A construção de imóveis deve ser muito bem planejada, sobretudo para a casa própria. Para que um projeto de arquitetura seja eficiente e econômico, uma série de itens devem ser observados e bem calculados, como o tamanho do terreno, qual o tipo de construção ficará melhor naquele espaço, o tipo de material que será utilizado, entre outras.
A seguir, apresentarei 2 projetos que contemplam todos esses requisitos e muito mais. Acompanhe a leitura!
1. Conheça o projeto de uma casa térrea pequena e econômica
As arquitetas Larissa Soares e Rina Gallo, do escritório StudioRio Arquitetura, receberam o desafio de criar uma residência térrea, com dois quartos e uma suíte, em um condomínio residencial em Sorocaba. O espaço disponível para a construção era de 150 m², dos quais as arquitetas utilizaram 98 m² na construção do imóvel.
A principal solicitação do cliente era de que a residência deveria ser funcional e com uma fachada impactante. Para atender a essa solicitação, as arquitetas definiram algumas características essenciais para o imóvel:
- pé direito mais alto na área social, o que contribuiu para deixar o ambiente mais iluminado;
- foi instalada uma laje pré-fabricada, que facilita a instalação e tem menor custo;
- na fachada da casa foi construída uma abertura que recebeu um vidro para o fechamento, isso proporcionou mais iluminação natural à residência;
- para fazer os acabamentos foram utilizados revestimentos econômicos, como cerâmica para os pisos e azulejos nas paredes do banheiro e cozinha.
O valor total gasto nesse projeto foi de R$ 67,88 mil.
2. Saiba como foi feito o projeto de arquitetura de dois sobrados
Os arquitetos e sócios Luiz Paulo Andrade e Felipe Scroback se transformaram em vizinhos ao ver a possibilidade de construírem o sobrado de seus sonhos em dois terrenos que estavam à venda na Vila Madalena, em São Paulo.
Os arquitetos compraram os dois terrenos vizinhos, de 160 m² cada. A proposta é a construção de dois sobrados, um de 133 m² e outro de 195 m². Os dois projetos tiveram início em 2009 e foram concluídos em 2011.
Sobrado de 133 m²
Nesse projeto, os arquitetos priorizaram a iluminação natural. Para isso, instalaram grandes vidraças na parte da frente e de trás do imenso salão do andar inferior. A ideia era fazer um ambiente aberto com sala e cozinha integradas em um único espaço. Para completar a área da cozinha, instalaram uma ilha com eletrodomésticos e equipamentos modernos.
O conceito de sala e cozinha integradas tem o principal propósito de otimizar o espaço, além de promover e facilitar a união dos moradores e visitantes da residência.
O piso de granilite polido foi escolhido por ser um revestimento de fácil manutenção. No andar superior, foram construídos três quartos, sendo que um deles é suíte e um banheiro compartilhado para os outros dois quartos.
Sobrado de 195 m²
Os arquitetos construíram esse sobrado quase todo de concreto glacial. Para contrastar com o visual cinzento do material, investiram em um grande painel de ladrilhos hidráulicos. Assim como no primeiro sobrado, também utilizaram o conceito de sala e cozinha integradas e com abertura para o jardim.
Para integrar a cozinha ao jardim, os arquitetos construíram uma conexão entre as bancadas dos dois ambientes. Dessa forma, o espaço pode facilmente ser utilizado para receber os amigos e fazer refeições. No primeiro pavimento foram construídos três dormitórios e no segundo, um quarto de serviço.
É possível fazer um excelente projeto de arquitetura, que seja econômico, funcional e bonito. Para isso, é preciso fazer boas escolhas de materiais e buscar alternativas econômicas. Além disso, aproveitar ao máximo o espaço disponível, bem como utilizar meios para promover uma iluminação mais eficiente ao ambiente.
Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais!