Procurar o imóvel ideal envolve diversos fatores: o tamanho do empreendimento, as facilidades oferecidas no condomínio e, claro, a região do apartamento são apenas alguns deles. Pensando nisso, a região de Piabetá RJ é uma ótima pedida para quem busca uma nova residência.
De fácil acesso e com ótima infraestrutura, o bairro tem se desenvolvido cada vez mais e tem atraído diversos moradores. Pertencente ao município de Magé, quem opta pelo Piabetá não se arrepende.
Quer saber mais sobre essa região? Continue a leitura deste artigo da RIO8 e descubra como o bairro se desenvolveu, as principais formas de lazer e as direções para chegar ao local. Vamos lá?
Para que lado fica Piabetá?
Piabetá é um bairro situado no sexto distrito do município de Magé, estado do Rio de Janeiro, Brasil. É considerado a porta de entrada para a cidade e possui fácil acesso através de quatro vias de entrada e saída, incluindo a Rodovia Rio-Teresópolis BR-116 e a Estrada Velha RJ-107. O bairro se destaca por abrigar o maior cartório eleitoral de Magé, bem como oferecer um comércio diversificado de variados gêneros e serviços.
Piabetá se sobressai em relação ao restante do sexto distrito de Magé, que engloba os bairros de Vila Inhomirim, Fragoso, Pau Grande e Raiz da Serra, este último sendo o bairro-sede da região. Vale ressaltar que Piabetá também tem sua importância histórica, sendo uma passagem da Família Real do Porto da Estrela, em Mauá, até Petrópolis.
O bairro é composto por uma comunidade vibrante, com uma cultura rica e diversa. Além disso, é conhecido pela sua governança corporativa, qualidade dos serviços e empresas locais atuantes na região.
Localizado próximo a importantes rodovias, Piabetá tem fácil acesso a cidades vizinhas e atrai turistas que buscam explorar a região serrana do estado do Rio de Janeiro. O bairro também oferece uma grande quantidade de áreas verdes, como a Praça Getúlio Vargas, que possui um amplo espaço para lazer e atividades físicas.
Como foi o desenvolvimento da região?
Piabetá, banhada pelo rio Inhomirim, foi citada pela primeira vez no ano de 1568 nas chamadas Cartas de Sesmarias. Posteriormente, já em torno do ano 1700, a região ficou conhecida pelo cultivo de cana-de-açúcar, arroz, mandioca e pela produção de aguardente.
A partir de 1889, com a instauração da fase da República no Brasil, as fazendas foram loteadas e os bairros tiveram início. O desenvolvimento na região, então, se tornou mais veloz e passou a atrair novos moradores.
O que têm em Piabetá?
O primeiro destaque de Piabetá é a infraestrutura completa, que proporciona qualidade de vida e comodidade para os habitantes. Ao contrário de condomínios em grandes centros urbanos, Piabetá foi planejado com cuidado e prioriza a rede elétrica funcional, bom sistema de drenagem e esgoto, abastecimento de água perfeito e ruas bem pavimentadas.
Outro grande diferencial do bairro é a segurança para toda a família. Piabetá conta com equipamentos de vigilância, câmeras de controle e portarias 24 horas, o que torna a região organizada, com muita luz e ruas largas para coibir comportamentos ilegais. A sensação de segurança é predominante no dia a dia dos moradores.
Mais um ponto positivo é a documentação transparente, que garante que os empreendimentos seguem as normas de construção em vigor e outras exigências legais. Além disso, morar em Piabetá significa usufruir de ótimos espaços de lazer, como a Praça de Piabetá, Cachoeira Grande e o Poço das Mulatas. Para quem gosta de eventos e shows, o Campo de Piabetá FC e a Cooperativa de Pau Grande são famosas casas de shows da região.
Por fim, o bairro oferece uma ampla oferta de serviços, desde comércio local com lanchonetes, padarias, mercados e farmácias, até escolas. Piabetá é uma região que tem se desenvolvido cada vez mais e, por isso, tem atraído muitos moradores em busca de qualidade de vida e praticidade.
Como é morar em Piabetá?
Viver em Piabetá oferece uma experiência diversificada e promissora. Com ótima infraestrutura e acesso a vias importantes, o bairro é uma opção interessante para quem busca um novo lar.
Além disso, a região oferece atrativos como a Serra de Petrópolis, a Cachoeira Grande e o Poço das Mulatas, que são ótimos locais para desfrutar com familiares e amigos.
Quais as principais formas de lazer?
O lugar tem diversas opções de lazer para os amantes de natureza. Além da chamada Praça de Piabetá, famosa por ser um ótimo local para famílias, esportistas e para passeios com pets. É possível conhecer a Serra de Petrópolis, caminho que inicia em Raiz da Serra.
A Cachoeira Grande e o Poço das Mulatas são indicados para quem gosta de aventura. Se a intenção é aproveitar um dia de caminhada, coloque esses destinos em sua lista e tome um banho refrescante no local.
Há, também, uma pista de decolagem de parapente e asa delta, localizada no bairro da Siméria. Com uma altitude de 900 metros, os locais contam com uma bela vista da cidade — vale lembrar, apenas, que o pouso ocorre na Vila de Fragoso.
Já em relação à vida noturna, o Campo de Piabetá FC e a Cooperativa de Pau Grande são casas de shows famosas, reunindo diversos moradores do local.
Como chegar a Piabetá?
É possível chegar à Piabetá pela via Bongaba e pela estrada municipal. Com a primeira opção, o viajante acompanha a Estrada de Ferro Mauá, que foi a primeira construída no Brasil — ou seja, também é um ótima ideia para passeio.
Já a estrada municipal foi construída em meio à região agrícola. Pelo caminho, o viajante pode encontrar o Clube de Futebol do Rio de Janeiro, famosa escola de futebol do local.
Se você está a procura de um bairro para morar, saiba que a região de Piabetá RJ atende todas as expectativas. Com ótima infraestrutura, locais para lazer e vias de fácil acesso, os moradores podem aproveitar o que Piabetá oferece de melhor. Conheça esse bairro, se apaixone e já comece a organizar a mudança!
Gostou de conhecer a região de Piabetá? Interessante, não? Compartilhe, agora, este post em suas redes sociais e convide os seus amigos à leitura!