Investir em imóveis para obter renda com aluguéis é o próximo passo para quem já possui a casa própria. Porém, se você tem uma propriedade que fica vazia a maior parte do ano, já pode ganhar uma boa grana extra com ela. Mas, como alugar por temporada?
Essa é uma boa alternativa de renda, mas exige estratégias e cuidados. Neste post, vou ajudar você dando algumas dicas de preparação, anúncio e apoio jurídico no processo. Então, aproveite a leitura!
Por que alugar o seu imóvel por temporada?
Quem tem uma propriedade exclusiva para passar férias pode ter custos bem altos. Afinal, o fato dela estar vazia e fechada em grande parte do ano não significa que terá as despesas com impostos e manutenções dispensadas.
Uma forma de resolver isso é colocando a casa ou apartamento para alugar nos períodos em que não está em uso. Essa renda deve cobrir o pagamento dos custos e ainda sobrar uma boa quantidade para investir ou para aproveitar mais a vida. Ou seja, em vez de acumular despesas, você faz dinheiro com o imóvel, alugando por períodos curtos.
Como alugar por temporada?
Se você se interessou pela alternativa, separei 3 dicas essenciais para ter sucesso. Ao colocá-las em prática, o imóvel poderá ser alugado mais rápido, ficando menos tempo vazio. Confira!
1. Prepare o imóvel para receber as pessoas
Cada pessoa tem necessidades diferentes. Então, para não ter que fazer adequações de tempos em tempos, faça tudo o que puder agora. Por exemplo: crie rampas para cadeirantes, troque as tomadas antigas pelos modelos padrão de hoje, cubra as tomadas com tampinhas, instale aparelhos de ar condicionado etc.
Além disso, faça pequenos reparos, como pinturas e troca de vidros trincados, para deixar o imóvel sempre em bom estado de conservação. Uma boa limpeza também é essencial para evitar odores ruins, doenças e melhorar o visual da propriedade. Esses cuidados devem valorizar o seu imóvel.
2. Anuncie em sites específicos
Você pode até anunciar o imóvel em sites de aluguel com contrato padrão, mas terá melhores resultados marcando presença em páginas onde o público específico estará. No caso do aluguel por temporada, você deve considerar o site do Airbnb e as imobiliárias focadas nesse tipo de serviço. É neles que o seu público faz as pesquisas.
3. Crie anúncios chamativos
Primeiramente, faça uma sessão de fotos (parte interna e externa) valorizando os pontos fortes da propriedade, como piscinas, jardins, decorações e iluminação. Depois, faça uma seleção, priorizando as que tiverem o melhor enquadramento e que mais chamam a atenção.
Para finalizar, aplique efeitos nas imagens para melhorar a nitidez e cores. Você pode usar um programa de computador, como o Photoshop, ou um dos diversos aplicativos de celulares existentes.
Agora, foque no título do anúncio. Se a propriedade fica em Teresópolis/RJ, por exemplo, em vez de escrever “Casa aluguel por temporada”, digite “Incrível casa para alugar com vista para as montanhas de Teresópolis”.
O objetivo é mostrar os benefícios que o locatário terá na casa e não só detalhar os aspectos físicos e técnicos dela. Essas estratégias devem aumentar bastante o número de visualizações dos seus anúncios e, consequentemente, atrair mais interessados.
O que considerar no aluguel por temporada?
Como em todo negócio, os seus direitos e deveres precisam ser assegurados aqui. Então, deve elaborar um contrato com o máximo de informações possíveis organizadas em cláusulas. Dados pessoais do locatário, prazo de locação, garantias, valor do aluguel, data e formas de pagamento precisam ser estipulados.
Também precisa definir as responsabilidades por avarias e penalizações para o descumprimento do acordo. Por fim, o documento deve ganhar validade jurídica com um registro em cartório.
Agora que você já sabe como alugar por temporada, conheça as melhores oportunidades de imóveis para investir e comece a ganhar uma renda extra ainda este mês!
Gostou das dicas? Veja agora 8 cuidados ao comprar um imóvel na planta!