Para acertar na compra de um imóvel na planta, é importante conhecer algumas perguntas para fazer para a construtora. Com base nas respostas, você terá condições de analisar se o bem cumpre todos os requisitos que procura e comparar com outras opções do mercado para escolher a melhor.
Você sabe o que deve ser esclarecido nesse momento? Essa é uma dúvida comum, principalmente para quem vai comprar o primeiro imóvel, já que a aquisição exige um grande investimento e um ótimo planejamento financeiro.
Para ajudar nessa tarefa, preparei uma lista com 7 perguntas para fazer para a construtora antes de assinar o contrato de compra e venda. Acompanhe!
1. Como é a infraestrutura da região?
Sem dúvidas, essa é uma das principais perguntas para fazer para a construtora antes de comprar o imóvel. É preciso saber quais são as comodidades próximas e características da região antes de fazer a compra, pois isso influenciará a rotina e a qualidade de vida da família.
Aqui, vale a pena verificar como é a pavimentação e a iluminação da rua, assim como os atendimentos pelas prestadoras de serviços, como energia elétrica, água, internet, TV por assinatura e outros itens de interesse do comprador.
Outro ponto é avaliar as vias de acesso para o bairro, já que isso influenciará no tempo investido no trânsito, e a existência de estabelecimentos comerciais próximos, como mercados, farmácias e restaurantes, que trarão mais comodidade.
2. Quais são as perspectivas de valorização?
Mesmo que o objetivo da compra seja moradia, é importante saber quais são as expectativas sobre a valorização do empreendimento. Ele fará parte do patrimônio familiar e, no futuro, pode ser vendido ou negociado, então esse é um fator importante.
Algumas regiões das cidades são mais conhecidas, facilitando essa avaliação. No entanto, muitas vezes, os empreendimentos são construídos em loteamentos novos e mais afastados, dificultando essa análise.
Por isso mesmo, vale a pena perguntar para a construtora sobre esse fator e fazer pesquisas adicionais, conversando com outros profissionais da área antes de decidir. Essa informação também pode ser utilizada durante a negociação.
3. Quais são os outros empreendimentos do portfólio?
Uma das perguntas para fazer para a construtora trata dos outros empreendimentos da empresa, principalmente os que já tenham sido entregues. Essa é uma informação interessante para que você avalie as outras obras, veja a qualidade dos acabamentos e conheça mais sobre o serviço prestado.
Muitas vezes, é possível conseguir informações com outros compradores para saber se a entrega seguiu como previsto, se ocorreu algum problema com a qualidade da entrega ou a necessidade de reparos após receber as chaves.
Com base nisso, fica mais fácil avaliar se a empresa tem a experiência necessária e realmente cumpre com o que foi ofertado. Dessa forma, você terá mais segurança para fechar negócio ao comprar um apartamento na planta.
4. Quais são as formas de pagamento disponíveis?
A forma de pagamento é um dos pontos mais importantes do contrato, então precisa ser conversado com calma para encontrar uma alternativa viável e segura. Não adianta assumir um compromisso maior do que você consegue arcar, pois, isso pode resultar na perda do imóvel.
Verifique com a construtora quais são as opções aceitas, em especial o financiamento bancário, e como é feita a quitação da entrada. Muitas vezes, as empresas parcelam a entrada por conta própria, até que as chaves sejam entregues e seja possível financiar o saldo devedor ou quitar o imóvel.
Caso tenha um alto valor guardado, vale a pena tentar negociar descontos pelo pagamento à vista da entrada ou, até mesmo, do valor total. O importante é fazer um planejamento financeiro para compreender todas as alternativas e, depois, procurar a construtora para a negociação.
5. Qual é o prazo de entrega do empreendimento?
Outra pergunta para fazer para a construtora ao comprar um imóvel na planta é o prazo para entregar da obra. Ele deve estar estabelecido no contrato de forma clara, já que isso gera uma obrigação para a empresa.
Essa informação é necessária para que você verifique se o imóvel será entregue em um prazo adequado para os seus planos. A vantagem é que as construtoras costumam ter empreendimentos em diversas etapas de construção, aumentando as opções disponíveis para a compra.
Uma dica aqui é sempre se planejar deixando alguns meses de folga, para eventuais imprevistos que podem surgir. Aproveite para pesquisar como foram as entregas anteriores feitas pela empresa e se houve atrasos. Assim, você consegue avaliar se vale a pena fazer a compra ou se é melhor procurar outra opção.
6. Qual é o valor do condomínio?
Os condomínios exigem o pagamento de uma taxa mensal obrigatória, cuja inadimplência pode levar à inclusão em cadastros de inadimplentes, cobranças judiciais e, até mesmo, a penhora do imóvel para pagar a dívida. Desse modo, é fundamental entender quais serão os custos envolvidos para acrescentá-los ao planejamento mensal.
Caso não tenha um valor definido, pergunte sobre a mensalidade em empreendimentos semelhantes já entregues ou faça pesquisas considerando as características do condomínio, como elevadores e espaços comuns disponíveis.
7. Quais são as possibilidades da planta?
Finalmente, é preciso verificar quais são as possibilidades da planta do imóvel para eventuais alterações e reformas. É bastante comum que surja a necessidade de fazer pequenas adaptações para que o imóvel atenda melhor às necessidades, como a abertura de paredes e transformação de alguns cômodos.
Como algumas mudanças podem afetar a estrutura, será necessária a aprovação da construtora. Assim, vale a pena verificar quais são os limites antes de fazer a compra. Desse modo, todas as alterações serão planejadas considerando as possibilidades da planta, evitando frustrações, como o impedimento de realizar a obra após a conclusão do projeto.
Pronto! Conhecendo essas perguntas para fazer para a construtora, sem dúvidas você terá as informações necessárias para verificar se o empreendimento atende às suas necessidades. Além disso, não se esqueça de pesquisar diferentes opções do mercado para garantir o melhor custo-benefício ao investir.
Então, gostou do conteúdo? Se você quer acompanhar outras dicas importantes para a compra de imóveis, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog por e-mail!