Fim de ano é um período muito aguardado por quem faz questão de celebrar bons momentos ao lado da família e amigos. Não é à toa que o cuidado com a casa aumenta, a fim de preparar cada ambiente com ideias de decoração de Natal. Muitas dicas, inclusive, são facilmente encontradas na internet.
Foi pensando nisso que criei este post especial sobre o tema. Siga a leitura e confira 5 soluções para transformar seu lar em um refúgio mágico e cheio de personalidade!
1. Vidros decorados
Difícil encontrar quem não tenha potes de conserva vazios em casa, certo? Aproveite para dar utilidade a eles preenchendo-os com velas, bolas natalinas e objetos temáticos! A transparência dos recipientes é interessante porque mostra todos os itens guardados nos vidros.
Você também pode transformar um pote em globo de neve. Para isso, precisará de cola à prova d’água, um pouco de glitter e uma peça de destaque — um pinheirinho, um trenó, um duende — que caiba dentro do recipiente. Em seguida, faça a montagem da seguinte maneira:
- molhe a parte de baixo da peça escolhida e a parte interna da tampa do pote;
- passe uma camada de cola nas duas superfícies molhadas e grude uma na outra;
- após a secagem da cola, encha o vidro com água e um pouco de glitter;
- feche o pote com a tampa, chacoalhe e vire o recipiente de cabeça para baixo.
2. Presentes natalinos
As caixinhas de presente são comuns nas decorações de fim de ano e podem ser mantidas em vários lugares da casa: sob a árvore de Natal, nos degraus das escadas, ao lado de uma lareira. Para customizar seus próprios modelos, providencie caixas de papelão de diversos tamanhos e formatos.
Vale usar embalagens de sapato e até de eletrodomésticos para que a composição fique mais realista. Em seguida, mantenha as caixas fechadas e faça o acabamento com pintura (tinta) ou com tecidos estampados/coloridos. Para finalizar, amarre os presentes decorativos com fita em laço e pendure cartõezinhos.
3. Guirlanda personalizada
Seja de flores ou frutas, a coroa de ramos entrelaçados é sempre destaque entre as ideias de decoração de Natal. Há inúmeros modelos de guirlanda no mercado, para todos os gostos e bolsos. Mas vamos combinar: nada melhor que colocar a mão na massa para criar um modelo exclusivo!
Para isso, você só precisa de uma folha de cartolina grossa, tesoura, cola quente e grampos. Com o material em mãos, defina o tamanho da sua guirlanda. Use essa medida para desenhar e cortar um aro sobre a cartolina, tomando o cuidado de manter uma espessura de, pelo menos, 10 centímetros.
Em seguida, selecione os elementos que deseja expor na guirlanda. Itens como ramos de cipreste, galhos secos, laços dourados e flores podem ser fixados à cartolina com cola quente. Se quiser inovar, basta substituir os enfeites por doces embalados e prendê-los com a ajuda do grampeador.
4. Arranjos naturais para mesa
O ambiente da ceia merece atenção especial. Portanto, dedique um tempo ao enfeite das mesas, aparadores e outras superfícies que darão apoio aos alimentos e bebidas. A dupla toalha + trilho com cores natalinas (verde, vermelho, branco) é básica, mas vale complementá-la com outros recursos.
Materiais naturais são perfeitos para criar arranjos bonitos e delicados. Um bom exemplo são as pinhas, que podem trazer o nome das pessoas em frente aos pratos para indicar os lugares de cada convidado.
Também é interessante compor arranjos com poinséttia (ou bico-de-papagaio), flor tradicional no Natal. Suas pétalas têm um tom vermelho vibrante que combina muito com a data. Para criar um contraste, coloque-as sobre bandejas ou vasos com acabamento dourado.
5. Pinheirinhos modernos
A famosa árvore verde ganha novas releituras a cada ano. Sendo assim, que tal apostar em modelos mais modernos para encantar os convidados e renovar o visual da casa? Separei algumas opções que você pode usar como inspiração ou replicar sem dificuldade:
- com fotos: selecione boas fotografias para compor um painel de parede com formato triangular, simulando o contorno de um pinheiro;
- escada articulada: disponha a escada com formato em “A” sobre o piso. Nos degraus, amarre enfeites natalinos para que fiquem pendentes no vazio central da estrutura;
- flutuante: com barbante ou náilon, pendure bolas verdes no teto. É importante fazer camadas em ordem crescente, do topo até a base, a fim de compor um volume triangular que remeta à arvore.
E então? O que achou das ideias de decoração de Natal? Perceba que todas são práticas e acessíveis, ou seja, não demandam grandes investimentos para criar espaços incríveis e acolhedores.
Conhece outras soluções que mereciam aparecer no post? Compartilhe nos comentários para que outros leitores vejam!