Quem deseja comprar um imóvel e busca opções de financiamento normalmente fica interessado em conhecer as vantagens do Minha Casa Minha Vida. Esse programa foi criado em 2009 para auxiliar as famílias na aquisição da casa própria.
Ele é destinado para as famílias com renda de até R$ 8 mil reais e oferece condições facilitadas para o financiamento habitacional. Quer conhecer as vantagens de participar do programa? Então, confira este post!
1. Taxas de juros mais baixas
Uma das principais vantagens do Minha Casa Minha Vida são as taxas de juros praticadas. Elas variam de acordo com a faixa em que o comprador se enquadra, porém, em qualquer situação, elas são inferiores às praticadas em outras modalidades de crédito.
Na faixa 1, por exemplo, não incidem juros. Nas demais faixas, as taxas variam entre 4,75% e 8,16% ao ano, de acordo com os rendimentos do comprador. Assim, o valor das parcelas e o custo efetivo total do financiamento ficam menores.
2. Subsídio do governo
Outro benefício é a possibilidade de receber subsídios do governo, uma ajuda para quitar o valor do imóvel. As regras variam de acordo com a faixa de renda, da seguinte forma:
- faixa 1: subsídio de até 90% do valor do imóvel;
- faixa 2: subsídio de até R$ 55 mil;
- faixa 3: não há subsídio.
Por isso, ao avaliar a possibilidade de comprar um apartamento, faça simulações para verificar se você se enquadra nos requisitos do Minha Casa Minha Vida e qual o valor do subsídio que pode ser liberado em caso de aprovação do financiamento.
3. Possibilidade de usar o FGTS
Essa modalidade de financiamento também permite o uso do saldo do FGTS para quitar parte do valor, amortizar parcelas ou liquidar o saldo devedor. Para isso, é preciso cumprir estes requisitos:
- ter trabalhado por 3 anos sob regime do FGTS;
- não ter outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- não ser dono ou ter o usufruto de imóvel residencial urbano no município ou região metropolitana onde reside ou trabalha.
Outro benefício é que, nos casos de composição de renda, todos os compradores podem usar o fundo de garantia na aquisição, desde que cada um deles atenda aos critérios previstos na lei.
4. Facilidade para sair do aluguel
Com todas as vantagens que citamos, o Minha Casa Minha Vida garante mais facilidade para quem deseja sair de vez do aluguel. Os gastos com locação costumam ser próximos ao valor das parcelas de um financiamento, com a desvantagem de que o imóvel não é seu.
Assim, você também terá mais liberdade para fazer as modificações no local e segurança em relação à moradia, já que não terá o risco de o proprietário do imóvel solicitar a devolução ou os reajustes do aluguel ficarem muito elevados.
Pronto! Agora você já conhece as vantagens do Minha Casa Minha Vida e como ele pode ajudar na realização do sonho de ter o seu próprio imóvel. Mas, para garantir todos os benefícios, conte com o apoio profissional e procure construtoras de confiança para adquirir imóveis de qualidade e que atendam a todas as suas necessidades.
Gostou do post? Se você tem interesse nessa modalidade de financiamento, aproveite para descobrir se você cumpre os requisitos para participar do programa!