Ambientes integrados

Você já teve vontade de aproveitar ou decorar os cômodos residenciais de forma simultânea? Isso é possível nos imóveis que têm dois ou mais ambientes integrados. O conceito pode envolver salas de estar e de jantar, varandas e até as famosas cozinhas americanas.

Nesses casos, algumas áreas da casa não são delimitadas por estruturas tradicionais, como paredes de alvenaria, madeira ou concreto. O objetivo é manter a continuidade dos espaços, sem a presença de grandes barreiras verticais.

Mas será que vale a pena apostar na tendência? Leia o post e tire suas conclusões!

Quais são as vantagens dos ambientes integrados?

Ninguém quer aderir a uma solução apenas por se tratar de uma novidade do mercado. Porém, a integração de ambientes engloba tantos benefícios que vem atraindo a atenção de muitas pessoas. Confira agora os principais:

  • sensação de amplitude — a ausência de algumas paredes favorece casas pequenas porque amplia visualmente os recintos, dando a impressão de que são maiores;
  • otimização do espaço — com menos divisórias passando entre os cômodos, é possível ter maior aproveitamento de cada centímetro da residência;
  • aumento do convívio — a integração estimula o contato entre os moradores e suas visitas, pois permite que as pessoas conversem mesmo estando em áreas distintas;
  • personalização — plantas abertas trazem mais liberdade para mobiliar e decorar os ambientes, conforme o gosto e a preferência dos proprietários.

A integração é, portanto, uma tendência positiva para muitas famílias. Inclusive, pode ajudar aquelas que optam por imóveis mais compactos e desejam melhorar a ocupação interna.

Como valorizar ambientes integrados?

Os espaços livres de divisórias podem ficar ainda melhores com alguns truques de composição. A vantagem é que muitas propostas são simples de aplicar, seja com a mudança das cores, seja com a disposição estratégica do mobiliário.

Coloque itens nas divisas

Ainda que tenha ambientes integrados, você pode ter vontade de limitar as atividades realizadas em cada um. Felizmente, é possível separar essas áreas sem colocar paredes. Basta acrescentar algum elemento volumoso na linha onde os cômodos se unem.

Se for uma sala de estar e de jantar, por exemplo, dá para incluir um aparador ou uma floreira entre as áreas. Como são peças com pouca altura, vão delimitar os espaços sem criar barreiras.

Capriche na oferta de luz

A integração fica interessante quando combinada com iluminação de qualidade. Isso porque a claridade potencializa o efeito de amplitude, deixando os cômodos visualmente maiores.

Melhor ainda se as paredes e outros acabamentos tiverem cores claras. Afinal, são tonalidades que refletem bem a luz natural ou artificial que chega até as superfícies. Então, quando utilizar áreas integradas, mantenha as janelas abertas e acione diferentes luminárias.

Aposte em contrastes

Outra ideia legal para delimitar áreas integradas é criar contrastes entre os espaços. Pode ser uma textura específica para cada ambiente, uma cor predominante e até materiais diferenciados. Assim, cada local terá seu uso demarcado por características exclusivas, que destoam do outro recinto.

Gostou da tendência e também pretende investir em um imóvel com ambientes integrados? Pois saiba que temos muitas opções baseadas nesse conceito. O próximo passo é conversar com a equipe da Riooito para conhecer os diferenciais de cada empreendimento.

Que tal começar? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários