O financiamento imobiliário é uma das principais alternativas para quem deseja comprar um imóvel: você paga um valor de entrada e o saldo remanescente é parcelado em até 420 meses.
Esse contrato deve ser aprovado pela instituição financeira que liberará os valores do financiamento, então é preciso ter atenção para quitar as obrigações corretamente, caso contrário, você pode perder o imóvel.
Por isso mesmo, listei os 7 maiores erros que você deve evitar ao financiar o seu imóvel. Continue a leitura e saiba mais!
1. Não ter um planejamento financeiro
Parece óbvio, mas muitas pessoas assumem um financiamento sem fazer um planejamento detalhado do orçamento. Muitas vezes, por ter um valor guardado para a entrada e renda suficiente para a aprovação, elas assumem essa responsabilidade sem fazer uma análise de todos os custos.
Contudo, um planejamento financeiro eficiente considera todas as despesas mensais e os rendimentos para ver se, realmente, o valor da parcela estará disponível todos os meses. Também é preciso considerar custos variáveis e possíveis imprevistos, como problemas de saúde, acidentes ou desemprego.
É preciso anotar todos esses gastos para ter certeza de que é possível assumir o pagamento das parcelas por todo o período do contrato e avaliar com atenção, afinal, são até 35 anos de compromisso. Com a falta de planejamento, você pode se deparar com dificuldades financeiras no futuro.
2. Não considerar todos os gastos
Se você pretende fazer um financiamento imobiliário, provavelmente tem apenas duas preocupações: a quitação da entrada e o pagamento das parcelas, mas esse é um grande erro. A aquisição também envolve outras despesas, como:
- taxa de avaliação;
- Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários (ITBI);
- Registro de Imóvel.
Também é preciso ter atenção ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) anualmente, as despesas de condomínio e eventuais reformas que você deseje fazer no imóvel. Se você não considerar todos os custos, pode ter dificuldades para arcar com todas as responsabilidades após assinar o contrato.
3. Apresentar documentos desatualizados
A instituição financeira exige diversos documentos das partes para garantir a segurança do contrato. Ela avalia os riscos de inadimplência do comprador, a regularidade do imóvel e as condições do vendedor para ter certeza de que o negócio é válido. Porém, muitos documentos apresentados devem atender ao prazo de validade estipulado pela instituição, geralmente entre 30 dias e 3 meses.
Entregar a documentação desatualizada atrasa a análise do pedido, tendo em vista que após identificar o problema, o banco solicitará uma via atualizada e você deverá fazer todos os trâmites para consegui-los. Além da demora na aprovação, isso pode resultar na desistência do negócio pelo proprietário.
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4. Omitir informações
Existem casos em que os compradores tentam omitir informações do banco para garantir a aprovação do crédito. Entretanto, eles contam com meios para confirmar todos os dados declarados, inclusive a respeito dos rendimentos mensais, existência de dívidas e outras pendências.
Portanto, em vez de omitir qualquer fato que possa impedir o financiamento imobiliário, tome as medidas cabíveis para regularizar a situação. Por exemplo, se houver alguma dívida, procure o credor para negociar e retirar o débito. Isso agilizará o processo e evitará que você tenha o pedido negado por não fornecer as informações corretas.
5. Assumir parcelas muito altas
Ao avaliar o crédito do comprador, a instituição financeira limita a parcela a 30% do rendimento comprovado. Porém, isso não significa que você tenha realmente condições de arcar com esses valores mensalmente, não é mesmo? Lembre-se de que existem outros gastos mensais e que é importante não comprometer totalmente o seu orçamento para o caso de imprevistos.
Além disso, quando você opta pela composição de renda, como nos casos em que os ganhos do cônjuge são incluídos na avaliação de crédito para garantir a aprovação, é preciso redobrar a atenção. Avalie com atenção se os dois terão condições de colaborar com o pagamento a longo prazo.
Depois de receber a proposta do financiamento, verifique com atenção se realmente é possível assumir as parcelas, principalmente considerando o prazo desse compromisso. A inadimplência gera o pagamento de multa, juros e, caso não seja regularizada, pode levar a perda do imóvel.
6. Não manter uma reserva financeira
Ter uma reserva financeira para situações de emergência é necessário em qualquer situação. Após fazer o financiamento imobiliário, isso continua sendo importante, afinal, esse é um compromisso de longo prazo e, mesmo com um ótimo planejamento, podem acontecer imprevistos.
Problemas de saúde, desemprego e outras despesas inesperadas podem atrapalhar o orçamento e dificultar a quitação das parcelas. Desse modo, ao organizar o orçamento para a compra, não se esqueça de incluir metas mensais de economia para continuar mantendo uma reserva. Fazendo isso, você terá mais tranquilidade ao assinar o contrato e, diante de imprevistos, conseguirá lidar com a situação da melhor forma.
7. Ser impulsivo ao fechar o contrato
Sem dúvidas, a possibilidade de comprar um imóvel e sair de vez do aluguel gera ansiedade, mas é preciso ter calma e atenção para não resultar em arrependimentos. Em alguns casos, a emoção toma conta e faz com que você tome decisões sem avaliar se, realmente, essa é a melhor alternativa. Se isso acontecer, reverter o negócio com o vendedor gera multas e prejuízos.
O mercado também conta com diversas opções de financiamento imobiliário, com taxas diferentes e variações de acordo com o valor de entrada, das parcelas e das características da propriedade.
Para garantir um bom negócio, você precisa pesquisar as opções, fazer simulações em diferentes instituições financeiras e linhas de crédito para encontrar a mais adequada para o seu perfil. Finalmente, é essencial ter atenção ao contrato para verificar todas as taxas inclusas e regras previstas.
Pronto! Agora que você já conhece os 7 erros mais comuns no financiamento imobiliário e como evitá-los, invista em um bom planejamento financeiro. Além disso, sempre pesquise a reputação do vendedor da empresa antes de assinar o contrato de compra e venda.
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