decoração da cozinha

A hora de mobiliar o imóvel gera muitas dúvidas: é preciso unir beleza, decoração e funcionalidade para garantir todo o conforto que você procura. Desse modo, a escolha dos armários na cozinha e a sua organização refletirá diretamente no seu dia a dia.

Sem dúvidas, esse é um cômodo muito importante, já que é onde a família prepara e, muitas vezes, faz as refeições diárias. Por isso mesmo, vale a pena conhecer os pontos que devem ser considerados na escolha dos móveis e as principais dicas sobre o assunto. Tem interesse? Então continue a leitura!

Procure por armários funcionais

A funcionalidade é um dos principais fatores que devem ser considerados na escolha dos armários, pois influencia na organização do ambiente e no momento de cozinhar, buscar alimentos ou fazer as refeições.

Eles devem ter espaço para armazenar os utensílios, com fácil acesso e sem empecilhos. Por exemplo, gavetas no lugar de prateleiras comuns ajudam a visualizar o que tem no armário para pegar os itens. Avalie sempre como será o uso da mobília na rotina para definir as opções que terão melhor funcionalidade.

Uma forma de garantir o melhor uso do espaço é optar por uma cozinha planejada: todo o projeto é desenvolvido considerando o espaço disponível, os eletrodomésticos e a garantia de melhor funcionalidade.

Considere o custo-benefício

Depois de comprar um apartamento, é comum querer personalizar todos os espaços. Porém, diante de restrições no orçamento, é preciso saber focar no custo-benefício. Muitas vezes, escolher as opções mais baratas sem garantir a qualidade faz com que você precise comprar novos itens em um curto período, trazendo prejuízos.

Por outro lado, as opções mais caras não significam, necessariamente, maior qualidade ou que essa é a melhor opção. Para acertar na escolha, é preciso considerar os seguintes fatores para conseguir as opções mais vantajosas:

  • qualidade dos materiais;
  • funcionalidade;
  • beleza;
  • preço.

Aproveite espaços e vãos da cozinha

É bastante comum que sobrem alguns espaços e vãos entre os móveis, então vale a pena tentar utilizá-los com organizadores e outros itens que ajudem a aproveitá-los da melhor forma.

Uma dica para evitar que sobrem espaços é investir em móveis em “L”, que garantem que os cantos da cozinha poderão ser utilizados. Em complemento, prateleiras e organizadores giratórios proporcionam acesso fácil a todos os itens guardados no local.

Organize os espaços por tipos de itens

Por fim, pense em como será o seu dia a dia para organizar os itens nos armários. Primeiro, separe cada tipo de utensílio, como panelas, pratos, talheres e demais recipientes. Depois, tenha um local específico para os alimentos, temperos e outros produtos. Com tudo separado, ficará mais fácil encontrar o que você precisa e manter tudo no lugar.

Se o orçamento estiver apertado para colocar essas dicas em prática, especialmente na compra de móveis planejados, existem algumas alternativas. Tente negociar a compra e as formas de pagamento e avalie todos os itens que podem ser cortados do projeto para reduzir custos. Outra opção é reutilizar móveis e investir em organizadores e prateleiras que ajudam a melhorar o uso do espaço.

Aplicando essas dicas, ficará mais fácil procurar e organizar os armários na cozinha para garantir funcionalidade, beleza e o melhor custo-benefício para o seu apartamento.

Gostou do conteúdo? Conhece mais dicas sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários