Se você gosta de andar de bicicleta, mas não quer praticar a atividade longe de casa, depois da aprovação da Lei 15.649, que obriga os novos residenciais de São Paulo a reservarem 10% da área do estacionamento para as bikes, uma nova tendência surgiu no Brasil: a de condomínio com bicicletário.
É claro que esse conceito ainda é novo por aqui e poucos residenciais oferecem um bicicletário devidamente equipado. Mas, assim como no exterior, essa tendência deve vingar no Brasil, principalmente por incentivar a prática de atividades físicas e por proporcionar um meio de transporte não poluente.
Mas você conhece as vantagens de morar em um condomínio com estacionamento para bicicletas? Isso é que vou te mostrar no post de hoje. Então, aproveite a leitura!
1. Ocupa menos espaço dentro de casa
Considerando que os apartamentos ficam cada vez menores, há pouco espaço interno para acomodar coisas que vão além da mobília e dos eletrodomésticos. Além disso, a maioria das bicicletas não é dobrável ou facilmente desmontável, o que ocupa ainda mais espaço.
Ter um bicicletário à disposição resolve esse problema, pois os moradores podem guardar as suas bikes em um local apropriado e seguro, evitando que fiquem jogadas na vaga de garagem ou atrapalhando a locomoção dentro de casa.
2. Melhora a organização do residencial
Na maioria dos condomínios, o bicicletário é instalado em locais bem próximos ao portão de entrada do estacionamento para evitar que levem sujeiras para as áreas comuns e privativas.
Isso também ajuda a evitar disputa de espaço nos elevadores, arranhões nos carros estacionados, bicicletas amontoadas de qualquer forma ou espalhadas pelo residencial, além de outros transtornos aos moradores. Ou seja, tendo o espaço certo para guardar as bikes, o condomínio fica mais limpo e visualmente mais bonito.
3. Incentiva a prática de exercícios
Outra grande vantagem de morar em um condomínio com bicicletário é que, além de guardar a bike com segurança fora de casa, você terá um lembrete diário natural de que ela existe. Ou seja, toda vez que entrar e sair do residencial você a verá e lembrará que precisa usá-la.
Dessa forma, mesmo que indiretamente, o bicicletário estimula o uso das bikes para a prática regular de atividades físicas ao ar livre, melhorando os níveis de saúde de quem vive no condomínio.
Também tem aqueles que passam a usar as bicicletas como meio de transporte para realizar pequenos e rápidos trajetos, como ir à padaria. Esse tipo de atitude é benéfica ao meio ambiente, pois reduz a emissão de CO? pelos carros na atmosfera. Então, podemos dizer que o bicicletário contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
4. Valoriza os imóveis
Pode parecer uma ideia simples, mas instalar um bicicletário no condomínio ajuda a valorizar os imóveis. Digo isso porque muita gente deixa de comprar uma bicicleta justamente por não ter onde guardá-la em casa.
Quem desejar comprar um apartamento no residencial e vê um bicicletário logo na entrada, perceberá senso de organização, preocupação com a preservação do meio ambiente e incentivo da melhora de qualidade de vida aos moradores.
Ou seja, o bicicletário gera percepção de valor e influencia na decisão de compra dos interessados em morar ou em investir em imóveis.
Se quer ter essas vantagens, indico algumas boas opções de condomínio com bicicletário, como os residenciais Cenário dos Pássaros e Cenário da Montanha. Ambos foram construídos pela incorporadora Riooito e representam ótimas oportunidades de investimento.
Gostou da novidade? Então, entre em contato com a Riooito agora mesmo e dê o primeiro passo para realizar o seu sonho de viver com melhor qualidade de vida!