Financiar ou construir

Conseguir comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, nada melhor do que ter um lar só seu, com privacidade e independência. Contudo, existem muitas formas de conquistar esse desejo. Comprar na planta, escolher entre um imóvel novo, usado, financiar ou construir.

Todas essas possibilidades são válidas, mas, para escolher com sabedoria, você precisa avaliar qual dessas opções se encaixam melhor em sua realidade e estilo de vida. Situação financeira, tamanho da família, disponibilidade de tempo e outros fatores precisam ser considerados.

Confira a seguir!

O que é melhor: construir ou financiar?

Construir aos poucos ou financiar uma residência? Essa dúvida é bastante comum durante a aquisição da casa própria, pois mesmo que muitos prefiram a compra de um imóvel pronto, a realidade da maioria dos brasileiros requer fazer um financiamento do pagamento da casa ou apartamento.

O maior benefício da casa pronta é que ela pode reduzir o tempo de espera para moradia. Para quem não vê a hora de sair do aluguel, comprar uma casa acaba se tornando a melhor opção. Afinal, nem todo mundo tem tempo e paciência para se dedicar a construir do zero.

Além disso, vários aspectos da propriedade podem ser avaliados, como localização, vizinhança e espaço. No entanto, essa análise por si só não é suficiente; uma precaução importante para investir em uma casa pronta é avaliar cada detalhe do local para encontrar problemas, como verificar problemas estruturais, a qualidade das instalações elétricas e hidráulicas etc.

Além desses fatores, também é importante consultar a planta da casa. E por falar em planta, comprar uma residência ainda na planta é outra possibilidade. Nesse tipo de compra, você pode fazer o pagamento parcelado de entrada, no qual o valor é diluído pelo tempo de construção. Outra possibilidade é a de conseguir personalizar seu futuro lar, além de poder negociar melhores condições de pagamento com a construtora.

E claro, não podíamos deixar de fora o maior do benefícios; o custo de compra reduzido. Em comparação aos imóveis prontos – especialmente os usados – propriedades na planta costuma custar bem menos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Construir a propriedade

Uma das maiores vantagens é que, quando estiver pronta, você terá uma propriedade totalmente nova e única. Isso não só reduzirá custos de manutenção por um longo período, mas também aumentará a vida útil e o valor do investimento.

Como o processo de construção costuma ser mais lento, é possível que você demore para receber as chaves da sua nova casa pronta. Por outro lado, seu novo lar será exatamente como planejou. Ao construir do zero, você pode conversar diretamente com o arquiteto e planejar cada cantinho da sua nova casa, sem excessos. Isso pode ser traduzido em otimização e economia.

Quando se trata de gastar menos dinheiro, escolher pela construção sai muito mais em conta do que comprar uma casa. O dinheiro que você aplicaria na aquisição de um imóvel recém finalizado, com todas as exigências que você deseja, pode ser usado para construir, planejar e decorar a casa nova. E dependendo da região escolhida para a construção, é possível que até sobre alguma quantia.

Financiar a residência

O financiamento imobiliário é a forma mais conhecida e facilitada de comprar um imóvel pronto. Isso porque nem todo mundo tem condições de arcar com todos os custos da compra de uma residência à vista. Afinal, os gastos envolvem taxas que ultrapassam o valor da casa.

Uma delas é a da taxa de juros, que acaba tornando a transação mais cara. Além disso, para financiar, você precisa economizar algum dinheiro de entrada, que pode ser de 20% a 30% do total do preço do imóvel. Se você tem FGTS disponível, pode usar nesse momento, facilitando o processo.

Também é possível conseguir um financiamento para construção. Porém, a burocracia é um pouco maior nesse caso. Antes de tudo, você precisa ser dono do terreno, além de ter o projeto do imóvel assinado por um engenheiro. Outro detalhe é que, se conseguir o empréstimo, o dinheiro não cai instantaneamente em sua conta. As obras acontecem em etapas, então os valores são liberados conforme cada uma é finalizada.

Viu que escolher entre financiar ou construir depende muito do seu estilo de vida e necessidades? É importante entender suas possibilidades e limites, se consegue esperar mais tempo, pagar mais etc. De todo modo, o processo exige paciência, cautela e muito estudo.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com um de nosso consultores e venha conhecer os imóveis da Riooito!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários