Nosso país é bastante conhecido por seu clima tropical. Com a chegada do verão, esse aspecto pode ser aproveitado da melhor forma, mas as altas temperaturas da estação são mais incômodas do que agradáveis no dia a dia. Afinal, ninguém consegue fazer as tarefas rotineiras com calor, não é? A boa notícia é que temos ótimas dicas de como diminuir o calor.
Dessa forma, é possível manter a temperatura da sua casa equilibrada, já que o calor em excesso traz malefícios à saúde, como desidratação e problemas respiratórios. Então, reunimos aqui algumas dicas de como reduzir a temperatura do seu apartamento, sem precisar de grandes mudanças. Confira mais, a seguir!
Use ventiladores posicionados estrategicamente
Espalhar ventiladores pela casa é uma excelente forma de reduzir o calor. Não é à toa que esse aparelho é tão popular.
Contudo, se eles não estiverem posicionados estrategicamente nos cômodos, de nada adiantará. Assim, procure observar em quais lugares eles funcionam mais eficientemente, sem atrapalhar a passagem ou ocupar espaço indevido. Para isso, ventiladores de teto são excelentes!
Uma boa sugestão para melhorar ainda mais o desempenho dos ventiladores é colocar uma garrafa de água congelada atrás do aparelho. Desse modo, você consegue condicionar o ar de maneira simples e econômica.
Possibilite a entrada de correntes de ar
Caso você não queira investir em tantos ventiladores, é sempre uma ótima pedida aproveitar a circulação natural de ar, assim como a luz natural dos ambientes. Afinal, trata-se de uma solução gratuita e efetiva.
Conseguir isso é bem simples: basta manter o hábito de deixar as janelas e portas internas do seu apartamento bem abertas. Se fizer isso no fim da tarde ou início da noite, o resultado será ainda melhor, pois esses são os horários em que o ar circula em uma temperatura mais amena.
Entretanto, tenha o seu bem-estar em primeiro lugar: só escolha abrir as portas e janelas caso essa alternativa não coloque em risco a segurança da sua residência.
Instale um bom ar-condicionado
Outra dica de como diminuir o calor em apartamento é instalando um ar-condicionado. Como essa é uma solução que requer um investimento maior, pense bem antes de adquirir um desses aparelhos.
Caso você não possa manter as janelas abertas ou os ventiladores já não cumpram mais seus papéis como deveriam, talvez seja hora de apostar em um desses eletrodomésticos.
Na hora de instalar seu ar-condicionado, escolha o lugar da casa em que há maior concentração de pessoas durante o dia. A vantagem desses aparelhos é que eles conseguem refrigerar grandes cômodos de uma só vez.
Aposte em pisos de materiais mais frios
Outra maneira de reduzir o calor em casa é optar por pisos feitos de materiais mais frios na hora de escolher o acabamento, como o porcelanato, o mármore e a cerâmica. Eles ajudam a esfriar a temperatura ambiente, sem contar que é um prazer pisar no chão fresco durante o verão, não é?
Vale ressaltar que, se você gosta de tapetes, escolha aqueles de tecido mais fino, que retém menos calor e não atrapalham tanto a circulação do ar.
Troque as lâmpadas antigas pelos modelos de LED
A luz artificial também afeta significativamente a temperatura da casa. É por isso que as pessoas trocam suas lâmpadas por modelos LED. Elas são conhecidas como lâmpadas brancas e, por isso, são muito mais eficientes, pois aquecem menos e consomem menos energia — já que não têm o filamento incandescente.
Apesar de serem um pouco mais caras, o custo-benefício é ótimo, visto que as lâmpadas LED têm uma vida útil muito mais longa e, portanto, não precisam ser trocadas com tanta frequência. Elas também ajudam a deixar seu apartamento mais sustentável.
Invista em climatizadores e umidificadores
A água é sempre uma aliada na hora de combater o calor. Por isso, investir em climatizadores ou umidificadores é uma excelente opção. Você pode colocar cubos de gelo no reservatório de água para garantir que o aparelho refresque bastante o ambiente.
Se você não puder investir em um desses rapidamente, dá para ter um efeito semelhante espalhando toalhas molhadas e baldes de água pela casa. É uma solução improvisada, é claro, mas ajuda a driblar um pouco o desconforto nos momentos em que o calor for excessivo.
Coloque plantas no ambiente
Essa é uma das melhores dicas de como diminuir o calor no seu apartamento: enchê-lo de plantas! A chamada urban jungle — expressão que significa “selva urbana” — é uma grande tendência da decoração de interiores. Além disso, as plantas são umidificadoras e purificadoras de ar naturais.
Assim, investir em folhagens para ambientes internos traz como vantagem o bem-estar e, ainda por cima, enche sua casa de charme. Entre as plantas preferidas para urban jungle, estão as samambaias, as jiboias, as alocásias e as mosteras.
Evite ligar muitos eletrodomésticos
Já reparou que, quando ligamos os eletrodomésticos, eles ficam quentes? Isso é porque eles liberam um pouco de calor — consequentemente, quanto mais aparelhos estiverem ligados na sua casa, maior será o aquecimento do ambiente.
Por isso, uma boa dica para amenizar o calor é desligá-los da tomada, deixando apenas aqueles que precisam funcionar o tempo todo, como a geladeira. Além de diminuir a temperatura do ambiente, esse hábito ajuda a economizar em casa, reduzindo a fatura de energia.
Escolha cores claras para o ambiente
Você já ouviu falar que roupa preta esquenta mais, não é? Isso acontece porque tons escuros absorvem luz e, por consequência, calor. Já os tons claros, por outro lado, refletem a luz. Por isso, se você quer evitar que sua casa esquente muito no verão, é uma boa ideia investir em cores claras.
Isso vale para as tintas das paredes, a mobília, os objetos de decoração e outros tecidos, como tapetes e mantas. As cores claras, por si, não aliviam o calor, porém, elas previnem que o lugar aqueça ainda mais.
Prefira um apartamento com varanda
Por fim, se a região em que você mora costuma ter dias muito quentes, considere investir em um imóvel com varanda.
Afinal, não há nada melhor do que ter um ambiente externo para tomar vento quando você estiver com muito calor. Assim, é possível realizar diversas tarefas com mais conforto, desde que você torne o espaço mais funcional.
Por exemplo, se trabalha em casa, que tal colocar uma mesa na varanda para ter um escritório ao ar livre nos dias mais quentes? Aproveite e faça um jardim vertical, para que as plantas ajudem a refrescar ainda mais o ambiente e tornar o ar mais puro. Além disso, uma rede na varanda é uma ótima pedida para relaxar no verão.
Gostou das dicas de como diminuir o calor no seu apartamento? Manter a temperatura do seu lar em equilíbrio é fundamental para uma boa qualidade de vida no verão e evitar males como desidratação ou mesmo insolação. Por isso, coloque já em prática tudo o que aprendeu neste conteúdo.
Antes de ir, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!