A falta de espaço se tornou um impeditivo para você caprichar na decoração para quarto pequeno? Não precisa ser assim, viu? Com alguns truques visuais e uso dos recursos certos, é possível tirar proveito de cada centímetro e, de quebra, compor um ambiente incrível.
Vale a pena conferir as possibilidades para atualizar o espaço sem comprometer a área existente. Ficou com vontade de começar a transformação? Então, prossiga na leitura e acompanhe as soluções que separei especialmente para você!
Cores claras geram amplitude
Arquitetos e decoradores sabem que cores neutras e suaves são as melhores opções para ambientes compactos. Isso porque refletem melhor a luz, dando a impressão de que espaço é maior. Seguindo essa ideia, você deve investir em tons como branco, bege e cinza claro nas principais superfícies do quarto.
Paredes, pisos e, até mesmo, o forro ficam bem com uma cartela delicada e discreta. Se mesmo assim a sua preferência for por cores mais alegres, a dica é buscar tintas, revestimentos ou papel de parede com acabamento trabalhado em tons pastel — são pouco saturados e não interferem na sensação de amplitude.
Espelhos refletem e multiplicam imagens
Difícil encontrar quem não tenha um espelho em casa. A peça é essencial no dia a dia, mas também pode cumprir função importante na ampliação de áreas menores. Isso porque reflete tudo o que está à sua frente, multiplicando imagens e proporcionado o efeito de ganho de espaço.
O ideal é compor a decoração para quarto pequeno com espelhos grandes e posicionados em lugares estratégicos, de modo a reproduzir as paredes mais interessantes do cômodo. Ao colocar um modelo comprido do chão ao teto, por exemplo, você também consegue refletir áreas de piso, potencializando o aspecto de continuidade.
Luzes nos lugares certos valorizam o ambiente
Combinar espelhos com cores claras já ajuda a ampliar o quarto, mas você pode ir além. Como complemento dessa dupla certeira, a iluminação adequada faz milagres na decoração. Natural ou artificial, ela precisa ser abundante para que clareie diferentes superfícies e chegue a todos os cantinhos.
A luminária central sozinha pode ser um problema, visto que não oferece energia suficiente para valorizar o cômodo. Nesses casos, procure adicionar outros pontos de luz por meio de abajures dispostos sobre os móveis, arandelas de parede e cordões luminosos em torno de objetos (molduras, cabeceira etc.).
Suportes nas paredes aproveitam o espaço vertical
Se você acha que um guarda-roupa maior ou um criado-mudo extra resolveriam a falta de espaço para guardar objetos, vai gostar dessa ideia. A proposta é instalar diferentes suportes nas paredes para tirar proveito do espaço vertical.
Ganchos, nichos e prateleiras são bons exemplos. A vantagem é que há diversos modelos no mercado, o que facilita a procura por peças que harmonizem com a decoração do quarto. Basta escolher os seus preferidos e dispor lado a lado, em linhas diagonais ou em diferentes alturas.
Os suportes podem ser usados como apoio para pertences, materiais de estudo/trabalho, coleções, brinquedos e até vasos com plantas — para aqueles que curtem maior contato com a natureza. Ah, e se no quarto há uma TV, você pode substituir o tradicional rack ou cômoda por um painel flutuante que segure o aparelho.
E então, o que achou das soluções de decoração para quarto pequeno? Considere colocar todas em prática para obter melhores resultados e aproveitar cada cantinho com muito bom gosto.
Se deseja ficar por dentro dos próximos conteúdos do blog, basta fazer o cadastro em nossa newsletter e ficar de olho em seu e-mail!