reforma de apartamento novo

Quem quer fazer uma reforma de apartamento novo preciso ter alguns cuidados para que a obra seja segura e respeite todas as regras administrativas e do condomínio.

Como essa mudança pode ter um custo alto, tomar essas precauções garante redução de custos e evita dores de cabeça como o embargo da obra, gastos desnecessários e atrasos para terminar todo o procedimento.

Neste texto, você vai aprender como funciona a reforma de um apartamento e quais passos você deve seguir para não ter problemas. Confira!

Como funciona a reforma de apartamentos novos?

Para fazer uma reforma de apartamento novo é preciso seguir alguns passos para garantir que a obra está dentro das especificações legais necessárias, não será embargada ou oferecerá riscos para os moradores e vizinhos.

Por isso, a primeira atitude deve ser contratar profissionais capacitados para fazer o projeto, providenciar os documentos necessários e acompanhar todo o desenvolvimento da obra para não ter problemas.

Com isso você conseguirá fazer um bom planejamento: aqui é preciso saber quais são as suas necessidades e desejos e depois colocar tudo isso no papel. Isso é importante porque é muito difícil e custoso fazer mudanças no meio da obra.

Outro ponto fundamental é pensar bem sobre os custos. Defina um valor máximo que você quer gastar e procure profissionais capacitados. Sempre desconfie daqueles que cobram muito barato, mas tente achar um bom custo-benefício de acordo com o seu orçamento.

É preciso autorização judicial?

Geralmente não é preciso autorização judicial para fazer uma reforma, porém, é necessário ter os documentos certos para que a obra seja analisada e aprovada pela prefeitura e órgãos competentes.

Primeiro é preciso fazer um projeto que deve ser confeccionado por um profissional da área, como um arquiteto ou engenheiro capacitado. Ele é o documento que mostra exatamente o que será feito no apartamento.

Também é preciso ter o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), que serve para garantir que a reforma atende às exigências de segurança e qualidade. Ele também é feito pelo arquiteto ou engenheiro, que deve acompanhar toda a execução da obra.

Por fim, o memorial descritivo também é fundamental. Nele ficam especificados quais são os materiais utilizados para compor a reforma, desde acabamentos até os itens estruturais mais pesados. Por isso, ele serve como uma garantia de qualidade.

O que analisar na estrutura do prédio?

Analisar a estrutura do prédio também é fundamental antes de fazer a reforma, isso porque alguns detalhes podem impedir você de realizar o projeto, seja por segurança ou mesmo por viabilidade de custos.

É preciso fazer um estudo completo para antecipar qualquer problema que impeça a execução da obra. Derrubar paredes, retirar vigas, aumentar espaços pode ser muito perigoso se houver algum pilar de sustentação.

Outro ponto da estrutura que deve ser analisado é a parte elétrica e hidráulica, principalmente em reformas de banheiros e cozinhas, pois eles devem ter os encanamentos e tubulações corretos e a possibilidade de mudá-los de local.

Também é preciso verificar com o condomínio ou a construtora se há um manual de operação e manutenção do edifício e respeitar todas essas normas. Elas são específicas de cada empreendimento, por isso é necessário analisar com atenção.

Como você viu, fazer uma reforma de apartamento novo requer um bom planejamento. Você sempre deve contar com uma construtora, como a Riooito, que proporciona apartamentos de qualidade e profissionais capacitados para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto!

Ficou interessa no assunto? Então fale com a gente e saiba como nós podemos ajudá-lo na reforma de apartamento!

 

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários