Conquistar a casa própria é o desejo de muitos brasileiros. Prova disso é que, pesquisa do portal Imovelweb com pessoas de todo país, revela que mais de 60% dos entrevistados querem adquirir o próprio imóvel. Entre os que buscam uma nova moradia, 34,80% desejam trocar de casa em até seis meses; 31,6% em até um ano; 18,21% em até dois anos e 15,93% em mais de dois anos.
E quando questionados sobre o que facilitaria os planos de troca de um imóvel, 38,1% destacam desconto ou facilidade de pagamento, enquanto 18,7% apostam na redução das taxas de juros de financiamento e consórcio. Se você também faz parte desse grupo que não vê a hora de fechar negócio, conheça os 6 passos para comprar um imóvel na planta.
1. Planejamento e fluxo financeiro
A primeira orientação é montar um planejamento financeiro, colocando na ponta do lápis todas as despesas familiares e os custos com a aquisição do imóvel na planta.
Dessa forma ficará mais fácil visualizar o quanto você poderá destinar para o valor da entrada, as despesas cartorárias, o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), e para as parcelas do financiamento bancário, se for essa a modalidade desejada.
Saber exatamente o quanto pode ser utilizado na negociação evita situações desagradáveis como assumir um compromisso que não poderá ser honrado, já que o financiamento poderá ser feito em até 35 anos. Vale lembrar que, no caso da entrada, construtoras como a Rio8 facilitam o pagamento.
2. Pesquisa e simulação
Agora é a hora de pesquisar muito as ofertas na sua região ou em outras de interesse. Por se tratar de um imóvel na planta, a dica é visitar os estandes de vendas, os apartamentos decorados, fazer uma simulação do financiamento e tirar todas as dúvidas com a equipe de corretores.
Não feche negócio por impulso! Afinal, o seu novo lar deve atender às suas necessidades. Por isso, considere a estrutura familiar, a quantidade de quartos, se tem animais de estimação, se prefere apartamento, casa ou cobertura, vagas de garagem e estrutura de lazer, entre outros itens.
3. Escolha uma incorporadora de credibilidade
Analisar a situação da incorporadora é um dos 6 passos para comprar um imóvel na planta. Levante informações que comprovem a solidez da empresa vendedora para não ter dor de cabeça com atraso na obra ou eventual falência. Pesquise em sites, redes sociais e peça recomendações de pessoas que já compraram.
4. Documentação em dia
Com o imóvel selecionado, a próxima etapa é reunir a documentação. Confira o que você precisa apresentar:
RG e CPF (documentos devem estar legíveis)
- Cópias frente e verso
- Aceita-se CNH/Carteira Militar
Carteira de trabalho (mesmo sendo autônomo), cópias das paginas:
- Foto
- Qualificação civil
- Todos os registros
- Páginas de FGTS
- Anotações gerais
- PIS/Cartão cidadão
Certidão de estado civil
- Solteiro: certidão de nascimento.
- Casado: certidão de casamento com pacto e registro do Pacto Antenupcial (se for o caso).
- Separado ou divorciado: certidão de casamento com averbação.
- Viúvo: certidão de casamento + certidão de óbito.
Comprovante de endereço
- Contas de água, luz, telefone ou cartão de crédito do mês vigente, de preferência no nome do comprador.
Comprovante de renda
Trabalhador registrado
- 2 últimos holerites.
- Mínimo de 120 dias de registro.
Trabalhador autônomo
- 6 últimos extratos bancários com limite de cheque especial.
- 6 últimas faturas de cartão de crédito.
- Declaração de Imposto de Renda + recibo de entrega à Receita Federal.
Trabalhador registrado que complementa renda como autônomo
- 2 últimos holerites.
- 6 últimos extratos bancários.
- 6 últimas faturas de cartão de crédito.
FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
- Mínimo de 3 anos de registro para uso de saldo e redução de taxa de juros.
- Retirar extrato do FGTS em qualquer agencia da Caixa, pelo site www.caixa.gov.br ou pelo app FGTS.
- Apresentar extratos de todas as contas que for utilizar.
5. Assinatura do contrato
Chegou o grande momento de assinar o contrato! Leia atentamente o quadro resumo da promessa de compra e venda, documento que deve constar todas as consequências da rescisão ou distrato, com destaque em negrito para as penalidades aplicáveis e os prazos para devolução dos valores aos adquirentes.
Com ele devidamente assinado, o cliente tem até três dias para pagar o valor da entrada. O montante pode ser pago à vista ou parcelado durante a obra. A orientação é consultar as condições oferecidas.
6. Agora é hora de acompanhar a construção do seu imóvel
Chegamos ao final dessa maravilhosa aquisição. Você é dono de um imóvel na planta e poderá acompanhar a construção dele por meio dos sites e das redes sociais das construtoras. Não esqueça de honrar com os pagamentos e, em cerca de dois anos, você será chamado para receber as chaves!
Agora que você conheceu os 6 passos para comprar um imóvel na planta, não perca a oportunidade de conferir em nosso site as ofertas disponíveis. Seja para morar ou investir, o melhor negócio está aqui!