O que fazer em teresópolis? Veja como aproveitar ao máximo

Situada a 900 metros acima do mar, Teresópolis encanta pela sua bela paisagem e, de quebra, pelas temperaturas mais amenas — tanto é que a cidade ganhou o título de Capital Nacional do Montanhismo. Por isso, para quem não sabe o que fazer em Teresópolis, já pode imaginar que é possível conciliar visual bonito e contato com a natureza.

Partindo do Rio de Janeiro, são 96 km de estrada até o destino final. Pela BR-116, o tempo estimado da viagem é de 1 hora e 40 minutos, o que torna bastante viável a locomoção por automóvel, motocicleta ou ônibus. A cereja do bolo é, justamente, a vista durante o percurso: o passeio começa logo na estrada!

Se você está planejando conhecer essa cidade incrível da Região Serrana do Rio, continue a leitura e confira 7 atrações especiais. Vamos lá: você vai se apaixonar!

Afinal, o que podemos fazer em Teresópolis?

Confira, a seguir, o nosso guia completo com dicas, pontos turísticos, passeios, trilhas e restaurantes!

1. Granja Comary

Se você é apaixonado por futebol, com certeza já ouviu falar nesse nome, não é mesmo? A Granja Comary é o centro de treinamento da seleção brasileira e, sim, é possível visitar o local quando os jogares não estiverem concentrados.

São 150 mil quilômetros quadrados de área verde, uma vista incrível para a Serra dos Órgãos e sem contar, claro, com o Lago Comary.

Todos esses componentes formam uma paisagem digna de cartão-postal e um ambiente que agrada aos mais diversos gostos: seja o pai que gosta de natureza, a mãe amante de futebol e os pequenos que curtem brincadeiras ao ar livre. Aproveite o final de semana e marque presença na Granja Comary.

2. Parque Natural Montanhas de Teresópolis

O Parque Natural Montanhas de Teresópolis é um parque municipal, sendo o maior desse tipo no Estado do Rio de Janeiro. Como a sua entrada é gratuita, ele pode ser muito desfrutado pelos visitantes.

A chamada Trilha da Tartaruga é, com toda certeza, a atração principal do parque: com um nível de dificuldade intermediário, o objetivo é alcançar a chamada Pedra da Tartaruga. Também não é obrigatória a contratação de um guia para acompanhamento durante o trajeto, o que facilita a aventura.

Se você não dispensa a prática de exercício físico e adora uma paisagem montanhosa, coloque o Parque Montanhas de Teresópolis entre os lugares essenciais para visitar.

3. Feirinha do Alto de Teresópolis

Já a feirinha do Alto é a queridinha dos amantes de artesanato. O seu diferencial é o tamanho: são mais de 700 barracas, reunindo os mais diversos tipos de produção — e, também, de comidinhas.

Como a feira teve início em 1983, a tradição já criou raiz. Por isso, se você deseja conhecer o artesanato de Teresópolis, anote na agenda que a feirinha funciona aos sábados, domingos e feriados.

?? Separamos estes conteúdos que também podem te interessar ?

4. Pedra do Elefante

Já para os amantes de fotografia, a Pedra do Elefante é parada obrigatória — principalmente, ao entardecer. Como essa pedra está situada em um mirante, é possível alcançá-la por meio de uma trilha rápida e de nível iniciante, ou seja, funcionando como um passeio para toda a família.

Como o mirante está localizado na entrada de Teresópolis, não é necessário percorrer horas de estrada ou a utilização de veículos mais equipados para trilhas e vias esburacadas ou de terra. Prepare o tênis de caminhada, leve água e curta a vista!

5. Vila St. Gallen

Como já foi falado bastante de natureza e trilha, chegou o momento de conquistar os cervejeiros de plantão. Bastante famosa, a cerveja Therezópolis é produzida justamente em Teresópolis, situada na Vila St. Gallen.

Inspirada em uma vila germânica, a Vila St. Gallen remete o visitante a uma experiência incrível: o vestuário dos atendentes, o ambiente e, claro, a comida são inspirados pelas raízes alemãs.

Separe um período para fazer o chamado Tour da Cerveja e se encante com a produção no local e o aprendizado de harmonização da cerveja. Caso deseje curtir uma noite animada, existem vários bares que oferecem música ao vivo.

6. Centro de Teresópolis

A história de um local pode ser encontrada nos mais diversos detalhes da cidade: no asfalto diferenciado em determinada rua, na igreja antiga ou em museus específicos. Em Teresópolis, é justamente no centro que se concentra a preservação de sua história.

A sede da Prefeitura de Teresópolis é o primeiro exemplo da história e da arquitetura que podem ser apreciadas nos dias de hoje. Conhecida como o Palácio Teresa Cristina, a beleza da construção encanta muitos visitantes.

O SESC de Teresópolis também é localizado em paredes históricas, no chamado Palacete Granado — local em que funcionou a primeira farmácia da cidade. Por fim, é possível visitar a Casa da Memória Arthur Dalmasso, um museu composto por objetos doados pelos próprios moradores.

7. Cachoeira dos Frades

Para finalizar a lista dos 7 locais em Teresópolis que merecem uma visita, a Cachoeira dos Frades funciona como uma reunião de aventura, natureza e uma experiência aquática nas águas cristalinas da Cachoeira dos Frades.

Na realidade, a queda d’água tem em torno de 10 metros, resultando, essa queda, em um poço ideal para banho. Por isso, vale a visita, o mergulho e o relaxamento nas pedras da cachoeira.

Situada na rodovia Teresópolis-Friburgo, você chega ao destino no km 20, por meio de uma estrada de terra. No entanto, não é necessário contar com um veículo 4×4: a estrada é tranquila e de fácil acesso.

Separe água, barrinhas de cereais e outros alimentos, considerando que lá não há serviço de restaurantes ou lanchonetes, e aproveite um dia especial!

Como visto, procurar o que fazer em Teresópolis nos remete a uma lista abrangente e com opções variadas: é por esse motivo que a cidade é muito requisitada pelos visitantes e, também, considerada um local excelente para moradia.

Se você está planejando conhecer essa cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, anote as dicas apresentadas neste artigo, prepare a máquina fotográfica, faça a revisão no automóvel e aproveite dias incríveis. Boa viagem!

Gostou de conhecer um pouquinho mais de Teresópolis? Tem mais informação sobre a cidade, compare se vale a pena conhecer Teresópolis ou Petrópolis, 2 cidades incríveis da região.

Posts Similares

5 1 voto
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários