Que a vida a dois pode ser muito prazerosa, não há dúvidas. Mas como em qualquer relacionamento, é preciso muito diálogo e paciência para que o casal viva harmoniosamente por muitos anos e, eventualmente, se acertar com tranquilidade quando há pontos que divergem sobre determinados assuntos.
Quem vai morar com um companheiro ou companheira numa casa própria, entretanto, precisa se preparar, tanto financeiramente, quanto emocionalmente, para essa nova fase que é muito especial. A seguir, você vai conferir algumas dicas que vão ajudar na nova vida a dois. Acompanhe!
Por que a vida a dois é tão difícil?
É comum que no começo, os casais cedam mais às opiniões do outro a fim de evitar desentendimentos desnecessários. Porém, com o passar dos anos, pode haver um endurecimento de ambos, ou seja, uma barreira em ceder, o que pode tornar a relação mais massante e desgastante.
O tempo pode ser muito benéfico para que a relação se torne mais sólida, mas é preciso vigiar sempre para que a rotina não torne a relação cansativa e desgastante. Para isso, o diálogo é sempre bem-vindo quando há algo que incomode, além disso, nunca prolongar discussões desnecessárias é uma dica muito válida para trazer mais harmonia para o lar.
É possível chamar a atenção do outro com delicadeza
Mais uma vez, a falta de paciência com o outro pode resultar em discussões desnecessárias. Situações pequenas, como uma toalha molhada sobre a cama ou o outro esquecer de lavar a louça precisam, sim, de uma chamada, mas ela não precisa ser grosseira.
Tenham combinados, pequenas regrinhas dentro de casa para seguir, e fale com delicadeza se perceber que alguma delas foi descumprida. Dessa maneira, você vai reparar que as discussões vão diminuir consideravelmente.
Questões financeiras podem atrapalhar
Antes de iniciar uma vida a dois, é importante combinar como serão divididos os gastos do casal. Cada um terá seu dinheiro ou o casal unirá os ganhos? Falar sobre dinheiro faz parte da saúde do relacionamento, que não deve ter tabus como esse, já que esse tipo de situação separa e cria um clima de falta de intimidade.
A importância de ter um imóvel
Falando em questões financeiras, só quem já pagou ou paga aluguel sabe que esse valor acaba sendo desperdiçado e faz toda a diferença no orçamento familiar. Por isso, é muito importante que o casal, visando a saúde financeira, invista em um imóvel próprio.
Atualmente, as condições de pagamento de imóveis são muito favoráveis e, dentre as inúmeras vantagens, está o fato de poder se livrar do aluguel, economizar dinheiro e, ainda, manter sua saúde financeira e, consequentemente, melhorar a qualidade do seu relacionamento.
O que é a vida a dois para os casais maduros?
Não é porque vocês já têm uma vida a dois bem consolidada que devem deixar que o casamento caia na rotina, certo? Por isso, inovar é uma atitude sempre bem-vinda. Quer uma dica? Que tal sugerir a compra de um imóvel em um lugar de paz, como a região serrana do Rio de Janeiro, por exemplo?
Ter um refúgio do casal é excelente, ativa o romantismo na relação e ainda é uma maneira de descansar do caos da rotina das grandes cidades.
A vida a dois pode ser muito feliz e ter uma companhia é realmente especial! Por isso, cuide de seu relacionamento todos os dias, com cuidado e amor para que ele dure por longos anos e seja saudável para ambos.
Gostou deste artigo? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as nossas novidades e conteúdos como esse!