Na hora de construir ou reformar sua casa, é preciso considerar muitos fatores, mas não há dúvidas de que escolher o acabamento ideal pode ser uma das etapas mais emocionantes de todo o projeto.
Isso porque os acabamentos são pensados ??para dar um novo visual à casa. Além disso, é nessa fase que você começa a dar a sua cara para seu lar. Afinal, escolher cada item novo para sua moradia é uma tarefa bastante prazerosa.
O fato é que o acabamento é um dos materiais mais caros de uma obra ou reforma. Eles ficam aparentes, o que influencia diretamente o visual e o conforto dos moradores. Além da estética, a qualidade e durabilidade desses materiais também devem ser consideradas, para evitar novas reformas a curto prazo.
Quer aprender a escolher o acabamento ideal para sua casa? Confira abaixo as dicas que separamos!
Fique de olho na qualidade
Analisar a qualidade do acabamento é essencial para garantir que ele seja durável por muitos anos. Normalmente, os fabricantes os classificam entre peças A, B, C e D. A categoria “A” é excelente, quase 95% das peças estão em boas condições e não há defeitos evidentes.
As peças de segunda categoria são do tipo “B” e “C”, pois têm a mesma resistência. No entanto, seus defeitos são mais aparentes. Já os acabamentos da categoria “D” — os chamados de “material de refugo” — têm pouca resistência e sem garantia do fabricante.
Os compradores podem identificar o tipo de piso a ser adquirido no verso da embalagem. Para as peças de categoria “A”, existe um selo de qualidade denominado NBR 13.818 / 97.
Escolha o tipo de acabamento
Existem inúmeros modelos de acabamento no mercado. Com tantas opções, é perfeitamente normal que você sinta uma certa confusão na hora de escolher o tipo adequado. Por isso, veja abaixo alguns dos modelos mais utilizados atualmente.
Azulejo
É um dos mais simples, porém bastante escolhido. Especialmente em áreas que precisam ser impermeabilizadas. Os azulejos podem ser de cerâmica, porcelana, tijolo, vinil e outros materiais.
Cerâmica
A cerâmica é a matéria-prima de inúmeros acabamentos para residências, principalmente nas pastilhas e azulejos. Uma de suas vantagens é o seu baixo custo, se compararmos com outras opções, como o porcelanato.
As cerâmicas são impermeáveis ??e fáceis de limpar, por isso são uma boa opção para quem quer economizar sem perder funcionalidade e praticidade. No entanto, ele tem uma aparência mais áspera e esses componentes precisam ser instalados com maior espaçamento entre elas. Como resultado, a cerâmica torna o rejunte mais visível.
Pastilha
A pastilha é um tipo de acabamento com função semelhante à do azulejo, mas com aspecto completamente diferente. A principal diferença é o tamanho dos fragmentos — o tamanho de cada pastilha costuma estar entre 2 e 5 cm.
Em outras palavras, você conhece os pequenos revestimentos que costumam ser usados ??para colorir paredes, pisos e outros locais, que dão um toque diferente ao ambiente? São pastilhas. Elas podem ser feitas de cerâmica, porcelana ou vidro.
Porcelanato
O porcelanato costuma ser a escolha de quem deseja trazer um visual mais requintado ao ambiente. Essas peças podem ser instaladas muito próximas umas das outras, de modo que o rejunte fique quase invisível.
Pode ser brilhante ou fosco e há várias cores para escolher. Uma boa dica é selecionar modelos mais escuros em locais de maior circulação, pois esse material suja com facilidade, e a necessidade de limpeza frequente pode se tornar um problema.
Madeira
Sem nunca perder seu charme, a madeira sempre será um tipo de acabamento bem clássico. Porém, se você escolher esse material, deve prestar atenção à sua origem e qualidade. Outro ponto é que, dependendo do local em que será instalado, será preciso impermeabilizar a área para aumentar a durabilidade da madeira.
Considere as necessidades da família
Para escolher o acabamento ideal, você precisa ter ampla noção de como quer deixar os ambientes da sua casa. Assim, será mais fácil buscar por referências e encontrar os modelos que mais se aproximam do que deseja.
Contudo, vale destacar que seguir estilos “da moda” é uma atitude bem arriscada. Isso porque as tendências mudam frequentemente, então a abordagem mais segura sempre será optar pelo clássico. O que realmente importa aqui é que a sua casa atenda às suas necessidades e da sua família.
Atente-se ao conforto do ambiente
Além de ser esteticamente atraente, um acabamento precisa fornecer conforto acústico e térmico. Nesse sentido, as peças devem ser capazes de isolar ruídos externos e evitar que se tornem um incômodo constante para os moradores. Além disso, também deve garantir o bem-estar de todos ao equilibrar a temperatura do ambiente, sem esquentar ou esfriar demais.
Análise a resistência do acabamento
Caso o ambiente no qual o acabamento será aplicado é um local de grande movimentação, é indicado escolher um modelo bem resistente.
No geral, os tipos indicados para residências são os que se encaixam no índice PEI 3 — indica a resistência de abrasão do piso. Essa classificação varia entre PEI 1 — resistência de abrasão baixa, indicado para banheiros, quartos etc. — e PEI 5 — resistência de abrasão alta, recomendado para áreas externas, como shoppings etc.
Verifique a área de aplicação
Na hora de escolher seu acabamento, analise o tamanho do cômodo, bem como o tipo de atividade que será realizada nele. Assim, você evitará desperdícios ou possíveis prejuízos em sua reforma.
Existem acabamentos que são mais indicados para áreas secas, enquanto outros são perfeitos para locais úmidos. Assim, verifique qual modelo se encaixa melhor em áreas como banheiros, cozinhas e quartos e salas.
Essas foram nossas principais dicas de como escolher o acabamento perfeito para seu lar. É bom destacar a importância de seguir as orientações citadas aqui para selecionar os modelos corretos para cada ambiente. Afinal, um bom acabamento valoriza bastante um imóvel; algo que você, certamente, deseja. Por isso, não deixe de seguir o que viu por aqui.
Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você sabe tudo sobre o assunto!