Esqueça aquela cena de vovôs e vovós em casa assistindo TV, jogando dominó ou cuidando dos netinhos. A nova terceira idade está com tudo e não está prosa. Você sabia, por exemplo, que este público representa 14,3% dos brasileiros (29,3 milhões de pessoas)? E a previsão é que, em 2030, esse número supere o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Para se ter ideia, em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos.

Vale lembrar que estes idosos pertencem à geração Baby Boomers, ou seja, nasceram entre 1945 e 1964. Portanto, eles são testemunhas de diversas transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o mundo passou. Entre as principais características da geração estão a valorização do trabalho e a dedicação à família, além da busca por melhores condições de vida e bem-estar. São pessoas que anseiam pela realização pessoal, têm foco intenso no trabalho para obter prosperidade e valorizam a estabilidade financeira.

Atualmente com idades entre 65 e 75 anos, eles agora têm tempo e ainda mais disposição para investir em projetos que ficaram por muito tempo adormecidos. Por isso, é cada vez mais comum encontrar idosos e idosas realizando sonhos como pintar, dançar balé, voar de asa-delta, começar uma faculdade ou iniciar uma nova profissão. Um bom exemplo disso é o filme Um Senhor Estagiário. No longa, o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), tentando voltar ao mercado de trabalho, aproveita a oportunidade para se tornar um estagiário sênior em uma startup de moda. Ben logo se torna popular entre os colegas de trabalho mais jovens, incluindo Jules Ostin, a chefe e fundadora da empresa.

Trazendo para a nossa realidade, é possível encontrar vários exemplos de empresas que reservam boa parte ou até todas as vagas de trabalho para pessoas da terceira idade. O segmento corporativo está de olho neste nicho de colaborador, pois reconhece que disposição e experiência podem trazer excelentes resultados. Fazendo um recorte especial das mulheres, quantas avós hoje têm uma nova profissão ou estão em ascensão em suas empresas? Elas estão em todos os setores e, quando se trata do mercado imobiliário, isso é ainda mais notório. Basta observar a quantidade de corretoras, gerentes de Vendas e de Marketing, além de gestoras que trilham uma carreira de sucesso na área.

Sabemos que a equidade de gênero no ambiente profissional ainda não é uma realidade, mas o espaço ocupado por mulheres vem aumentando. Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) projetam que, até 2030, a presença feminina no mercado de trabalho será de 64,3%. Em setores como o de Inovação, Construção, Empreendedorismo e Tecnologia, essa presença é ainda mais significativa. Antes vistos como ambientes “masculinos”, esses mercados claramente se encontram em transformação, graças às profissionais que vêm fazendo a diferença e servindo de referência para a futura geração feminina.

E, claro, que a Rio8 acompanha com atenção esse movimento e valoriza as suas profissionais da geração Baby Boomers. Neste Dia do Idoso, que a ocasião sirva de inspiração para que outras empresas também abracem a causa. A data é uma importante reflexão sobre as contribuições dessa população para a sociedade, os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia e apoiem o envelhecimento saudável.

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