Está afim de curtir o clima agradável da Região Serrana do Rio de Janeiro, mas não sabe o que fazer em Itaipava? Esse distrito de Petrópolis está a aproximadamente 94 km da capital e pode ser acessado de carro ou de ônibus, em viagem que dura um pouco menos de 1h30.
A região é ideal para quem deseja fugir da agitação da Região Metropolitana, mas sem perder as opções de entretenimento. Conhecida pela sua segurança e tranquilidade, Itaipava é um ótimo destino para curtir o fim de semana ou para morar com alta qualidade de vida.
Separei quatro dicas de programas para você fazer por lá. Continue a leitura e aproveite!
1. Passear no centro
Itaipava não tem grandes empreendimentos, mas alguns locais são interessantes para aproveitar a cultura local. Um deles é visitar o Castelo de Itaipava, que abre a sua área externa para o público (a área interna é destinada aos hóspedes). Existem dois restaurantes para almoçar por lá.
No Parque Municipal, o piquenique é um ótimo programa em família e explorado por muitos moradores. É possível caminhar também na região e aproveitar o ar puro que a natureza proporciona. No Centro, existem pequenos shoppings e até um cinema, localizado dentro do Shopping Estação.
2. Curtir a natureza
Se você gosta do contato com a natureza, Itaipava não deixa a desejar em cenários deslumbrantes. No sentido Teresópolis, o Vale da Lua é um refúgio que oferece um lindo pôr do sol entre os eucaliptos. A entrada é franca, e o acesso é bem localizado.
Na mesma região está a Cachoeira da Macumba, que é um passeio indicado para todas as idades. O acesso é fácil e, com cinco minutos de caminhada, você chega aos primeiros poços — mais à frente está uma linda queda d’água. Existe uma área reservada para deixar o carro.
?? Separamos estes conteúdos que também podem te interessar ?
- Não sabe o que fazer em Petrópolis à noite? Então, confira estas dicas!
- Para quem quer um refúgio na Serra, o bairro Quarteirão Ingelheim é o ideal. Saiba mais!
- Quer morar em Petrópolis e ficar perto da natureza? Conheça o Cenário da Montanha!
3. Fazer compras na Feirinha
Um dos principais pontos turísticos da Região Serrana, a Feirinha de Itaipava está localizada na BR-040, antes da chegada a Petrópolis e no caminho do Rio de Janeiro. O local tem mais de 400 stands de roupas e acessórios, com preços democráticos para todos os bolsos.
Os cariocas aproveitam a proximidade da cidade para comprar roupas de frio e se preparar para o inverno. Como a fabricação é artesanal, a qualidade garante um bom custo-benefício para os visitantes. O local tem opções de lanche, um restaurante para almoçar e conta com estacionamento grátis.
4. Aproveitar os bares e restaurantes
A culinária é um ponto alto de Itaipava. Pelo clima mais frio da região, a dica nos meses de inverno são os rodízios de fondue combinados com uma boa carta de vinho. Para uma refeição mais completa, restaurantes como o Farfarello e o Don Bistrô são conhecidos pelo ambiente agradável e boa comida.
No quesito diversão, Itaipava é um destino conhecido por receber os cariocas no fim de semana. Existem bares animados, como o Vagão Beer, que conta com centenas de rótulos no cardápio e serve diversos pratos e petiscos. Tédio não é uma opção nessa região!
Se você achou que não havia o que fazer em Itaipava, essa região é recheada de entretenimento e contato com a natureza. A Feirinha e o Castelo são os dois pontos turísticos mais conhecidos, mas os restaurantes e hotéis da região se destacam pela alta qualidade. Que tal dar um pulinho e aproveitar a Serra?
O que você acha de morar no estado do Rio de Janeiro? Conheça três lugares que combinam custo-benefício e boa infraestrutura!