Se você está se mudando agora ou está cansado do estilo de decoração atual do seu apartamento, possivelmente deve estar procurando alternativas para dar uma renovada nos ambientes, certo?
Isso pode ser muito bom para a família, mas deve ser feito com cuidado para gerar a satisfação que todos buscam em seus espaços individuais e de convivência. É justamente sobre os estilos de decoração que falarei neste post.
Confira a partir de agora os principais tendências de decoração para a sua residência, como escolher a ideal e porque fazer essa escolha de forma consciente é tão importante!
Por que é importante conhecer os estilos de decoração?
Mesmo que já tenha alguma ideia em mente, é importante que pesquise sobre os tipos de decoração mais aplicados, pois pode refinar o seu projeto, proporcionando um resultado ainda melhor.
Agora, se ainda não sabe o que vai fazer, conhecer os estilos facilita a escolha daquilo que mais combina com você, permite seguir tendências, agregar conforto e aconchego a toda família, deixar a casa mais bonita e também atual.
Quais são os estilos de decoração mais procurados?
Existem muitos estilos de decoração e, por isso, vou me concentrar na apresentação daqueles que são mais procurados, principalmente aqui no Brasil. Acompanhe!
1. Minimalista
O estilo de decoração minimalista é atual e surgiu da necessidade de se manter os ambientes mais limpos (clean) e vazios, criando espaços mais amplos. Ele exige poucos ou quase nenhum objeto, se limitando aos eletrodomésticos e peças úteis no ambiente. Essa escolha é ideal para quem deseja economizar e ter menor trabalho na limpeza dos cômodos.
2. Moderno
O estilo de decoração moderno é mais focado em móveis quadrados e linhas retas ou com curvas suaves nos ambientes, incorporando vidros, espelhos, objetos e iluminações que retratam futurismo.
A valorização das janelas também é um ponto forte desse estilo, principalmente as que vão do teto ao chão, permitindo a entrada de mais luz solar nos espaços internos. Se não tiver um orçamento suficiente, o estilo moderno pode ser combinado com o minimalista, dando um resultado incrível.
3. Clássico
A decoração clássica, diferente das outras, foca nos detalhes, usando objetos e adornos com acabamentos muito bem trabalhados. Ela pode se confundir com o estilo moderno, às vezes, pois também usa linhas retas e com curvas suaves.
A diferença é que a madeira, em seus tons mais escuros, costuma ser integrada aos ambientes. Além disso, são utilizados móveis com designs que lembram períodos da realeza grega, romana e britânica. Esse é considerado, por muitos, o estilo mais elegante e sofisticado.
4. Rústico
O estilo rústico também pode ser bem interessante, pois permite criar ambientes que lembrem a vida no campo. O uso de madeira em seu estado natural é uma marca dessa decoração, que pode sair bem mais em conta e trazer espaços aconchegantes para o seu apartamento.
5. Retrô
No estilo retrô, o destaque fica para as peças e eletrodomésticos com design antigo. Eles podem até ser originalmente da época, mas devem ser restaurados para ganhar cores mais vivas e aparência de novo. A ideia desse projeto é deixar a sensação de que você ainda vive entre as décadas 1960, e 1980.
Como escolher o estilo ideal?
Cada estilo de decoração tem peculiaridades que devem culminar em suas próprias vantagens e desvantagens. Cabe a você descobri-las antes da escolha.
Então, além de considerar o seu gosto pessoal, avalie as necessidades pessoais de todos os integrantes da família e o orçamento que tem disponível para isso. Se tiver o apoio de um profissional experiente, pode combinar o orçamento com aquilo que deseja, tendo menos esforço no processo.
Agora que você já conhece os principais estilos de decoração e a importância da escolha ideal, siga as nossas dicas e deixe o seu apartamento do jeito que sempre sonhou!
Aproveite também para compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais. Assim, ajuda eles a não errarem no estilo de decoração!