A reforma trabalhista regulamentou o trabalho home office em 2017, o que tornou essa medida popular em contratos de trabalho. Contudo, em 2020 essa prática se tornou ainda mais comum entre empresas e profissionais autônomos devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus. Nesse cenário, é importante saber como montar um escritório em casa para ter boas condições de trabalho.
Um estudo da FGV demonstra que a tendência é que a adoção do home office cresça 30% no período pós-pandemia, mostrando a importância desse modelo de trabalho. Pensando nisso, separei 4 dicas essenciais para montar o seu escritório em casa. Confira!
1. Defina um espaço adequado
O primeiro passo é determinar onde ficará o escritório para planejar o espaço. O ideal é ter um cômodo específico para isso, garantindo mais espaço, conforto e isolamento, mas nem sempre isso possível, não é verdade?
Nesse caso, a alternativa é encontrar espaço em algum cômodo da casa que tenha condições de acomodar uma escrivaninha e seus materiais de trabalho, como a sala ou um quarto. Depois de definir o local do escritório, tire as medidas para começar a pensar na mobília.
2. Escolha móveis ergonômicos
A ergonomia durante o trabalho é forma como o cumprimento das tarefas se relaciona com o bem-estar do trabalhador. Assim, as características dos móveis ou equipamentos utilizados devem ser consideradas, inclusive, para ver se eles permitem a adoção de uma boa postura no dia a dia.
Sempre que possível, adquira móveis desenvolvidos pensando na segurança e no conforto, permitindo a manutenção de uma postura correta para evitar o desenvolvimento de doenças ou lesões.
Isso é tão importante que a Norma Regulamentadora (NR) 17 foi elaborada para abordar o assunto e as medidas que devem ser adotadas pelas empresas. Contudo, como os profissionais autônomos também estão expostos aos riscos ergonômicos, vale a pena investir nessas medidas.
3. Adquira os equipamentos e serviços
Outra dica sobre como montar um escritório em casa é avaliar quais são os equipamentos necessários para o trabalho, para verificar se é preciso adquirir mais algum item. Em geral, o trabalho é feito utilizando a internet, então ter um computador de qualidade e uma boa conexão são fundamentais.
Porém, pode ser necessário adquirir máquinas específicas, softwares e outros materiais para o exercício da sua função. Então, monte uma lista para comprar todos os itens necessários para ter um escritório completo. Caso seja necessário, estabeleça uma ordem de prioridades para facilitar o planejamento, permitindo que você compre tudo aos poucos.
4. Ajuste a parte elétrica e a iluminação
Ter uma boa iluminação é importante para facilitar o trabalho, então observe se o espaço é bem iluminado ou se é necessário fazer adequações, como a instalação de luminárias. Também é preciso verificar o acesso às tomadas, voltagens e demais detalhes referentes aos equipamentos elétricos que serão utilizados.
Se for necessário, conte com o auxílio de um eletricista para fazer os ajustes relacionados à parte elétrica para que você consiga utilizar o seu escritório da melhor forma.
Como vimos, saber como montar um escritório em casa é um conhecimento fundamental para acompanhar as tendências do mercado de trabalho. Por isso mesmo, é importante ter segurança e conforto, garantindo mais produtividade.
Seguindo essas dicas sobre como montar um escritório em casa, você conseguirá montar um ambiente adequado para o trabalho. Lembre-se de que estruturar um bom espaço refletirá no seu rendimento e exerce um papel fundamental na adaptação para o home office.
Então, gostou dessas dicas? Para acompanhar outros conteúdos como este siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram!