Como todo recurso empregado em projetos de arquitetura de interiores, os revestimentos passam por transformações com frequência. Isso permite ao consumidor ter acesso a uma grande variedade de produtos e de tendências, a exemplo do azulejo adesivo.
Você já ouviu falar sobre esse material? Trata-se de uma excelente alternativa para quem quer inovar na decoração sem gastar muito. Para saber mais e descobrir se vale a pena o investimento, acompanhe as informações que separei neste post!
Por que usar azulejo adesivo?
Inspirados nos clássicos azulejos de cerâmica, os modelos adesivos têm o grande diferencial da superfície colante. Isso permite que tenham menos espessura e, consequentemente, menos peso que os materiais convencionais.
Tal característica confere diversas vantagens ao produto, sem deixar de lado a aparência das placas mais tradicionais. Confira bons motivos para você apostar nessa versão.
Baixo custo
Reformas decorativas podem custar caro a depender do material escolhido. Felizmente, os azulejos adesivos têm baixo custo e podem ser encontrados em diversas lojas físicas e virtuais.
A economia também é garantida no momento da instalação, já que o produto não demanda serviço e mão de obra especializada. Isso faz com que seja um recurso perfeito para decorar imóveis novos ou atualizar a aparência de residências antigas.
Facilidade de aplicação
O azulejo adesivo é tão prático que não precisa ser aplicado por um profissional especializado. Basta que você escolha uma superfície lisa e livre de imperfeições para garantir um excelente acabamento.
O processo de colagem consiste em remover a película de proteção do material e posicioná-lo sobre as áreas desejadas. Apenas tenha cuidado com o alinhamento e faça leve pressão com as mãos, removendo possíveis bolhas até que o produto fique fixado.
Variedade de modelos
Os azulejos adesivos também se destacam pela diversidade de modelos. Por conta disso, fica fácil encontrar desde versões básicas até opções com design diferenciado.
Você pode usar os mais coloridos e estampados para alegrar ambientes com estética clean, aproveitar os mais delicados para compor espaços modernos ou transformar a casa com modelos que fazem referência ao azulejo português.
Como aplicá-los na decoração?
Os azulejos adesivos foram desenvolvidos para decorar superfícies lisas. Ou seja, é possível colar o material em paredes regulares, em móveis retilíneos, em elementos de vidro ou sobre revestimentos antigos.
Veja algumas dicas para ter sucesso na aplicação.
Defina o cômodo
Não há regra sobre o local de uso desse produto. Por conta de sua semelhança com os azulejos tradicionais, os modelos adesivos costumam ser usados em cozinhas, banheiros e lavabos.
Apesar disso, nada impede que você aproveite as cores e estampas do material em quartos, salas e até em espaços de lazer. Em todo caso, priorize modelos resistentes à umidade para estender sua vida útil.
Escolha a estampa
Opacos ou vibrantes, discretos ou chamativos, com padrões geométricos ou linhas sinuosas. As possibilidades são diversas na hora de compor uma superfície com azulejos adesivos.
Para ter certeza sobre a decisão, experimente posicionar alguns modelos sobre a área desejada antes de fazer a colagem. Aproveite esse momento para testar combinações de cores e estampas, sempre respeitando seu gosto estético.
Meça a área de trabalho
Um painel para área gourmet demanda maior quantidade de azulejos que uma simples faixa para cobrir fundos de nichos. Portanto, tire as medidas da superfície de aplicação para evitar a sobra ou falta de material durante a colagem.
Alguns adesivos são comercializados em unidades, outros em rolos contendo vários desenhos de azulejos. Ao optar pela segunda opção, você precisará fazer cortes precisos com uma tesoura ou estilete antes da colagem.
Agora é só usar a criatividade e revestir partes da residência com esse incrível material! Lembre-se de fazer a manutenção adequada para remover a sujeira do produto. Sua limpeza pode ser feita com uma esponja macia embebida em um produto desengordurante.
Vale lembrar que os azulejos adesivos são fáceis de remover e podem ser rapidamente substituídos quando estiverem muito danificados. Essa possibilidade também permite que você atualize os modelos sempre que tiver vontade de repaginar o visual da casa.
Muito interessante essa proposta, concorda? Se gostou deste conteúdo, não deixe de seguir o nosso perfil no Instagram e no Facebook!