Optar por ter uma decoração minimalista no seu imóvel é uma ótima opção atualmente, além de ser uma tendência. Para quem ainda não sabe, esse conceito está muito ligado àquela velha frase de que “menos é mais”, ou seja, quanto mais simples a decoração, mais agradável ela será.
Principalmente quando se trata da decoração de apartamentos, a decoração minimalista cai muito bem, visto que, no geral, esses imóveis costumam ter uma certa limitação de espaço — então, é preciso inovar para que ele se torne elegante e funcional.
É por isso que preparei uma lista com 4 dicas de decoração minimalista para apartamentos. Ficou interessado em saber quais são elas? Então, continue acompanhando a leitura comigo!
1. Utilize apenas o que é necessário
O primeiro grande passo para uma decoração minimalista é ter em mente ser preciso utilizar apenas o que é necessário para deixar o apartamento funcional. Então, preze por deixar todos os ambientes contendo apenas objetos que fazem parte do seu funcionamento.
Ou seja, tudo aquilo que não é funcional deverá ser descartado. Pode parecer exagero, mas fazer essa “limpeza”, deixando o ambiente mais “clean”, ajudará muito a trazer a sensação de bem-estar de que precisamos.
2. Faça um pequeno planejamento
Outra dica importante para conseguir implantar a decoração minimalista no seu apartamento é fazer um pequeno planejamento, que não precisa ser nada complexo. Basta apenas olhar o espaço como um todo e escolher um lugar para cada objeto.
O ideal é que seja priorizado sempre a funcionalidade dos objetos em cada um dos ambientes, bem como se atentar para que tenham as medidas adequadas. Nesse sentido, use produtos que otimizam o espaço e contribuam para a fluidez dentro do ambiente.
Tenha em mente que apostar no planejamento é um ótimo caminho para que esse plano possa dar certo.
3. Mantenha as coisas no lugar
Manter as coisas no lugar também é imprescindível para alcançar o objetivo de ter um apartamento elegante e funcional com a decoração minimalista. Portanto, de tempos em tempos, faça uma limpeza geral, retirando, principalmente, tudo que não tiver uma função específica no cômodo em questão.
Além disso, não se esqueça de manter tudo organizado, pois cada objeto possui o seu lugar específico, mesmo que seja guardado em algum móvel — afinal, nem tudo precisa esta relacionado à decoração.
4. Aposte em materiais minimalistas
Por fim, a nossa última dica é que você aposte em materiais minimalistas para reforçar essa ideia de elegância e funcionalidade para o seu apartamento. Sim, existem materiais que fornecem esse tom.
Estamos falando de espelhos, vidro, acessórios em inox, dentre outros. Tudo isso pode ser combinado com cores que ajudam também a reforçar o conceito — geralmente as mais neutras, tal como a cor branca.
Além dessas dicas, reforço que a decoração minimalista é excelente para pequenos espaços, por isso a sugestão para aplicá-la em seu apartamento. Dessa forma, ficará bem mais fácil deixá-lo elegante e organizado.
Tem mais alguma dica sobre decoração minimalista? Conta para gente no espaço dos comentários!