quanto custa morar em Itaipava

Saber quanto custa morar em Itaipava é uma dúvida muito comum para os que pretendem comprar ou alugar um imóvel na tão cobiçada região da serra fluminense. Trata-se de um dos melhores lugares para morar no estado do Rio de Janeiro, por toda a infraestrutura oferecida e ótima qualidade de vida.

Para quem ainda não sabe, Itaipava é um distrito ou um bairro da cidade de Petrópolis, conhecido como refúgio para muitos moradores da capital carioca, principalmente para os que possuem um poder aquisitivo elevado e querem evitar a correria da cidade nos períodos de descanso.

Antes de mais nada, posso afirmar que não existe um valor fixo de quanto é o custo de vida nessa região. Isso depende muito de qual parte dela é escolhida para morar, bem como o estilo de vida do morador e as suas preferências no dia a dia.

Para que você possa entender melhor tudo que envolve esse assunto, preparei este conteúdo. Ele vai ajudá-lo a entender sobre o custo médio de vida, além de compará-los com outras cidades da Região Serrada do Rio de Janeiro. Confira!

Quanto custa morar em Itaipava?

Não é possível fornecer valores exatos dos custos de morar em Itaipava. Porém, vou listar aqui o que é preciso levar em consideração para fazer as contas, além de informações sobre cada um desses aspectos. Acompanhe abaixo!

Moradia

Um dos pontos mais importantes para quem decide morar em Itaipava está em entender o custo com moradia. Antes de mais nada, sabia que a qualidade de vida da região é indiscutível, e isso é um dos fatores que acabam elevando um pouco o preço dos imóveis, mas nada que esteja fora da média de preços da cidade.

Apesar disso, é possível encontrar várias faixas de preço, ligadas ao tamanho do imóvel, sua localização e se ele se encontra em um condomínio fechado ou não. Hoje, já existem diversos projetos de Unidades Habitacionais, que tendem a ser mais baratos que as casas em condomínios fechados.

Isso vale não somente para comprar uma casa ou apartamento, mas também para quem pretende alugar um imóvel. Quando comparamos esse custo com outras cidades da Região Serrada do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis em si tende a ter um custo um pouco maior.

Transporte

Os gastos com transporte também variam muito. A região de Itaipava fica afastada do centro de Petrópolis, então, se a maioria dos seus compromissos diários são no centro da cidade, haverá um custo relevante com transporte, tanto em dinheiro quanto em tempo de deslocamento.

Caso tenha carro próprio, o custo será o de abastecer o automóvel de tempos em tempos para fazer o trajeto, bem como realizar as manutenções necessárias no veículo. Caso dependa do transporte público, a tarifa do ônibus varia de R$4 a R$8, segundo o tipo de ônibus e o local que ele atende. Há também a opção do serviço de táxi e aplicativos como o Uber para quem mora no bairro.

Hoje, a cidade de Petrópolis abriga algumas faculdades que são referência em ensino no Brasil, e muitos estudantes se mudam para a cidade e escolhem o bairro como opção de moradia. Nesse sentido, é preciso levar em consideração ser preciso se deslocar para o campus dessas universidades.

Em relação às outras cidades da Região Serrana, esse custo não foge muito da média, visto que o preço do transporte público e do combustível estão na mesma faixa, variando apenas alguns centavos.

Lazer

Um dos pontos fortes de Itaipava é o lazer, principalmente no que diz respeito a ter opções de bares e casas noturnas. Como o bairro é um local que atrai muitos turistas e pessoas de um alto poder aquisitivo, esse tipo de custo costuma ser mais caro que o normal quando comparamos com outros bairros de Petrópolis.

Além disso, para quem gosta de fazer compras, há opções de lojas de roupas e lembrancinhas, mas que também estão a serviço do turismo, portanto, costumam ser mais caras que o centro de Petrópolis e região.

Nesse cenário, o morador de Itaipava conta com a opção de se divertir mais perto do centro da cidade, onde poderá encontrar opções de lazer a um preço mais em conta e que se encaixe com as suas preferências.

Alimentação

A alimentação também é um ponto a ser levado em consideração. A região é recheada de restaurantes para todos os gostos, mas que possuem costumam ter um preço pautado na demanda do turismo. Itaipava é uma região muito procurada por pessoas de fora da cidade nos fins de semana, feriados e datas comemorativas.

Porém, o morador de Itaipava poderá usufruir dos supermercados para fazer compras e preparar suas refeições em casa. Não só o bairro, mas a cidade de Petrópolis apresenta uma grande variedade de mercados, sejam eles de grandes redes ou de menor porte.

Nota-se que o preço dos mantimentos nesses mercados costumar ser um pouco mais elevado quando comparado com as outras cidades da região e até da capital carioca, mas nada muito absurdo.

Comércio

Por fim, Itaipava não possui uma variedade grande de comércio no seu entorno, voltado para os moradores da região, tal como farmácias, padarias e outros serviços. Por isso, é normal que o preço praticado por esses estabelecimentos seja mais elevado quando comparado com os que estão presentes no centro da cidade.

Apesar disso, se o morador passa boa parte do tempo no centro, é possível levar em consideração que esses custos podem ter como base os lugares com melhores preços da cidade. Ainda assim, para a região das serras fluminenses, o valor desses serviços sai mais caro para o morador de Itaipava do que os que moram nas outras cidades.

Embora não haja um valor exato, com as nossas dicas, é possível ter uma boa noção de quanto custa morar em Itaipava e planejar a sua mudança para uma das melhores regiões do estado do Rio de Janeiro, certo?

Quer saber mais sobre Itaipava? Então, entre em contato conosco e agende uma conversa com um de nossos especialistas para apresentarmos o bairro com mais detalhes!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários