Trabalhar de casa virou a primeira opção para muitos profissionais após a experiência do isolamento social. E mesmo com a retomada das atividades, muitas empresas continuam ou no home office ou no formato híbrido, alternando dias em casa e outros no local corporativo. Para se ter ideia, de acordo com pesquisa do Loft Analytics, a pandemia fez com que 30% da população economicamente ativa passasse a trabalhar de casa ou aumentasse o uso de seus lares para atividades profissionais. Foram ouvidas 1.500 pessoas, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, em um painel representativo da população adulta do país, conduzido pela Offerwise.

Além disso, do total de entrevistados que exercem algum trabalho em casa, 35% contam com um cômodo exclusivo dentro do lar. Já outros 26% utilizam um ambiente compartilhado. Para quem precisa trabalhar de casa, é muito importante ter um espaço dedicado às atividades profissionais que seja funcional, mas sem perder o charme.

Aprenda a decorar o home office agora

Listamos 4 dicas para decorar o home office!

1. Espaço de trabalho ideal

Antes de decorar o seu home office, é fundamental escolher um local que seja silencioso, arejado e iluminado. Aposte em uma mesa e cadeira confortáveis, já que todo o trabalho remoto será feito sentado. A cadeira deve permitir ajustes para não prejudicar a sua coluna. Não esqueça também de ajustar a altura da mesa e da tela do computador. Outra dica é deixar à mesa os materiais necessários para não ter que levantar toda hora para pegar objetos. Papelarias e lojas de decoração contam com opções de porta-lápis, bandejas e outros acessórios que ajudam a organizar e ainda dão um toque especial ao espaço de trabalho.

2. Conforto é tudo

Complementando o item 1, o espaço de trabalho ideal é aquele que transmite conforto e tranquilidade. Evite os locais de passagem, pois as chances de distração e bagunça aumentam. Para complementar, vale seguir algumas recomendações do Feng Shui, técnica chinesa milenar de harmonização dos espaços. Uma delas é que a mesa deve estar posicionada de forma que a pessoa sentada veja quem está entrando no local. É a chamada “posição de comando”. Além disso, não coloque o móvel de costas para a janela, posição desfavorável para o sucesso, de acordo com a técnica.

?? Separamos estes conteúdos que também podem te interessar ?

3. Decore com funcionalidade

Especialistas indicam que a decoração deve ser pensada de acordo com a atividade profissional, sem deixar de lado algumas preferências pessoais. O local precisa ser funcional e bonito aos olhos de quem está trabalhando, pois não há nada mais desagradável do que trabalhar em um local desarrumado e que não tem nada a ver com quem está nele. É uma situação que, inclusive, atrapalha a produtividade. Para personalizar o home office, a dica é conferir a infinidade de opções de cores e texturas disponíveis no mercado, além de objetos decorativos. Plantinhas também são muito bem-vindas porque trazem a natureza para perto de você e deixam a mesa mais bonita. Quadros temáticos e objetos de hobby são mais soluções para um home office bonito.

4. Use as cores com sabedoria

Esse é um item muito importante para quem pretende mudar a cor das paredes do home office. Nada de exagerar nas tintas para não deixar o local pesado. Tons neutros como cinza e off white ou composições com cores claras como verde, rosa e azul, são algumas opções. Leve em consideração também a função de cada cor:

  • Amarelo: indicada para estimular a criatividade e a energia. Não utilizar em excesso, pois é uma cor que pode trazer ansiedade.
  • Azul: traz sensação de confiança.
  • Branco: por ser neutro deixa os ambientes mais claros e ajuda na criatividade. Para trazer mais energia, o recomendado é complementar com outra cor.
  • Cinza: neutro ideal para estimular a criatividade. A sugestão é usá-lo com outra cor.
  • Roxo: estimula a criatividade e atua na respiração e no ritmo cardíaco proporcionando efeito de calma. Mas, se usada em excesso, pode causar efeito oposto.
  • Verde: ideal para estabelecer o equilíbrio e manter a produtividade.
  • Vermelho: recomendada para locais em que as pessoas trabalham até mais tarde, pois estimula a atividade do cérebro. Transmite alegria e deixa o espaço mais dinâmico.

Gostou de conhecer as 4 dicas para decorar o home office? Coloque-as em prática e tenha muito sucesso na sua atividade profissional! E se precisar de um novo imóvel para ter um espaço de trabalho, confira aqui no site as oportunidades da Rio8!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários