tipos de pisos

Uma casa é composta por diferentes cômodos, cada um com suas funções. A sala de estar, os quartos, a cozinha, o banheiro e o quintal, todas essas áreas proporcionam experiências distintas aos moradores. Desse modo, os cuidados com a decoração de cada ambiente também se diferem, principalmente quando se trata da escolha dos tipos de piso.

Há uma grande variedade de pisos disponíveis no mercado, e cada um deles possui uma serventia específica, voltada para determinado espaço da residência. Ou seja, existe um piso apropriado para um ambiente úmido, próximos da natureza e para um espaço seco.

É por essa razão que você precisa saber qual piso se adéqua melhor em determinado cômodo antes de escolher os da sua moradia. Então, continue acompanhando este post para conhecer os diferentes pisos e suas respectivas funcionalidades!

Quais são os tipos de piso mais usados atualmente?

Ao construir ou reformar uma casa, a escolha do tipo de piso é uma decisão importante que afeta tanto a aparência quanto a funcionalidade do espaço. Existem muitas opções no mercado, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Veja a seguir quais os três tipos de piso!

1. Cerâmica e porcelanato

Tanto o piso de cerâmica quanto o de porcelanato se adéquam aos mais diversos ambientes internos da casa. No caso da cerâmica, sua versatilidade, facilidade de limpeza e manutenção a torna bastante popular na composição de áreas úmidas e molhadas, com banheiros e cozinhas.

Já o porcelanato, preferido quando o assunto é estética e beleza, está subdividido em 4 categorias: o polido, o acetinado, o esmaltado e o amadeirado. Para quem busca um acabamento com brilho, recomendamos os modelos polido e esmaltado.

No caso de quem prefere um visual mais fosco e rústico, as melhores opções são os modelos acetinados e amadeirados. Este último replica a aparência de um piso de madeira e costuma sair mais em conta.

Todos esses pisos são de fácil higienização e podem ser usados em áreas secas e molhadas. Só fique atento ao nível de resistência destes pisos, que varia entre o PEI 0 e o PEI 5 — zero é de baixa resistência, indicado somente para paredes, e 5 é de alta resistência, indicado para todos os espaços da residência e até mesmo em prédios comerciais.

2. Concreto e cimento

Perfeitos para áreas externas de uma casa, como o espaço da piscina e da garagem, por exemplo, o concreto e o cimento — polido ou queimado — caem no gosto de quem deseja criar uma atmosfera moderna nesses ambientes.

Os dois tipos de pisos são fáceis de instalar e de limpar, já que são resistentes a todo tipo de gordura e detergentes, além de serem bem econômicos.

3. Madeira e madeira laminada

Apesar de também ser esteticamente atraente, os pisos de madeira e madeira laminada são mais frágeis do que os outros citados aqui e precisam de cuidados maiores para sua preservação. É necessário fazer uma manutenção, pelo menos uma vez ao ano, para a aplicação de um produto específico que o proteja do sol e da umidade.

Sua instalação também é um pouquinho mais trabalhosa do que os demais pisos, o que requer a supervisão de um especialista. Um piso de madeira transmite uma sensação de aconchego, ideais para cômodos de descanso, como quartos, salas e varandas. Caso você procure versatilidade, ainda há os pisos de madeira em cortiça, bambu, parquet, taco e assoalho.

Como você pode notar, há tipos de piso distintos para cada ambiente de uma casa. Portanto, tenha bastante cuidado na hora de escolher um ou mais de um piso para compor os cômodos de sua residência.

Afinal, todos eles possuem formas de instalação distintas e, sobretudo, custos diferenciados. A última coisa que você deseja e lidar com prejuízos na sua nova moradia.

Gostou desse artigo? Então assine a nossa newsletter para continuar tendo acesso a mais conteúdos como este!

 

 

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários