Decoração de inverno

Quando as temperaturas caem, tudo o que a gente quer é ficar no sofá da sala com um bom cobertor. Qualquer estratégia é válida para deixar o lar mais agradável. Inclusive, você já pensou em planejar uma decoração de inverno para encarar os dias frios em alto astral?

Poucas mudanças já são suficientes para adaptar os espaços à estação e garantir aconchego. Vale desde incluir novos elementos até substituir as peças usadas em cada cômodo da casa.

Que tal começar a se inspirar com algumas ideias? Veja quais você pode aplicar!

1. Invista em cores quentes

As cartelas que incluem variações de amarelo, laranja e vermelho são perfeitas para o inverno. Afinal, englobam nuances alegres, que transmitem movimento e sensação de calor. São características positivas para enfrentar os dias gelados com mais otimismo.

Como são chamativas, as cores quentes não precisam ser aplicadas em grandes superfícies. Você pode limitá-las aos acessórios e pequenos objetos, caso prefira uma composição discreta. Aqui, fica a dica de priorizar itens em amarelo, já que esse tom está entre as tendências de decoração.

2. Trabalhe com materiais naturais

Algumas matérias-primas são conhecidas pelo potencial de aquecer visualmente. Opções como a madeira não só remetem ao aconchego, como também são agradáveis ao toque. É um material de baixa condutividade térmica, por isso, nunca ficará tão frio quanto às superfícies de vidro, alvenaria ou concreto.

Outras fibras naturais que são bem-vindas incluem a palha, o bambu e a cortiça. Assim como a madeira, são ótimas alternativas para construir arranjos ou aparecer em detalhes dos móveis e demais artigos, como tapetes e revestimentos da decoração de inverno.

3. Exponha mais tecidos pelos ambientes

O tato é o sentido que nos permite perceber as variações de temperatura. Logo, para diminuir o incômodo com o frio, aumente a quantidade de tecidos que você usa pela casa. Isso inclui cortinas, tapetes, toalhas de mesa, capas de almofadas e até mantas — que podem ficar dispostas de um jeito atrativo nos sofás e poltronas.

Essa é a melhor forma de acrescentar texturas e preencher os espaços, a fim de deixá-los acolhedores. A parte vantajosa está em alterar o visual dos ambientes com a mistura de estampas, padrões e cores presentes nos tecidos. E para que o efeito de calor seja potencializado, procure escolher peças mais espessas e felpudas, feitas com fibras macias ou aveludadas.

Se você tem móveis em área externa, como uma varanda, aproveite para cobrir as áreas de assento com tecidos ou outros acabamentos confortáveis. Dá para dispor passadeiras e até futons sobre bancos ou cadeiras, por exemplo.

4. Prefira as luzes amareladas

Seguindo a mesma lógica das cores quentes, você pode usar o tom das luzes artificiais a seu favor. Lâmpadas que emitem tons amarelados são as mais indicadas no inverno porque remetem ao fogo. Assim, criam uma atmosfera intimista, que promove bem-estar e sensação de calor.

Durante o dia, o ideal é aproveitar a energia do sol para garantir a maior parte da iluminação do imóvel. Então, observe as janelas que recebem essa luz natural em maior quantidade e afaste qualquer móvel ou cortina que possa bloquear a sua passagem.

Viu como existem recursos diversos para transformar sua casa com a decoração de inverno? Agora você tem ótimas soluções para testar quando os marcadores dos termômetros estiverem bem baixos. Depois, é só curtir a estação mais elegante em grande estilo.

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários