Vivemos no tempo em que a tão sonhada qualidade de vida é mais valorizada do que a facilidade da tecnologia e a sofisticação dos bens materiais. É preciso equilibrar tudo isso. A solução é morar em lugar arborizado, que ofereça contato com a natureza e que preze pela sustentabilidade.
Para quem ainda não sabe, a possibilidade de morar em lugar arborizado está presente em algo muito recente, os projeto de arborização, ou simplesmente, de morar em uma área verde. Isso diz respeito a plantar árvores em áreas urbanas.
Na prática, estou falando de morar em lugares que tenham uma área predominantemente verde. Quer saber melhor sobre a importância de escolher um imóvel com essa característica, bem como, as vantagens de morar em lugar arborizado? Então, continue a leitura!
Qual é a importância de morar em lugar arborizado?
Começarei, então, falando um pouco mais sobre a importância de morar em um lugar arborizado. Tenha em mente que, principalmente nas cidades, as árvores vêm desempenhando uma função muito significativa de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Para você ter uma ideia, preparamos uma pequena lista com alguns dos seus benefícios. Veja só:
- proporciona bem-estar psicológico;
- deixa as ruas mais bonitas;
- fornece mais sombras para veículos e pedestres;
- fornece mais proteção contra o sol e o vento;
- reduz o impacto da água da chuva;
- diminui a poluição sonora;
- reduz a poluição do ar;
- diminui a temperatura do ambiente.
Tenha em mente que quando se fala de um projeto de arborização, não se trata de plantar árvores de forma aleatória, mas sim, de criar algo de forma efetiva e planejada. Saiba que esse planejamento, muitas vezes, é de responsabilidade da gestão pública de muitos municípios.
Além disso, um projeto de arborização conta com alguns requisitos básicos, conheça algum deles para entender melhor como funciona:
- as árvores não podem produzir frutos grandes;
- a planta deverá ser nativa;
- as raízes devem ser profundas para não prejudicar as calçadas.
Portanto, ao viver em locais arborizados, você passa a usufruir não apenas o ambiente da sua casa, mas também tudo que está ao redor. Afinal, a proximidade com a natureza nos deixa mais próximos do ar puro e longe da poluição dos grandes centros urbanos.
Quais são as vantagens de morar em lugar arborizado?
Agora que você já sabe a importância de morar em um lugar arborizado, preparei uma lista com algumas das vantagens, desfrutadas por quem opta por morar em imóveis que ficam em regiões que contam com áreas verdes e arborizadas.
Perceba que essas vantagens estão ligadas ao que foi comentado acima: trazer mais qualidade de vida para as pessoas, bem como, ajudar a deixar os lugares mais agradáveis e tranquilos para se viver.
1. Melhora a qualidade de vida
Estudos recentes mostraram que pessoas que moram em lugares arborizados vivem mais, ou seja, a taxa de mortalidade desses lugares é menor do que outros locais que não contam com esse recurso. Esse estudo foi feito pelas universidades de St. Andrews e Glasgow que ficam no Reino Unido e são muito bem-conceituadas.
Afinal, quando se tem contato com espaços que oferecem contato com a natureza, tal como praças, parques e espaços arborizados para a prática de exercícios, a vida se torna muito mais leve, menos estressante e, ainda por cima, favorece o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde.
2. Diminui as chances de depressão
Já se sabe que a depressão é um mal que assombra muitas pessoas nos dias de hoje. Independentemente das razões que nos levaram a esse estágio, destacamos que é possível amenizar os sintomas tão temidos dessa doença, simplesmente morando em uma área verde.
Cientificamente falando, a Universidade Vrije de Amsterdã realizou uma pesquisa que comprovou que morar em um bairro com áreas verdes ajuda a melhorar a saúde emocional e mental.
Nessa pesquisa foram analisadas mais de 300 mil pessoas, concluindo que quanto mais próximo as suas casas estão de praças, parques e jardins, menor será o risco de desenvolver algumas doenças, dentre elas a depressão e ansiedades
A pesquisa ainda mostra o quanto contar com áreas arborizadas, próximas ao local de residência, aumenta as oportunidades de ter uma vida mais social e relaxada, facilitando também a prática de esportes ao ar livre.
3. Ajuda a melhorar a saúde das crianças
Trago aqui mais uma pesquisa, esta vem da Indiana University, que é focada no ensino de Medicina. Pesquisadores da universidade observaram crianças entre 3 e 18 anos de idade, chegando à conclusão de que as que moravam em área verde tinham menores índices de massa corporal, algo que evita a obesidade, por exemplo.
A principal hipótese que explica esse fato é que as áreas verdes, tal como praças, parques e áreas de lazer incentivam a prática de esportes e brincadeiras, o que favorece a saúde das crianças, prevenindo o aumento de peso em excesso.
Já um estudo geral da Universidade de Columbia mostrou que as crianças de 4 a 5 anos que moram em ruas arborizadas têm menores chances de contraírem asma. A explicação para isso é muito simples: a respiração de um ar bem mais puro ajuda a desenvolver melhor as funções pulmonares.
4. Melhora o ambiente como um todo
Por fim, a última vantagem que trazemos, diz respeito ao quanto uma área verde proporciona a melhoria do ambiente como um todo, trazendo mais qualidade de vida para as ruas e os bairros, tornando-os mais gostosos de frequentar e de viver.
Estou falando de proporcionar temperaturas mais confortáveis, sombras frescas, melhorar a qualidade do ar, tornando-o bem mais puro, além de reduzir a poluição sonora do lugar, conforme já foi citado. Além disso, as árvores são um estímulo à presença de passarinhos, que trazem sons agradáveis e relaxantes com os seus cantos.
Se depois deste post você decidiu que quer morar em lugar arborizado, lembre-se de que é preciso buscar projetos com diferenciais, tal como, os que contam com áreas verdes como hortas comunitárias, parques e ciclovias em meio a áreas arborizadas, dentre outros.
Existem até imóveis que contam com soluções focadas em agricultura sintrópica. Ou seja, boas opções não faltam.
Agora que você entendeu os benefícios de morar em lugar arborizado, aprenda a negociar imóveis com segurança e, assim, já começar a pensar na mudança para um bairro com áreas verdes.