em Petrópolis, também existem boas opções de lazer.
2. Teresópolis
Um pouco mais distante da capital (90km), a cidade de Teresópolis vem logo atrás no quesito segurança, já que é a segunda mais tranquila do estado. Os moradores do local contam com um bom serviço de saúde pública e privada, ainda que a infraestrutura não seja a mesma de Petrópolis.
Na cidade, estão localizados o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, seu principal ponto turístico, e a Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira. Já no quesito lazer, destaque para a Vila Saint Gallen e a Cervejaria Therezopolis, onde é possível curtir um passeio e aproveitar os fins de semana com a família.
3. Nova Friburgo
A cidade de Nova Friburgo é uma das mais frias do Rio de Janeiro, junto com Itatiaia. Isso pode ser explicado pela sua altitude, que chega a ultrapassar os 2.000 metros em alguns pontos. Além disso, ela é conhecida por ser a Capital da Moda Íntima, o que atrai muitos moradores das grandes cidades interessados em comprar cuecas e lingeries.
Nova Friburgo segue as outras duas cidades e fica em terceiro no quesito segurança, o que demonstra a tranquilidade da Região Serrana do Rio. Outra vantagem é o seu baixo custo de vida, principalmente na moradia — os alugueis chegam a custar 60% menos do que na capital, além de ter uma grande rede hoteleira.
4. Visconde de Mauá
O menor dos locais da lista é Visconde de Mauá, um distrito de Resende, que também é o mais calmo e tranquilo. Muitas pessoas deixam as grandes cidades para morar lá por conta das suas áreas verdes e pela ausência de barulho. Por outro lado, são 138 cachoeiras na região, ou seja, um paraíso para quem gosta de belezas naturais.
Localizado na Serra da Mantiqueira, o distrito está a 1.000 metros acima do nível do mar, o que o torna ideal para quem gosta de apreciar um bom vinho e aproveitar o calor da lareira. Na culinária, destaque para os restaurantes que servem truta, a especialidade local, e o pinhão.
Os municípios da Região Serrana estão entre as melhores lugares para se morar no Rio de Janeiro por conta do seu custo-benefício entre infraestrutura e tranquilidade. Assim, eles são ideais para quem busca uma melhor qualidade de vida, com um contato maior com a natureza e a possibilidade de viver em paz.
E aí, você conhece essas cidades? Comente aqui no post aquelas em que viveria!