Saber como fazer um planejamento financeiro é muito importante para manter um controle do orçamento e evitar dificuldades, como o acúmulo de dívidas. Essa organização também é fundamental para quem deseja comprar um imóvel para sair do aluguel ou fazer outros investimentos.
Um bom planejamento envolve uma análise detalhada do orçamento familiar e medidas para economizar ou investir o dinheiro, com o objetivo de atingir às metas desejadas e ter mais qualidade de vida.
Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura deste post e veja as principais dicas de como fazer um planejamento financeiro eficiente!
Anote as receitas e despesas
O ponto de partida para um bom planejamento financeiro é anotar todas as receitas e despesas da família. Isso é importante para que você verifique como está o orçamento e se é possível economizar.
Primeiro tome nota de todos os gastos, como aluguel, plano de saúde, contas de água e energia elétrica, mercado, transporte e outros itens fundamentais para o dia a dia. Depois, confira quais são as despesas variáveis, como lazer, viagens e outras compras.
O próximo passo é anotar todas as receitas, como recebimentos de salários, para saber qual é o rendimento mensal da família. Isso é importante para ver se os ganhos são suficientes para manter o padrão de vida desejado e identificar pontos que podem ser melhorados.
Aprenda a poupar dinheiro
É muito comum fazer um planejamento pensando em usar todos os seus rendimentos no custeio dos gastos comuns familiares, mas isso é um erro, pois impede que você guarde dinheiro para atingir outros objetivos e aumenta as chances de você se endividar diante de imprevistos.
Portanto, após anotar todos os seus ganhos e despesas, é hora de fazer uma análise profunda de todos os itens para verificar onde os gastos são mais altos e identificar o que pode ser cortado.
Por exemplo, ao contratar um serviço de telefonia, analise o contrato para ver se você realmente precisa de todos os itens incluídos no pacote. É comum optar pelas opções mais completas devido ao custo-benefício.
Porém, se não utilizar todos os produtos contratados, isso significa que você está desperdiçando dinheiro, então é melhor rever a contratação.
Compare preços antes de comprar
Antes de tudo, analise com calma se o item realmente é necessário. As compras por impulso podem resultar em grandes gastos ao fim do mês e, em muitos casos, trazem arrependimentos.
Ao decidir que você precisa adquirir um produto ou serviço, não faça isso imediatamente: espere alguns dias para fazer a compra e reflita se esse gasto é realmente necessário ou valerá a pena. Além disso, sempre compare preços e as formas de pagamento disponibilizadas para encontrar as melhores opções. As compras online são ótimas alternativas para achar produtos com valores mais atrativos.
Mesmo em lojas físicas, vale a pena consultar diferentes lugares em busca do melhor preço. É comum encontrar promoções ou condições diferenciadas durante essas pesquisas. Fazendo isso, você evita gastos desnecessários e aumenta a economia.
Defina seus objetivos
Ao decidir buscar dicas sobre como fazer um planejamento financeiro, é comum ter alguns objetivos específicos que exijam um investimento, como comprar um imóvel, trocar o carro ou viajar.
Definir quais são as suas metas ajudará a manter o foco na organização financeira, para que você siga todas as dicas e consiga guardar dinheiro. Muitas vezes, na hora de abrir mão de um item supérfluo para não gastar, pensar nos seus objetivos pode facilitar essa tarefa.
Anote quais são os objetivos que você tem ao economizar e, após fazer uma análise financeira, defina algumas metas a serem cumpridas, como guardar determinado valor até certa data. Cumprir os pequenos objetivos ajudará a manter o ânimo para seguir o planejamento.
Invista os valores guardados
Se você está economizando, vale a pena consultar as opções de investimento para conseguir rendimentos. Com a inflação, deixar os valores parados faz com que o dinheiro perca o valor, por exemplo, com R$ 100 hoje dificilmente você conseguirá ir ao mercado e comprar as mesmas coisas que comprava em 2015.
Fazer o dinheiro render é importante para manter o seu poder de compra e, se possível aumentar o seu capital. Existem diferentes tipos de investimento para atender os diversos perfis: de curto ou de longo prazo, de alto ou de baixo risco.
Analise as opções disponíveis para encontrar a melhor solução para o seu caso. Caso tenha dúvidas, você pode contar com empresas especializadas em investimentos para esclarecê-las e auxiliar nos primeiros passos para fazer o seu dinheiro render.
Use menos o cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos grandes vilões do planejamento financeiro. O uso constante dessa forma de pagamento atrapalha o controle do orçamento e com o acúmulo de compras, as faturas podem ficar bem elevadas.
Uma ótima dica é dar preferência para as compras à vista, feitas em dinheiro, via boleto bancário ou no cartão de débito. Isso evita que as prestações de tornem muito elevadas e que você assuma compromissos financeiros em excesso.
Além disso, o pagamento à vista geralmente permite que o consumidor negocie descontos na compra, aumentando a economia. Portanto, utilize o cartão de crédito quando ele for benéfico, como nos casos em que não há diferença de preço em caso de parcelamento ou quando o valor da compra é muito alto, mas trata-se de um item realmente necessário.
Mantenha um controle financeiro
Finalmente, é preciso manter um controle financeiro para garantir o sucesso do seu planejamento. Uma boa dica é montar uma planilha ou contar com aplicativos específicos para essa tarefa.
Anote sempre todos os gastos, rendimentos e os valores guardados ou investidos para acompanhar a evolução do orçamento e verificar itens que devem ser revistos. Essa é uma tarefa de longo prazo, então é importante que esse controle se torne um hábito.
Aplicando essas dicas de como fazer um planejamento financeiro no seu dia a dia, você conseguirá organizar o seu orçamento da melhor forma para conquistar os seus objetivos.
Gostou deste post? Se você quer saber mais sobre o assunto, confira agora o nosso infográfico sobre como sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria!