A sustentabilidade é um assunto muito relevante para quem está procurando um imóvel para comprar ou investir. Segundo levantamento da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Brain Inteligência Estratégica, 66% dos entrevistados consideram como importante e estariam dispostos a pagar mais pela energia solar no imóvel. Outro ponto destacado por 57% das pessoas é o fato de preferirem espaços arejados e integrados com a natureza.

Além disso, 56% relataram que poderiam pagar mais por um imóvel com tecnologia para reutilização de água de chuva. A pesquisa ouviu 14 mil brasileiros em 2021, dentre eles, 850 pessoas que compraram imóveis no último ano. “O uso de novas tecnologias na construção – que incorporam itens com maior eficiência e menor uso de recursos naturais -, e práticas voltadas à sustentabilidade, como utilização da energia solar e reaproveitamento da água, já fazem parte da realidade das incorporadoras, que buscam oferecer produtos para atender os mais variados tipos de demandas dos clientes”, ressalta Luiz França, presidente da Abrainc. Para ele, o consumidor está mais atento com as boas práticas voltadas à redução do impacto ambiental em todos os setores, dando cada vez mais valor a esse tipo de opção no momento de escolher o novo lar.

A Rio8 tem grande consciência desse movimento, desenvolvendo projetos que têm iniciativas sustentáveis em todas as etapas da construção. Para Manuel Carvalho, diretor de Projetos da empresa, essa prática transcende o campo da arquitetura. “Ela está em tudo que nos rodeia, desde o consumo inteligente até o descarte do seu lixo. Portanto, precisa ser um movimento diário e comum. Não adianta investir em um imóvel sustentável se a parte responsável diária que compete ao cidadão não é realizada”, alerta Carvalho.

No campo da arquitetura, ele destaca que as construtoras e as incorporadoras estão muito mais engajadas e preocupadas com a escolha e o uso de materiais sustentáveis, a utilização da energia e da água com prudência e economia, e o reuso das águas pluviais (de chuva) no condomínio para lavagem das calcadas e irrigação dos jardins. “Nós da Rio8 temos o cuidado de escolher produtos que tenham certificação nacional e internacional de sustentabilidade em nossos projetos e obras. Além disso, damos atenção especial à organização e ao planejamento adequado dos materiais evitando desperdícios e assim diminuindo o lixo no canteiro, considerado o principal gerador de resíduos sólidos da sociedade, além de utilizar dispositivos economizadores de energia e água e outras ações”, diz o diretor.

No Cenário da Montanha, por exemplo, a empresa aproveitou a localização que oferece muito verde. “Conservamos o maior número de mudas arbóreas existentes, tornando um condomínio agradável de morar que conta com uma grande área de lazer central, uma lagoa artificial e diversos equipamentos de lazer. Utilizamos pavimentação intertravada para melhor escoamento das águas de chuvas para amenizar a insolação e gerar áreas com maior conforto térmico”, complementa Carvalho.

Além disso, o executivo conta que a Rio8 utilizou materiais e revestimentos certificados, redutores de energia e água, como sistemas de acendimento automático de iluminação nas áreas comuns e uso de lâmpadas econômicas. Nas pias e tanques foram usadas torneiras com redutores de consumo e caixas acopladas nas bacias sanitárias. “Também criamos uma ciclovia dentro do condomínio para incentivo do uso de meio de locomoção limpo”, ressalta.

No Cenário dos Pássaros, em Teresópolis, cujas obras foram iniciadas, Carvalho afirma que o empreendimento tem as mesmas premissas do Cenário da Montanha. “É um condomínio implantado em uma abundante área verde que terá ciclovia e equipamentos de lazer para toda família usufruir”, destaca. Todos estes atributos contribuem para valorizar o imóvel e, mais do que isso, lembra Manuel, eles conectam as pessoas ao meio ambiente, criando uma comunidade mais forte, sadia e consciente. “Se cada um fizer a sua parte nesse processo, todos tendem a ganhar melhor qualidade de vida”, pontua o diretor.

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários