A chegada do novo coronavírus desestabilizou o mercado e abalou muitos investidores. A grande maioria que apostou na bolsa de valores no final de 2019 teve até 51% de seus patrimônios reduzidos, já que a bolsa de valores do Brasil parou totalmente de trabalhar por dias. Apesar de o cenário parecer extremamente negativo para quem deseja investir durante esta crise, existe o lado bom.
Houve grande queda dos juros devido aos cortes da taxa Selic, que pode atingir um mínimo histórico inédito de 3%. Dessa forma, considerar um imóvel como investimento tornou-se uma ótima alternativa, muito rentável e segura. Segundo especialistas, o investidor que comprar um imóvel em construção poderá ter uma valorização de até 40%.
Confira as principais vantagens de investir em um imóvel durante a pandemia!
Investimento seguro
Em meio a tanta instabilidade e incertezas, o medo de fazer um investimento neste momento de crise é grande. Ninguém quer se arriscar muito e perder dinheiro, por isso é necessário avaliar cuidadosamente as opções disponíveis e os seus riscos.
Comprar um imóvel é um investimento de baixo risco, já que eles não sofrem desvalorização imediata gerada por influência de fatores externos. Quem compra um imóvel aumenta o seu patrimônio de maneira segura.
Ganha valor ao longo dos anos
Assim como em qualquer investimento de baixo risco, a valorização dos imóveis é moderada, mas a médio e longo prazo sua evolução é gradativa e certa.
Para escolher um imóvel rentável, com grande chance de valorização, procure a ajuda de uma empresa especializada no mercado imobiliário que possa mostrar as melhores oportunidades baseada em pesquisa de mercado e conhecimento aprofundado do negócio. Dessa forma, você conseguirá encontrar imóveis em locais estratégicos com grande chance de crescimento e aumento da procura.
Renda extra garantida
Além de aumentar o patrimônio e ter uma valorização contínua ao longo dos anos, o imóvel pode garantir ao investidor uma significativa renda extra. O aluguel de uma casa ou apartamento garante um valor fixo mensal ao proprietário, que terá mais estabilidade e segurança no dia a dia.
O valor do aluguel pode até mesmo servir para quitar as prestações do financiamento do imóvel, tornando o investimento extremamente viável.
Preço justo
Para quem tem um dinheiro guardado e pode pagar um imóvel à vista, o momento está muito favorável para investir nesse mercado. Existe uma oferta grande de ótimos imóveis e, como muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram sua renda mensal reduzida, a procura diminuiu.
Esse novo panorama fez com que o valor dos imóveis se estabilizasse, favorecendo quem tem o dinheiro em mãos para negociar e fechar negócio. Para encontrar os melhores preços, procure por uma empresa especializada no setor, que tenha um bom histórico e credibilidade comprovada.
Ela poderá mostrar empreendimentos já acabados, na planta ou em construção, com boa localização, segurança e área de lazer que valorizarão ainda mais o seu dinheiro.
Diversificação de investimento
Antes da crise, diversos tipos de investimento estavam em ascensão, como as ações na bolsa de valores, tesouro direto, LCI, LCA, entre outros. Com a chegada da pandemia a bolsa se tornou extremamente instável e os investimentos de renda fixa desvalorizaram, fazendo com que muitas pessoas passassem a temer o panorama econômico e parassem de investir.
Se você é um deles e ainda não se aventurou no mercado imobiliário, é uma ótima chance para diversificar os tipos de investimento e garantir mais estabilidade e segurança para seu dinheiro.
Não é recomendável aplicar todo o seu capital em apenas um ou dois tipos de investimento. O mercado imobiliário é uma opção bastante atrativa que deve ser levada em consideração, principalmente em um momento de crise. Como dito, ele é extremamente seguro, além de valorizar e ampliar seu patrimônio.
Investimento protegido da inflação
A principal vilã dos investidores, a inflação, um índice que mede o quanto o dinheiro perdeu valor em um período de tempo, não é uma desvantagem para quem compra um imóvel.
A inflação não interfere tanto no mercado imobiliário porque ele adota o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), usado nas compras, vendas e locações do mercado imobiliário, ajustando as parcelas de financiamento e o valor do aluguel mensal.
Assim, mesmo se a inflação estiver em alta, ela não desvalorizará seu imóvel, tornando tipo de investimento ainda mais rentável e seguro.
Facilidade de pagamento
Outra vantagem de investir em imóveis é que existem diversas formas de pagamento que viabilizam a compra de uma casa ou apartamento. Os vários tipos de investimentos disponíveis hoje no mercado permitem o parcelamento do valor total do imóvel em prestações leves, que podem até mesmo reduzir ao longo dos anos e conforme as parcelas forem sendo quitadas.
Além disso, com a queda das taxas de juros, financiar um imóvel tornou-se uma opção muito mais vantajosa. Você não despenderá tanto dinheiro para quitar as prestações, fazendo com que elas caibam dentro da sua renda.
De acordo com o Banco Central, a taxa de juros para financiamento de um imóvel está aproximadamente 7,2% e os preços dos imóveis não sofreram grandes atualizações desde 2015. Assim, trocar a despesa com um aluguel pelo pagamento de parcelas de um financiamento é acessível e uma opção bem mais inteligente, já que depois de alguns anos a casa própria estará quitada.
Por isso, mesmo com a crise gerada pela pandemia, o mercado imobiliário não sofreu abalos significativos. Segundo informações da Abecip (Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), os financiamentos realizados com a aplicação de recursos da poupança cresceram 6,5% em maio se comparado com o mês de abril deste ano, atingindo R$ 7,13 bilhões, o que significa 8,2% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Agora você já sabe como a pandemia do novo coronavírus afetou o mercado imobiliário e descobriu que considerar o imóvel como investimento é uma alternativa inteligente no momento. O próximo passo é contar com uma empresa especializada para ajudar a encontrar bons imóveis para investir.
Entre em contato com a Riooito e descubra quais imóveis são boas opções de investimento e qual é o melhor tipo de financiamento para você!