Quem não quer um apartamento novo, lindo e aconchegante? No entanto, antes de começar a decorá-lo é preciso avaliar algumas questões. Isso porque existem critérios diferentes na decoração de apartamentos grandes e pequenos, como o tamanho dos móveis, as cores ideais, entre outras questões.
Neste post, apresentarei os principais detalhes que você deve observar para fazer a decoração ideal para o seu tipo de apartamento. Boa leitura!
Tenha cuidado com o uso das cores
A escolha das cores é um item que faz a diferença no momento da decoração. Isso porque elas são capazes de transmitir sensações e uma delas é a sensação de amplitude. Por isso, em ambientes pequenos dê preferência às cores claras, que dão a impressão de um espaço maior.
O pé direito (distância entre o piso e o teto) do apartamento é outro fator que influencia na escolha das cores. Portanto, em residências com pé direito baixo, as cores claras são as mais indicadas. Já em apartamentos grandes e com o pé direito mais alto é permitido o uso de cores mais escuras ou tons mais fechados.
Escolha a iluminação ideal
A iluminação é outro item que merece cuidado ao fazer a decoração do seu apartamento. O tamanho do pendente em uma sala de jantar deve ser calculado com base no tamanho da mesa para que ele não fique desproporcional ao espaço.
O ideal é que ele fique a uma altura entre 70 cm e 90 cm a partir do tampo e que sua largura não ultrapasse 1/3 do tamanho da mesa. Portanto, se sua mesa tiver 90 cm de largura, a largura máxima de seu pendente deve ser de 30 cm.
Um item importante na iluminação de apartamentos grandes é observar a distribuição dos pontos de luz. Por ter um ambiente maior, os pontos devem ser distribuídos de forma que não fiquem espaços escuros ou com sombras.
Faça a escolha dos móveis
Escolha os móveis de modo a conseguir um bom aproveitamento do recinto. Dessa forma, em apartamentos menores, prefira as opções de modo que o espaço para a movimentação das pessoas seja confortável. Por isso, a quantidade de mobília deve ser reduzida.
Além disso, invista em móveis planejados a fim de aproveitar melhor os espaços na parede. Uma alternativa é utilizar móveis multifuncionais, como sofá-cama, mesa de centro com baú, entre outras opções semelhantes.
Já em apartamentos maiores, considere o espaço extra e organize a disposição da mobília de modo que não fiquem grandes espaços vazios. Como o ambiente é maior, os móveis também podem ter dimensões maiores.
Também é possível utilizar mais mobílias para complementar a decoração de um ambiente, como reservar um espaço na sala de jantar para um aparador ou cristaleira.
Saiba como usar os espelhos
A utilização de espelhos é muito comum na decoração e ajudam a dar a sensação de amplitude ao ambiente. O item fica perfeito em qualquer tamanho de apartamento. As formas de utilização são as mais variadas, como a instalação de um grande espelho em uma parede, uma composição de espelhos ou com moldura.
Eles devem ser posicionados em locais em que cumpram o papel de ampliar o ambiente, como próximo à janela, de modo a refleti-la e passar a sensação de amplitude e mais iluminação para a casa. Em banheiros e lavabos ele também é uma excelente opção para ampliar e embelezar o espaço.
Tenha cuidado com o uso de objetos decorativos
Os objetos decorativos são detalhes importantes que proporcionam personalidade ao ambiente. No entanto, é preciso cuidado para não exagerar na dose e poluir o espaço.
Por exemplo, ao colocar um quadro em uma parede é preciso observar o tamanho dela, para não ele não fique desproporcional. Uma sugestão para os ambientes pequenos é a composição de quadros menores, que embelezam e conferem personalidade.
Enfim, ao fazer a decoração de apartamentos grandes ou pequenos é preciso analisar o espaço disponível e escolher elementos capazes de tornar o ambiente bonito e aconchegante. Para isso, confira itens como a iluminação, a escolha dos móveis e dos objetos decorativos.
Gostou das nossas dicas de decoração? Então siga-nos no Facebook e acompanhe as nossas publicações!