A pandemia causada pelo coronavírus teve efeito devastador nas bolsas de valores e economias mundiais. Diante desse cenário tão incerto, os analistas financeiros divergem quanto ao que deve ser feito para preservar o patrimônio. Porém, em meio a crise, há oportunidades de investimento, e você pode aproveitá-las.
Descubra, a partir de agora, porque ficar atento ao mercado, às principais opções disponíveis para investir o seu dinheiro e às melhores formas de encontrar e aproveitar as oportunidades. Boa leitura!
Por que você deve ficar atento as oportunidades?
Muita gente se baseia no emocional para tomar decisões de investimento. Esse é um erro que pode custar caro. Afinal, você pode perder dinheiro toda vez que uma decisão é tomada por impulso.
Agora, não é o momento de se desesperar, mas de encontrar alternativas para preservar o patrimônio e ainda conseguir alguma valorização. Quem tiver frieza e pensar de forma estratégica pode analisar melhor as opções e garimpar ótimas oportunidades no mercado para investir. Você conhecerá algumas delas neste post.
Como aproveitar as oportunidades de investimento no período de crise?
Atualmente, podemos listar 3 modalidades que oferecem oportunidades de investimento: os títulos de renda fixa, os papéis da renda variável e, claro, os imóveis físicos. Cada uma dessas opções tem características específicas, se diferenciando quanto ao grau de risco, rentabilidade e liquidez. Veja um guia breve para analisar cada opção!
1. Pesquise as melhores ações do momento
São as ações pertencem ao grupo da renda variável. Elas são muito voláteis e, por isso, o risco de perdas é grande. Porém, as possibilidades de ganhos vem na mesma proporção. Esse tipo de investimento é indicado para quem tem o perfil mais agressivo e boa tolerância às perdas.
A liquidez é boa, considerando que pode vendê-las num dia e receber o dinheiro no outro, mas os lucros são tributados em 15%, caso as vendas ultrapassem a marca de R$ 20 mil no mês.
Para encontrar as melhores opções, observe os gráficos do IBOVESPA e do dólar. Caso o primeiro esteja em tendência de alta, procure aplicar o dinheiro em ações que oscilam menos. As empresas do setor energético, como Taesa e Comgás, são bons exemplos.
Se o índice de ações brasileiro estiver em queda, por outro lado, possivelmente o dólar valorizará. Então, vale a pena analisar empresas dolarizadas (que recebem em dólar), como Suzano, Embraer e Gol. Muitas dessas empresas tendem a seguir um rumo contrário do IBOVESPA e proteger os investimentos de grandes perdas em épocas de baixa.
2. Considere os títulos de renda fixa
Para quem tem o perfil mais conservador e não suporta as oscilações do mercado, os títulos de renda fixa oferecem boas oportunidades de investimento. O Tesouro Selic, por exemplo, paga juros de 20% a 30% melhor que a poupança e tem liquidez diária.
O risco está atrelado a falência do governo, o que é quase nulo, e a tributação sobre os lucros segue uma tabela progressiva. Quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será o Imposto de Renda pago.
Para encontrar as melhores oportunidades, avalie também os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e LCs (Letras de Crédito) com liquidez diária. Algumas modalidades oferecem um percentual ainda melhor que o Tesouro e são assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), devolvendo até R$ 250 mil, caso as instituições decretem falência.
3. Fique de olho no mercado imobiliário
Tradicionalmente, o mercado imobiliário é o mais seguro e mais utilizado pelos investidores para proteger o capital. No momento, a oferta de unidades é boa e há uma tendência forte de valorização para os próximos anos.
Apesar de a liquidez não ser imediata, os imóveis ajudam a valorizar o patrimônio mesmo em épocas de crise. Por isso, é o tipo de investimento mais confiável, principalmente durante as incertezas. Para encontrar boas opções, considere os imóveis na planta, lançamentos e usados em áreas que estão em expansão.
Como pôde perceber, o mercado oferece boas oportunidades de investimento, mesmo diante da crise. Então, siga essas dicas para encontrar as melhores alternativas e diversifique o seu patrimônio.
Pronto para começar? Entre em contato com a Riooito agora mesmo e veja como podemos ajudar!