Quer morar em contato com a natureza? Conheça 4 vantagens

Você já pensou em morar em contato com a natureza? Hoje, há diversas opções para tornar realidade esse objetivo, uma delas são os bairros com áreas verdes, que estão em crescimento e são uma ótima opção para quem deseja fugir da correria dos grandes centros.

Esses bairros são lugares onde a pureza do ar é melhor, além de que o estresse e a ansiedade, que são inimigos recorrentes dos centros urbanos, não aparecem com tanta facilidade.

Neste post, mostrarei algumas dicas de escolha do lugar ideal para morar e as vantagens de viver em locais com um ambiente mais verde. Confira!

Quais quesitos considerar na hora de escolher o lugar para morar?

Uma das decisões mais importantes na hora de alugar ou comprar um imóvel é a sua localização. Diversos fatores influenciam essa escolha, como a distância para o trabalho, a proximidade da família e o preço.

Os centros urbanos garantem um fácil acesso às opções de lazer, entretenimento e trabalho, mas também têm seus problemas, como trânsito e poluição. Por outro lado, se nota que há um movimento crescente de pessoas que buscam estar em contato com a natureza mais frequentemente.

Dessa forma, conseguem aproveitar os benefícios da cidade durante o horário comercial, mas ficam tranquilas quando chegam em casa para ter aquele descanso merecido! Por isso, uma tendência que vem ganhando força nas últimas décadas é morar em áreas verdes.

Estamos falando de grandes condomínios arborizados, ou então, bairros que mantêm as suas paisagens naturais vivas. Esses locais podem ser mais afastados do centro, mas têm diversas vantagens — a principal é a qualidade de vida.

Quais são os benefícios de morar em áreas verdes?

Agora que você já sabe mais sobre a importância e a oportunidade de morar em um local que ofereça um bom contato com a natureza, vamos falar de algumas vantagens de morar em um bairro com área verde. Confira abaixo quais são elas!

1. Vida mais saudável

Sem dúvida alguma, viver em harmonia e contato com a natureza é um dos fatores que possibilitam uma maior qualidade de vida. É comum que as pessoas viajem para locais de campo ou de praia, a fim de escapar da correria dos centros. Porém, é possível ter esses benefícios regularmente ao morar em bairros com mais áreas verdes.

A presença de parques e outros espaços de contato com a natureza são lugares muito utilizados para a prática de exercícios físicos e descanso, por conta da paisagem e da maior segurança em relação à rua.

Podemos dizer que, todo esse contato é vital para liberar a endorfina e diminuir o estresse, algo comum na rotina de trabalho da maioria das pessoas.

2. Temperatura mais amena

As áreas verdes têm um papel importante na manutenção de um clima agradável no entorno. Elas têm influência direta na diminuição do calor, na redução dos ventos e também na melhora da umidade do ar.

Segundo pesquisas, a diferença de temperatura em uma mesma cidade pode chegar a 4?°C. Esse equilíbrio na temperatura influencia no bem-estar das pessoas, pois diminui os riscos de desidratação e aumento da fadiga devido ao calor.

Dessa forma, morar em áreas que têm contato com a natureza gera uma sensação térmica melhor e mais amigável para o ser humano quando comparamos com a opção de morar nos centros urbanos com poucas árvores e folhas.

3. Menor risco de doenças respiratórias

As árvores e plantas também oferecem um ar mais puro por serem filtros naturais. Afinal, sabemos que elas são responsáveis pelo processo da fotossíntese, renovando o ar com a transformação do gás carbônico em oxigênio.

Por isso, podemos dizer que o contato com a natureza ajuda a reduzir a possibilidade de infecções respiratórias, além de melhorar a qualidade de sono.

4. Alimentação saudável

É mais fácil encontrar locais que vendem frutas, legumes e verduras nas regiões de campo, já que a distribuição é mais rápida, e os alimentos ficam mais frescos. Outra vantagem é o valor: os produtores estão mais próximos e há uma negociação direta com as feiras e os hortifrútis, o que diminui o preço dos itens.

É possível criar uma horta e plantar frutas e hortaliças para consumo próprio se você morar em casa com quintal ou condomínios que ofereçam este benefício. Esse tipo de alimentação é mais saudável do que as comidas gordurosas facilmente encontradas nas grandes cidades, o que contribui para as doenças de coração e o diabetes.

Podemos dizer que o contato com a natureza também nos ajuda a repensar os nossos hábitos alimentares, visto que, no cenário descrito acima, é muito mais fácil ter acesso a alimentos de qualidade, sendo que nos centros urbanos tudo gira em torno das coisas industrializadas.

5. Vida mais ativa

Sem dúvida, o contato com a natureza e a possibilidade de morar em bairros verdes trazem o benefício de ter uma vida mais ativa por meio de um estímulo maior da prática de esportes, por exemplo.

Afinal, quem não gosta de dar uma corridinha quando se tem um parque ou uma área de lazer por perto? Independente se você gosta mais de correr, caminhar, andar de bicicleta ou praticar outro esporte, perto da natureza é muito mais prazeroso.

Pode parecer apenas um detalhe, mas essa vida mais ativa ajuda na saúde, bem-estar, disposição e humor de todos nós.

6. Menos poluição sonora e visual

Outro detalhe importante, que cada vez mais faz parte do cotidiano das pessoas está na poluição sonora e visual. Muito se fala da poluição e impurezas do ar, mas essas duas outras questões também importam para ter uma qualidade de vida melhor.

Morar em um bairro verde e afastado da cidade ajuda muito a trazer uma paisagem mais agradável para o dia a dia, além das reduções de barulhos urbanos, que gradualmente vão tornando a nossa vida mais estressante.

Por isso, é mais que vantajoso morar em locais que tenham um maior contato com a natureza, pois traz uma experiência de qualidade de vida diferente em relação a locais que tem um excesso de urbanização.

7. Menos estresse

Por fim, não podíamos deixar de fora a questão do estresse, que já foi comentado anteriormente. Sem dúvida alguma, a palavra estresse não combina com o contato com a natureza.

Moradores de bairros e áreas verdes contam com o privilégio e a vantagem de poder desfrutar de mais paz e calma ao longo dos dias de suas vidas. Viver em um lugar com menos intensidade urbana ajuda muito a manter a calma e evitar preocupações desnecessárias.

Quer queira ou quer não, tudo isso contribui para ter uma vida mais tranquila e menos estressante.

É importante decidir se morar em contato com a natureza combina com o seu estilo de vida. Esses bairros, em geral, são afastados dos centros, o que pode ser uma desvantagem para quem trabalha nessas regiões. Porém, eles são capazes de gerar melhor qualidade de vida para você e sua família — algo fundamental nos dias de hoje e que vem sendo visto como uma prioridade para muitas pessoas.

Gostou deste post? Então, confira o nosso site para conhecer as possibilidades de morar em contato com a natureza!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários