E, hoje, é possível também encontrar empresas que adotaram o modelo híbrido, intercalando semanas em casa e outras no espaço corporativo. A Rio8 é um exemplo que abraçou esse modelo misto com muita sabedoria. Seja qual for o formato, o importante é desempenhar as atividades com amor e sem comprometer a sua saúde.
Pensando nisso, o blog reuniu 6 orientações para você ter mais produtividade e bem-estar no seu ambiente de trabalho. Vale ressaltar que, segundo especialistas, produtividade não é a mesma coisa que trabalhar além da conta. A dica é encontrar o equilíbrio entre produção, utilização do tempo e qualidade. Confira as sugestões:
1 – Faça um check list diário das tarefas
Inicie o dia colocando no papel as suas tarefas. Dê preferência às mais difíceis, pois vão consumir mais tempo. Faça uma ordem das prioridades, iniciando, claro, com as mais urgentes. Sempre que terminar um trabalho, risque da lista. Ao final do expediente, a sensação é muito gratificante ao verificar que todas as atividades foram cumpridas. E, se por acaso, alguma ficar pendente, comece o dia seguinte por ela. Não deixe acumular! Outra forma de se organizar é por meio do método Kanban, quadro com três colunas – a fazer, fazendo e feito – onde é possível organizar as demandas.
2 – Técnica Pomodoro
Para quem tem dificuldade de estabelecer metas diárias, uma dica é investir na técnica Pomodoro, método voltado para pessoas que tendem a adiar as tarefas (a famosa procrastinação). A técnica pode ser usada nos estudos e também no trabalho. Já ouviu falar sobre ela? É simples e tem duração de duas horas. Primeiro, você realiza uma atividade por 25 minutos. Quando acabar esse tempo, descanse 5 minutos. Após o primeiro intervalo, basta continuar sucessivamente até que complete as duas horas. Ou seja, de 25 em 25 minutos, você descansa 5. E como recompensa, o descanso após as duas horas será de 30 minutos.
3 – Evite as tentações das redes sociais
Não tem jeito. As redes sociais são irresistíveis e, para muitos profissionais, elas fazem parte da rotina de trabalho. Mesmo assim, vale resistir a tentação de olhar as páginas de 5 em 5 minutos. A mesma regra vale para o e-mail. Ou seja, se começar uma tarefa, só pare quando finalizar. Aí sim você estará livre para conferir suas mensagens e as novidades do Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok etc. Com relação ao e-mail, organize os mais urgentes e responda com rapidez para evitar que eles caiam no esquecimento.
4 – Faça reuniões produtivas
As reuniões virtuais foram muito utilizadas na pandemia e continuam sendo um trunfo para quem trabalha em home office ou no modelo híbrido. No entanto, é preciso observar a finalidade delas para não sobrecarregar o dia. Afinal, ficar o expediente inteiro em reunião pode comprometer a produtividade e a sua saúde, pois fazer pequenos intervalos é muito importante para o corpo e a mente. Caso elas sejam indispensáveis, tente resolver as questões rapidamente, focando no assunto principal, para não tomar tanto tempo. Já no caso das reuniões presenciais, se for apenas para alinhar as informações do dia, que tal fazer um encontro mais informal, de preferência em pé e em local aberto? Essa estratégia torna as reuniões mais breves porque todos vão direto ao ponto.
5 – A sua mesa diz muito sobre você
Ter uma mesa organizada é fundamental para a sua produtividade. Papéis espalhados, pastas fora do lugar e outros sinais de “bagunça” tornam o local sobrecarregado e improdutivo, pois você levará um bom tempo para encontrar o que precisa. Se for necessário, invista em nichos, gaveteiros e porta-lápis para deixar tudo no devido lugar. E para dar aquele toque especial, complemente com fotos da família, do pet ou ainda com plantinhas tipo suculentas.
6 – Final do expediente: consulte a sua lista
Como citado no item 1, na hora de ir para casa ou antes de desligar o computador para quem está de home office, vale consultar o check list. Se algo ficou para o outro dia, comece por esta tarefa a nova lista. Não procrastine! Ainda mais se o trabalho tiver prazo. Aproveite o momento para organizar a agenda.
Esperamos que estas 6 orientações possam ajudar você a ser mais produtivo no trabalho! Aproveite a visita e confira outros conteúdos especiais em nosso blog.