Cada vez mais pessoas buscam melhorar a qualidade de vida comprando uma nova residência para a família. Mas, é preciso considerar alguns fatores antes de escolher a casa ou apartamento, para que o sonho não se torne um pesadelo. Um desses fatores é a localização do imóvel. Então, você sabe fazer essa análise?
No post de hoje, vou explicar a importância da localização e quais informações você deve coletar para avaliar se o imóvel será uma escolha acertada ou não. Acompanhe!
Por que você deve se preocupar com a localização?
A satisfação com a moradia só será alcançada se o imóvel estiver bem localizado. Isso quer dizer que a cidade e, principalmente, o bairro onde mora deve oferecer as condições necessárias para uma vida mais tranquila e segura.
Ou seja, o bem-estar pessoal depende da segurança, silêncio, acessibilidade, contato com a natureza, infraestrutura e mobilidade urbana. Nenhum desses fatores deve ser ignorado no processo de escolha. Caso contrário, poderá trazer arrependimentos no futuro.
O que avaliar na localização do imóvel?
Com base na importância da localização do imóvel, separei algumas dicas de como analisar cada um dos fatores relacionados. Confira as mais importantes abaixo!
1. Segurança e tranquilidade
Um dos primeiros quesitos que você deve avaliar é a segurança e tranquilidade do local. Para isso, comece investigando o índice de criminalidade da região. Você pode conseguir esses dados na internet ou fazendo uma rápida visita a uma delegacia regional.
Além disso, veja se a propriedade oferece sistemas de segurança próprios, como cercas elétricas, monitoramento por câmeras de vídeo e alarmes sensoriais. Se o imóvel pertencer a um residencial com serviços de condomínio, pode contar com portaria 24 horas, o que aumenta a segurança.
Depois, verifique a existência de bares badalados e casas de shows noturnos nas redondezas. Isso poderia tirar o seu sono nas noites de fins de semana.
2. Potencial de valorização
Se comprar um imóvel que oferece melhor qualidade de vida já é bom, imagina se ele ainda tem potencial de valorizar no médio e longo prazo? Isso seria um bom investimento para o futuro.
Para descobrir esse potencial, você deve observar o crescimento da região, a previsão de construção de shoppings, hipermercados, novos condomínios residenciais, escolas, hospitais, bancos e órgãos do governo nas redondezas.
A proximidade com pontos turísticos e áreas verdes preservadas também devem influenciar nesse sentido. Assim como o índice de criminalidade, muitas dessas informações podem ser obtidas via internet ou por meio da prefeitura local.
3. Infraestrutura urbana
Outro ponto importante a ser observado para definir uma boa localização do imóvel é a infraestrutura urbana da região. Ou seja, se a prefeitura investe em melhorias no bairro.
Basicamente, uma região com boa infraestrutura inclui ruas asfaltadas e bem sinalizadas, ciclovias, calçadas niveladas, rampas de acesso, iluminação das vias, transporte coletivo, distribuição de água tratada, sistema de esgoto, coleta de lixo domiciliar, segurança pública, redes de internet e celular, praças etc.
4. Vias de acesso
Chegar no imóvel também não pode ser uma tarefa difícil. Por isso, avalie se ele fica em uma rua ou avenida interligada a uma via expressa, uma rodovia estadual ou federal.
O ideal é que as vias de acesso não registrem grandes congestionamentos nos horários de pico, pois isso atrapalharia a mobilidade e geraria estresses, principalmente quando estiver com pressa. Para ter essa informação, converse com os moradores do local e faça visitas nos horários de maior movimento.
Os melhores bairros para se morar não são difíceis de serem encontrados. Basta você fazer uma breve pesquisa sobre a localização do imóvel para descobrir as oportunidades. Porém, se não fizer isso, pode perder dinheiro com a desvalorização e não se sentir seguro como gostaria. Então, siga essas orientações e faça um bom negócio!
Gostou das dicas? Descubra agora qual o melhor tipo de imóvel para você: novo ou usado!