Investir no mercado imobiliário é uma das grandes possibilidades que 2023 tem para nos oferecer. Nem preciso explicar muito o quanto 2020 foi um ano desafiador para muitos mercados, certo?
Apesar disso, para o mercado imobiliário, o próximo ano dá indícios de que será mais tranquilo. Se você está em dúvida se prossegue ou não por esse caminho, sugiro que continue acompanhando este post para entender as previsões para o próximo ano.
Vou trazer também os motivos que mostram ser um investimento que pode valer a pena. Ficou interessado? Então separe alguns minutos e leia os próximos tópicos com atenção.
O mercado imobiliário em 2023
Existem muitos fatores que mostram que investir no mercado imobiliário é um bom caminho para quem quiser fazer o dinheiro render em 2023. Dentre eles, destaco a queda da taxa SELIC.
Um dos grandes impactos que a economia brasileira viveu durante o ano de 2020 foi a queda da taxa SELIC (chegou a ser fixada em 2%) que, hoje, está bem abaixo da inflação. A realidade é que se antes já não compensava deixar o dinheiro na poupança, agora mais do que nunca é preciso buscar fontes alternativas! Os imóveis são uma ótima opção.
Além disso, com a pandemia, os investimentos em renda variável oscilaram muito, o que deixa esse universo muito mais incerto. Sendo assim, muitos investidores estão buscando investir em algo mais palpável. Um fato que leva a olhar mais para o mercado imobiliário.
Os motivos para investir no mercado imobiliário em 2023
Agora que você já tem uma noção de como está o cenário do mercado imobiliário para o próximo ano, vou citar alguns motivos que mostram que é uma boa opção seguir adiante com esse investimento.
Investimento seguro
Os imóveis são considerados investimentos seguros há muito tempo. Assim como falei acima, isso acontece porque é considerável algo palpável, é um bem que existe de fato. Além disso, aplicar o dinheiro em um imóvel não tem ligação com nenhuma instituição financeira, ou seja, não há riscos relacionados à sua falência.
Vale lembrar também que pode acontecer qualquer crise no mundo, que o imóvel continuará sendo seu. Não necessariamente isso acontece com outros tipos de investimentos, seja renda fixa ou variável.
Alta demanda
Outro motivo pertinente é que os imóveis jamais ficaram em desuso. As pessoas precisam dos imóveis para morar ou até para abrir o seu próprio negócio. Nisso, há muitas oportunidades, desde gerar renda com aluguel ou até mesmo vender no futuro.
Por isso, é bem provável que, independentemente de qual sejam os seus planos com o imóvel, será fácil encontrar interessados para fazer com que o investimento realizado tenha um bom retorno.
Redução de taxas
Outro ponto a ser considerado é a taxa SELIC, que está baixa, conforme mencionei acima. Isso dá margem para possíveis reduções de taxas de financiamento, por exemplo. Quer queira ou não, isso é um grande incentivo para que mais investidores olhem para esse mercado.
Chances de valorização
Para finalizar, é sempre bom lembrar que um imóvel é um bem que pode ser facilmente valorizado. Portanto, é mais que possível entender quais oportunidades existem no mercado de imóveis e também fazer melhorias, tal como reformas e manutenções que valorizem esse patrimônio ao longo do tempo.
Espero que após ler este conteúdo você esteja mais seguro de que investir no mercado imobiliário é uma boa opção para 2023 ser um ano mais próspero e com um caminho mais tranquilo para o sucesso.
Se precisa de ajuda com esse assunto, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!