Bom gosto e aparência arrumada são características desejadas em qualquer local de moradia. Um dos estilos que mais contribui para esse aspecto é a decoração clean. Como o próprio nome indica, seu objetivo é manter uma composição limpa e livre de excessos, o que ajuda a deixar os ambientes mais elegantes.
A temática clean também é aliada na hora de otimizar espaço, já que transmite a ideia de cômodos amplos e organizados. Se você ficou com vontade de aplicá-la em seu apartamento, fique de olho nas dicas deste post e acerte no projeto!
O que é decoração clean?
A decoração clean é um estilo que tem ganhado cada vez mais adeptos. Ela é caracterizada pela utilização de cores neutras, como branco, gelo, cinza, preto, marrom e bege, que conferem um ar de limpeza e simplicidade ao ambiente.
Essas cores são escolhidas por sua capacidade de trazer mais luz e amplitude aos espaços, além de permitir uma maior flexibilidade na escolha de objetos e acessórios decorativos.
Pequenos pontos de cor podem ser utilizados na decoração clean, como quadros, almofadas, cerâmicas e até cadeiras. No entanto, mesmo essas cores pontuais geralmente são tonalidades pastéis, que se harmonizam com o restante da decoração. A decoração clean é uma ótima opção para quem busca um ambiente mais tranquilo e com poucos elementos decorativos.
Quais são as características da decoração clean?
Nesse estilo, tudo é pensado para ser muito simples e prático. Isso não significa que seu lar ficará sem graça, apenas terá os elementos certos e na quantidade suficiente para garantir um bom resultado. Saiba mais sobre os pontos que definem esse tipo de decoração.
1. Cores claras
Tons neutros predominam em várias estéticas que priorizam o que é essencial. Isso explica porque sempre estão presentes em espaços modernos e minimalistas, por exemplo. Na composição clean, cores como branco, cinza e bege devem surgir nas principais paredes e nos pisos.
As nuances mais chamativas ficam limitadas a objetos menores. Uma boa opção, inclusive, é distribuir vasos de plantas pela casa para obter um toque de verde e variações de formas e texturas.
2. Boa iluminação
As luzes natural e artificial são ótimas aliadas da decoração clean, pois, aliadas às cores claras, garantem amplitude visual. Esse efeito dá a impressão de que os recintos são maiores, mais arejados e agradáveis de estar.
Na hora de escolher as lâmpadas, priorize aquelas com tecnologia LED e coloração branca. Você terá uma claridade homogênea, eficiente e capaz de realçar as características originais de diversas superfícies (revestimentos, objetos, materiais etc.).
3. Móveis funcionais
A mobília precisa cumprir sua função e não se limitar a embelezar os ambientes. Por isso, peças repletas de ornamentos ou de bordas que não têm nenhuma utilidade devem ser evitadas.
A cama box do quarto de casal, por exemplo, pode ter compartimento para guardar lençóis, cobertores e outros tecidos.
Se a sala de estar tiver um painel para TV, por que não equipá-lo com nichos e prateleiras que garantam mais espaços para guardar pertences?
Ideias como essas certamente ajudarão a manter tudo no devido lugar e o seu apartamento mais bonito.
4. Poucos acessórios
A decoração clean remete a espaços limpos e organizados. Logo, nada de preencher as áreas com muitas peças, especialmente aquelas com dimensões pequenas, como os bibelôs.
O excesso de acessórios passa a impressão de que o cômodo está desajeitado e prejudica a estética. Portanto, antes de expor algum item, selecione elementos que tenham bastante importância e um acabamento interessante.
Pode ser um jogo de quadros com molduras iguais, um cesto de palha para guardar brinquedos, uma escultura que ocupe o vão sob a escada, entre outras soluções. Outra ideia é trocar os tecidos (cortinas, tapetes, colchas) sempre que quiser renovar as cores e estampas dos ambientes.
Como aplicar o estilo no apartamento?
O tema clean funciona tanto em áreas internas quanto em espaços ao ar livre ou que tenham alguma cobertura, como uma varanda gourmet. O segredo para acertar na composição é combinar o máximo das dicas que foram citadas.
Como é um estilo que exige delicadeza, dificilmente funcionará se você aplicar apenas uma de suas características. Para começar, avalie os elementos que você já tem em casa e selecione tudo o que tem potencial para ser aproveitado no projeto.
Aos poucos, adquira os materiais ou troque alguma peça de mobiliário para obter o visual desejado. Depois, é só curtir todos os benefícios e a elegância da decoração clean em seu apartamento.
Ainda não acompanha a nossa empresa nas redes sociais? Siga o perfil do Facebook e no Instagram para ficar por dentro das novidades!