como evitar golpes imobiliarios

Existem diversos tipos de golpes no mercado imobiliário que prejudicam os compradores e locatários e podem transformar a experiência de realizar o sonho da casa própria em um grande pesadelo. Alguns deles envolvem documentação falsa, documentação suja, localização do imóvel inexistente, cônjuge sem consentimento, viagem do proprietário, entre outros.

Pensando nisso, selecionamos os principais golpes praticados no mercado imobiliário para que você possa tomar conhecimento de como eles funcionam e também destacamos algumas dicas importantes para se prevenir e saber como evitar golpes imobiliários. Confira!

Quais são os tipos de golpes imobiliários existente no mercado?

Documentação falsa

Nesse tipo o golpista se passa por proprietário de um imóvel que não é dele. Para conseguir forjar essa situação, ele consegue a documentação legítima do imóvel com os dados do verdadeiro proprietário e utiliza as informações verdadeiras para falsificar os documentos necessários para efetuar a venda do imóvel, como RG e CPF.

No ato da assinatura da documentação quem aparece é o falso proprietário, portando a documentação falsificada do verdadeiro proprietário. Quando o verdadeiro proprietário descobre o golpe, ele exigirá seus direitos e reaverá o imóvel e o novo comprador ficará sem imóvel e sem o dinheiro investido na transação ilegal.

Venda do mesmo imóvel para vários compradores

O proprietário vende o imóvel para diversas pessoas simultaneamente usando a mesma documentação. Os compradores desconhecem a existência dos outros. Quando o proprietário recebe o valor inicial ou até integral do imóvel, ele desaparece. O comprador que registrar primeiro o imóvel torna-se proprietário do imóvel, e os demais saem no prejuízo.

Documentação suja

Outro golpe que envolve a documentação do imóvel. O proprietário diz que está com nome sujo e que precisa transferir o imóvel para uma pessoa conhecida que tem o nome limpo antes de efetuar a venda, mas na realidade ele não é o proprietário do imóvel. Caso o real dono for acionado para efetuar o pagamento dos débitos a venda poderá ser anulada.

Viagem do proprietário

Um falso corretor diz que o proprietário do imóvel está viajando e precisa alugar ou vender o imóvel com urgência. O corretor consegue a chave do imóvel que, na realidade, não está disponível para venda ou locação, faz o tour e pede um valor bem abaixo do praticado no mercado. Quando a pessoa paga o sinal ou o valor do primeiro aluguel o corretor desaparece.

Cônjuge sem consentimento

Todo imóvel registrado no nome de um casal só pode ser vendido se ambos estiverem de comum acordo com a venda. Essa regra é válida para todo regime de casamento, inclusive com absoluta separação de bens. Caso uma das partes venda o imóvel sem consentimento do cônjuge, o outro pode pedir a anulação da venda. 

Localização inexistente

Nesse golpe o vendedor mostra ao comprador um terreno que não corresponde ao endereço de registro do imóvel. Dessa forma, o comprador geralmente paga um valor mais alto de um terreno em uma localização valorizada e tamanho maior, mas, na realidade, compra um terreno menor e em outra localização. Também existem casos em que o vendedor negocia um terreno que nem existe, usando o registro de um existente.

Golpe da portaria

Anúncios que divulgam que a chave do imóvel a ser visitado fica na portaria do prédio ou condomínio pode atrair golpistas que fingem interesse pelo imóvel, pegam a chave na portaria, fazem uma cópia e passam a mostrar o imóvel para possíveis interessados que são obrigados a pagar uma taxa para ver o apartamento, mas depois do pagamento da taxa o vendedor some.

Como evitar golpes imobiliários?

Procure a assessoria de um imobiliária ou incorporadora

Uma incorporadora ou imobiliária de credibilidade, com histórico e reputação boa no mercado pode te ajudar a passar por esse processo com segurança. Pesquise a respeito da empresa, acesse o site e redes sociais e procure a opinião de clientes que já utilizaram os serviços dela.

Aceite apenas a assessoria de profissionais capacitados

Bons profissionais, antes de tudo, precisam ser registrados no CRECI. Para checar se o registro está ativo, basta entrar no site do CRECI da sua região e consultar o nome e número do corretor para ver se ele está ativo.

Faça várias visitas ao imóvel

Antes de fechar negócio visite o imóvel várias vezes e em diferentes horários do dia para verificar se não há nada de errado, se a localização é ideal e se realmente o imóvel existe e está dentro das condições desejadas.

Confira o registro do loteamento

Compre apenas terrenos que tenham a planta do lote registrada. O loteamento que está devidamente registrado conta com a indicação da sua estrutura remarcada.

Desconfie de ofertas muito baratas

Não confie em preços extremamente baixos e fora do mercado. A justificativa usada pelos golpistas geralmente é de necessidade da venda ou locação urgente devido a problemas de saúde ou viagens. Também fique atento com anúncios online, pesquise e verifique a veracidade das informações.

Tenha cuidado com aquisição de chave na portaria

Não confie em corretores que pegam a chave do imóvel em portarias de prédios ou condomínios, nem em anúncios que dizem para você pegar a chave em portarias.

Verifique a documentação

Antes de fazer qualquer pagamento ou assinar a documentação, verifique se todos os documentos estão corretos, são originais, se condizem com o imóvel que está sendo comprado e com os dados do verdadeiro proprietário. Para isso, prefira contar com a assessoria de uma empresa ou profissional especializado na área.

Tenha alguns cuidados na hora da assinatura do contrato

Prefira assinar toda a documentação em um cartório com a presença de um funcionário para garantir que a negociação é legítima. Assim, além de garantir que os documentos foram analisados e o contrato revisado, também tem a segurança de estar acompanhado de testemunhas.

Agora que você já sabe como evitar golpes imobiliários e conhece os principais praticados no mercado, que tal realizar o sonho de comprar a casa própria? Visite o site da Riooito Incorporadora e confira ótimas opções de residenciais seguros, bem localizados e com área de lazer bem estruturada.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a conhecer e saber como evitar problemas imobiliários ao comprar ou alugar imóveis!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários