Você sabia que existe o Dia da Habitação? A data, comemorada no dia 21 de agosto, foi criada em 1964 em homenagem à aprovação da lei do Sistema Financeiro de Habitação e da criação do Banco Nacional da Habitação (BNH). É, sem dúvida, uma celebração importante, afinal, ter uma casa é o sonho de toda família. E para mostrar como o brasileiro se relaciona com o lar, uma pesquisa do portal Imovelweb levantou necessidades, usos e conexões das pessoas com a moradia, com base nas mudanças desencadeadas pela pandemia. O estudo ouviu 3.200 usuários da plataforma de países como Brasil, Argentina, México, Peru, Equador e Panamá.

O levantamento lembra que, antes da consolidação do home office como única alternativa de trabalho durante a crise da Covid-19, a casa muitas vezes era apenas um local de passagem porque o morador vivia mais tempo fora do que dentro do lar, usando o imóvel apenas nos fins de semana. No entanto, com a pandemia, tudo mudou, fazendo com que a decoração e a reforma saíssem do papel. Isso porque estar em um espaço 24 horas por dia levou à necessidade de repensar não apenas o visual como também o conforto.

A pesquisa identificou, por exemplo, que 87% dos pesquisados estão interessados em se mudar para um novo imóvel. Já os 13% restantes consideram válida a opção de renovar a sua casa. As novas necessidades trouxeram desejos para dividir, unir e ampliar espaços e o impacto da transformação do trabalho foi um dos principais fatores. No Brasil, segundo o estudo, 52% dos proprietários, principalmente aqueles que desejam se mudar, querem que esta nova propriedade tenha um jardim, exigência que vem crescendo desde o início da pandemia e que continua sendo uma tendência essencial na nova era do trabalho híbrido. Além disso, 38% dos entrevistados são inquilinos que não têm casa própria e querem ou precisam se mudar. Nesses casos, 29% dos pesquisados consideram o preço do aluguel a maior dificuldade.

Ainda sobre as características exigidas em uma casa, o estudo aponta que os brasileiros priorizam espaços verdes, ambientes mais amplos e segurança, tendências marcadas pela mudança de paradigma que esse novo estilo de vida implicou. Já 21% dos pesquisados procuram um imóvel que tenha quintal ou sacada; 16% uma varanda e 5% um jardim.

Outros requisitos apontados são:

– Que seja em condomínio (18%);

– Que seja perto da cidade (13%);

– Mais metros quadrados (9%);

– Mais ambientes (7%).

Cozinha é o cômodo mais desejado para reformar

A pesquisa do portal Imovelweb afirma ainda que a cozinha é o local preferido dos brasileiros quando o assunto é reforma (15%). Em seguida, aparecem quartos, banheiros e sala com 11%. Outros cômodos somam 51%. E para buscar inspiração na hora de decorar, a maioria das pessoas usa as redes sociais, como contas do Instagram e Pinterest (45%). Outras ideias podem vir de blogs de decoração (22%), revistas especializadas (21%) e televisão (13%).

São resultados muito interessantes, não é mesmo? A Rio8 tem ciência dessas preferências e está sempre atenta aos desejos de quem deseja comprar um imóvel. Prova disso é que os empreendimentos da empresa na Região Serrana e em Piabetá oferecem grandes áreas verdes, segurança e varandas, além de lazer completo para todos da família. Aproveite a visita e conheça os projetos!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários